TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria e Investimento Financeiro

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

1-Os fundos e investimentos se tornaram muito populares nos últimos anos, principalmente entre as pessoas físicas. A aplicação oferece uma série de vantagens para os pequenos investidores o que a torna atraente.

Pergunta: Explique pelo menos duas dessas vantagens.

Resposta:

O investidor, mesmo com pequena quantidade recursos, passa a contar com poder de fogo de grandes investidores.

A soma de recursos de todos os investidores garante ao fundo um poder de negociação maior do que o de um investidor isolado. Também tem a possibilidade de diversificação da carteira do investidor. Dependendo do tipo de fundo escolhido o administrador da carteira do fundo pode optar por investir em vários títulos de  diferentes mercados. Outro fator de extrema importância é a liquidez proporcionada pelos fundos.

2-Por meio da política cambial, o governo pode influir no comportamento do mercado de câmbio e da taxa de câmbio.

Pergunta: Identifique o sistema cambial adotado atualmente no Brasil e como ele funciona.

Resposta:

O sistema cambial adotado no Brasil atualmente é Câmbio Flutuante. O governo não se obriga a intervir no mercado. Quem determina o valor do dólar frente ao real são as leis de oferta e demanda regida pelo mercado.

3-Um dos grandes desafios do administrador de carteiras é melhorar o retorno global esperado mediante a combinação dos ativos que resultem em um portfólio diversificado. A questão central da diversificação está na correlação dos ativos.

Pergunta: defina o conceito de correlação e de exemplos.

Resposta:

Correlação é uma medida estatística para medir a forma como dois ativos se movimentam, um em relação ao outro. Exemplo, quando os preços de dois ativos movimentam-se de forma similar, na mesma direção, sumamente, diz-se que eles são correlacionados. Já quando os ativos não se movimentam de forma similar, eles não são correlacionados. A correlação é representada pelo coeficiente de correlação, variando -1 e 1

4-Mesmo para quem não acompanha o mercado de perto, é possível se informar sobre o desempenho da bolsa e outros indicadores, que são obtidos diariamente pelos meios de comunicação. O grande termômetro é o IBOVESPA. Algumas ações de empresas também recebem destaques em função de seu peso na economia brasileira.

Pergunta: A oferta é a demanda por determinada ação se dá por motivos variados. Apresenta pelo menos dois deles.

Resposta:

-comportamento histórico dos preços;

-as perspectivas futuras da empresa emissora;

-sua política de dividendos;

-as perspectivas de expansão de mercado e de seus lucros.

5-No mercado de opção de ações são negociados direto de compra ou venda de um lote de ações. Os papéis não representam o preço da ação, mas o valor do direito – o prêmio. O prazo de exercício é a data limite para se valer o direito de compra ou venda. O preço de exercício é o valor pelo qual a ação garante a compra ou venda do ativo – objeto.

Pergunta: Defina os conceitos de titular e lançador da ação.

Resposta:

Titular = Investidor que compra a ação e adquiri os direitos referente a ela. Além de poder exercer seu direito até a data de vencimento, o titular pode também negociar seu direito no mercado.

Lançador = Investidor que vende a opção é assume os compromissos a ela referente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com