Comunicação e expressão
Por: leticiamatiasn • 27/9/2015 • Dissertação • 260 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
A preocupação das organizações é como as pessoas andam falando ou escrevendo. O que contribuiu para o aumento dos erros de português dos brasileiros é a baixa qualidade dos programas e músicas de entretenimento e principalmente a falta do hábito de leitura.
Uma das responsáveis pelo uso inadequado da escrita que se reflete no ambiente coorporativo também é a internet, pois as pessoas se viram na obrigação de escrever de forma rápida com abreviações erradas que são utilizadas com tanta frequência que as dúvidas desde a grafia das palavras às questões gramaticais, surgem.
Comentários como “errei só uma virgula” são comuns, mas a vírgula pode mudar todo o sentido de uma frase; no lugar errado uma virgula pode perdoar, demitir ou condenar uma pessoa à morte.
A falta de clareza e objetividade ao elaborar a mensagem é a origem das muitas barreiras na comunicação escrita.
Você já se questionou se na sua empresa as pessoas compreendem o que você escreve ou se você realmente entende a comunicação que diariamente recebe de seus colegas, superiores, clientes e fornecedores? Na maioria das vezes, nós achamos que estamos sendo claros e não estamos.
Tome alguns cuidados ao escrever:
- Evite abreviaturas e nem use siglas desconhecidas.
- Não repita muito as palavras.
- Não abuse das citações.
- Evite frases muito longas.
- Cuidado com a ortografia.
- Cuidado com as concordâncias verbal e nominal.
- Cuidado com o uso de figuras de linguagem como a metáfora.
É preciso ainda tomar cuidado com a interferência cultural: palavras complicadas ou muito difíceis para diferentes níveis de cultura dos receptores podem levar a falhas na comunicação.
...