Consumismo
Por: viniciustv • 19/9/2015 • Relatório de pesquisa • 257 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
CORPO PERFEITO E CONSUMISMO
É crescente o número de pessoas que se dispõem a realizar vários procedimentos estéticos para conseguirem uma anatomia perfeita. A difusão das redes sociais e o consumo exacerbado têm influenciado muitos indivíduos a buscarem um padrão de beleza ideal.
É inegável o poder persuasivo das propagandas alienadas ao poder massivo da TV, que tem como objetivo bombardear as pessoas com imagens de beldades, em geral, com edições. Em busca de um corpo bonito, homens e mulheres ingerem e injetam substâncias capazes de fazer milagres, como por exemplo, os anabolizantes. Com isso, deixam o corpo bonito, forte e aparentemente saudável por pouco tempo. Os preços dos produtos são altíssimos, e funcionam como um tsunami interno no organismo, causando doenças graves, como por exemplo, o câncer e, em alguns casos, até a morte.
Diante disso, indústria percebeu nessa ditadura da beleza uma maneira de lucrar milhões. Dessa forma, ela acabou incentivando os indivíduos a se tornarem alienados ao consumo de seus produtos e investiram nos meios publicitários e na criação de mais produtos, como é o caso dos suplementos alimentares, os quais são consumidos maciçamente, e muitas vezes sem acompanhamento de um profissional.
Em decorrência disso, cabe a escola ajudar na desconstrução da beleza vigente e induzir os jovens ao pensamento crítico, ao governo tomar medidas eficazes que iniba esses acontecimentos, fiscalizando as indústrias e proibindo as publicidades que tentam influenciar o público, e a família a educar os seus membros para que se tornem pessoas conscientes de seus atos.
...