Contabilidade de Custos - Target Costing
Por: cibsalmeida • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 342 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
- O que é Target Costing?
Target Costing ou Custeio Meta é um processo de planejamento de lucros, preços e custos que parte dor preço de vendas para chegar ao custo, razão pela qual define-se o custo de fora para dentro, ou seja, sua finalidade é saber o custo máximo admissível de um produto para que dado o preço de venda que o mercado oferece, consiga-se o mínimo de rentabilidade.
EX: Uma padaria precisa saber o valor que o mercado oferece em seu produto para saber o preço ideal de venda.
- O que é custo de oportunidade?
Custo de oportunidade é saber o quando a empresa sacrificou em termos de remuneração por ter aplicado seus recursos em uma alternativa ao invés de outra.
EX: A empresa usou recursos para a compra de equipamentos para a produção de doces. O custo de oportunidade desse investimento, é o quanto a empresa deixou de ganhar por não ter aplicado aquele valor em outra forma de investimento.
- Qual é o efeito da inflação?
Correção de valor original pela inflação, mais a taxa de retorno que o administrador quer naquele momento.
EX: Investimento inicial de valor o administrador tem que fazer a taxa de correção dobre o valor da inflação e viabilizar sua taxa de retorno.
- Consequência do custo de oportunidade e taxa de retorno:
Uma das consequências mais importantes do uso desse conceito é a identificação dos produtos ou linhas que estão produzindo um retorno inferior a ele.
EX: Um produto vendido é inferior ao custo de oportunidade.
- SUNK COSTEIS (Custos Perdidos):
É semelhante ao custo fixo, e em geral corresponde a bens corpóreos e incorpóreos utilizados na atividade de produção como: gastos com pesquisas, maquinas e equipamentos, ou seja, é um custo que já foi incorrido e não pode ser recuperado.
- Ponto de Equilíbrio:
Ponto de equilíbrio nasce da conjugação dos custos e despesas totais com as receitas totais, ou seja, o ponto de equilíbrio encontra-se na soma custos e despesas fixas divididos pela margem de contribuição unitária.
EX: As receitas de uma empresa deve-se igualar aos custo e despesas da entidade.
...