Comunicação e comportamento organizacional
Por: Tatiana Cris • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.219 Palavras (9 Páginas) • 149 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ[pic 1]
LOGÍSTICA
COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Professor Luiz Henrique
JACAREÍ
2014.
JHONATA CORREA RA: 8487216643
JOÃO C. DE SIQUEIRA RA: 8097919059
MIGUEL PEREIRA RA: 8228987279
MILCA FINK RA: 8417130417
THAIS A. B. GOMES RA: 9902014893
VIVIANE ALVES RA: 8494165465
ZORAIDE C. SIQUEIRA RA: 8097919031
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS: Comunicação e Comportamento Organizacional apresentada a
Faculdade Anhanguera de Jacareí,
sob orientação do Prof Luiz Henrique
Introdução
O mundo está em constante mudança e para sobrevivermos é preciso nos adaptar a elas. O modo pelo qual o homem negocia torna cada vez mais competitivo a busca por valorização, a fidelidade e seus empreendimentos.
As técnicas de negociação gera atenção, é unanime a opinião a respeito de um conjunto de características que formam o perfil do negociador. É de suma importância compreender quais são elas. É preciso concentrar nas ideias, discutir opiniões, ter objetividade na solução de problemas, esses profissionais necessitam ter habilidades mais complexas.
Ao apresentar uma proposta concreta deve se saber o momento certo de ouvir e falar, interpretar o comportamento das pessoas, trocando convencimentos, visando o melhor, para se chegar a uma conclusão boa para as partes interessadas.
A negociação usa informação com finalidade de influenciar as partes envolvidas. Ela também é um processo que tem como base a comunicação. Por isso é indispensável que o negociador se prepare utilizando recursos que tragam diferencial positivo, no momento da apresentação para que o desfecho seja favorável ficando evidente a necessidade de um bom negociador
Etapa 1
Passo 1
1. Negociação bem sucedida é quando as 2 partes saem com a sensação de ter feito um bom negócio. O mais importante não é o resultado e sim a sensação de ter feito um bom negócio. (INÁCIA SOARES ENTREVISTA MARCIO MIRANDA, 2008).
2. Negociações, entretanto, não são realizadas apenas por homens de negócios, vendedores e compradores e empresários. São feitas por nós mesmos, executivos ou não, em nosso dia-dia, quando buscamos um novo emprego, quando tentamos obter uma promoção ou aumento salarial, quando desejamos alugar um imóvel, dentre uma infinidade de outras situações. (SORTINO, 2005, P.47).
3. Negociação é relacionamento e não um ato isolado. É sempre alguma coisa que se faz em conjunto. E, em todo o relacionamento, dois fatores estão sempre presentes: emoção e comunicação. Não há relacionamento humano sem a presença desses dois componentes e a maneira como ele é considerada reflete diretamente no êxito ou no fracasso da negociação. (WANDERLEY, 1998, P.22)
4. Negociação é um conceito em continua formação que está amplamente relacionada a satisfação de ambos os lado. (Sacre e Martinelli 2001)
5. Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos participantes. (Nirenberg 1981)
Passo 2
1. Negociações familiares sempre fizeram parte de minha vida, filhos de pai separados desde aos 7anos de idade aprendi a negociar. Não é fácil sentir se dividido, por muitas vezes temos que negociar com nós mesmos para tomar a decisão mais correta. Até Nos dias de hoje negócio com meus pais, e hoje também com meus filhos de forma a ensiná-los valores humanos para que cresçam na verdade. Em algumas obtive sucesso e outras não pelo motivo de que em uma negociação com familiares (Pais) você já entra desfavorecido.
2. Consideramos mais difícil pelo motivo de que quando se negocia com familiares envolve muito mais o lado emocional em ambas as partes e sendo assim por muitas vezes não se toma a decisão mais correta ou verdadeira. Ex. A educação dos filhos, por ser uma coisa de grande importância e compartilhada na maioria das vezes sempre haverá discordâncias e uma boa negociação torna mais clara as decisões a tomar.
3.Para nós o fato de ter intimidade auxilia em uma negociação. Sim se fossemos negociar com alguém desconhecido nossa postura seria diferente em alguns aspectos. O que seria igual? Seria igual a transparência e seriedade e honestidade.
Ter intimidade auxilia pelo motivo de conhecer o negociador, saber seus pontos fracos e fortes.
Com um negociador desconhecido, precisamos observar seu perfil captando o máximo de informações para que possamos atuar de forma mais clara e objetivo conforme suas necessidades.
Na questão do que seria igual citaremos o que achamos mais importante, seriedade, transparência e honestidade devemos utilizar em qualquer que seja a negociação, pessoal ou profissional.
...