TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES

Por:   •  29/12/2016  •  Resenha  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 6

DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES

Nos quatro cantos do mundo, cada pessoa tem sido encorajada a identificar, analisar e corrigir suas fraquezas para se tornar forte.

Esse conselho é bem-intencionado, mas equivocado. Culpas e fracassos merecem estudo, mas pouco revelam sobre nossos pontos fortes. Nossos pontos fortes têm seus próprios padrões.

Para se destacar na área que você escolheu e encontrar satisfação duradoura no que faz, você vai precisar entender seus padrões específicos. Precisará se tornar um perito em localizar, ajustar, praticar e refinar seus pontos fortes.

Nesta revolução a empresa tem um mandamento simples de que cada pessoa é diferente, ela precisa também tirar proveito destas diferenças. Deve ficar atenta às pistas dos talentos naturais de cada colaborador e se situar e tratar cada pessoa de modo que seus talentos sejam transformados em genuínos pontos fortes. Alterando o modo como seleciona, avalia, desenvolve e canaliza as carreiras de seu pessoal, essa organização revolucionária deve construir toda s sua dinâmica em torno dos pontos fortes de cada pessoa.

Segundo o instituto Gallup apenas 20% das pessoas pesquisadas que trabalham acham que usam seus pontos fortes todos os dias.

Para deflagrar a revolução dos pontos fortes precisamos saber:

1. Os talentos de cada pessoa são permanentes e únicos.

2. O maior potencial de crescimento de cada pessoa está nas áreas onde ela tem o seu ponto mais forte.

Quais são seus pontos fortes? Como você pode tirar proveito deles? Quais são suas combinações mais poderosas? Aonde elas o conduzem? Qual é a coisa, ou duas, ou três, que você sabe fazer melhor do que 10 mil outras pessoas?

“PONTO FORTE” A definição que usaremos é bastante específica: um desempenho estável e quase perfeito em determinada atividade.

Ao definirmos ponto forte como, um desempenho estável e quase perfeito em uma atividade, relevamos três pontos de maior importância.

Primeiro, para uma atividade ser um ponto forte você deve ser capaz de realiza-la de forma consistente. Isso requer que você ela seja uma parte previsível do seu desempenho. (Fazendo com alegria e êxito)

Em segundo lugar você não precisa ter pontos fortes em todos os aspectos envolvidos em sua função para se destacar.

Em terceiro você só vai se destacar maximizando seus pontos fortes, jamais consertando suas fraquezas. Isso não quer dizer que deve ignorar seus pontos fracos, mas sim contornar eles.

Três ferramentas revolucionárias

“Tire proveito de seus pontos fortes, e administre seus pontos fracos. ”

Fácil de entender, mas como provavelmente já aprendeu pela experiência, difícil de aplicar, sua consciência, maturidade, oportunidades as pessoas de que você se cercou.

A responsabilidade é sua de aprender e de começar a agir, avaliar a repercussão e encaixar o aprendizado no lugar certo, ninguém pode fazer isso por você.

Contudo podemos oferecer três ferramentas revolucionárias que você vai precisar para ter uma vida produtiva.

1- SABER DISTINGUIR SEUS TALENTOS NATURAIS DAS COISAS QUE VOCE PODE APRENDER.

Definimos ponto forte como desempenho estável e quase perfeito em uma atividade.

Isso levanta uma questão delicada, qual a diferença entre um talento e um ponto forte? Que aspectos podem ser aprendidos e que aspectos são inatos? Que papel as aptidões, o conhecimento a experiência e a autoconsciência desempenham na criação de um ponto forte? Se você não sabe lidar com essas questões, pode perder muito tempo tentando aprender aptidões que não se aprendem, ou pode abrir mão das habilidades que se tem.

Para responder estas questões você precisa saber diferenciar o que é inato e o que se pode aprender.

A definição de três termos utilizados:

TALENTOS: Padrões naturalmente recorrentes de pensamentos, sentimentos ou comportamento.

CONHECIMENTO: fatos e lições aprendidas.

TÉCNICAS: os procedimentos de uma atividade.

Estes três, talento, conhecimento e técnica combinam-se para criar seus pontos fortes. Talentos são inatos enquanto técnicas e conhecimentos podem ser adquiridos através de aprendizado e pratica.

EX:

Uma pessoa de vendas pode aprender a descrever as características vantagens e benefícios de cada produto (conhecimento), pode aprender a fazer as perguntas certas, mais ou menos abertas, para trazer à tona as necessidades de cada possível cliente (técnica), mas você jamais aprenderá a levar esse possível cliente fechar o negócio exatamente no momento certo e da maneira correta. Estes são talentos.

Assim, a chave para desenvolver um genuíno ponto forte é identificar seus talentos dominantes e depois refiná-los com conhecimento e técnicas.

2- Uma ferramenta para identificar seus talentos dominantes.

Observe por algum tempo.

Tente uma atividade e veja com que rapidez você a domina, com que rapidez você galga seus degraus no aprendizado e lhe acrescenta por conta própria macetes e truques que ainda não ensinaram. Observe se você se deixa absorver por esta atividade a ponto de perder a noção do tempo. Se nada disso acontecer após alguns meses tente outra atividade. Com o passar do tempo você seus talentos se revelarão se transformando em um vigoroso ponto forte.

3- Uma linguagem comum para descrever seus talentos

Precisamos de uma linguagem para explicar os pontos fortes que vemos em nós e nos outros. Essa linguagem deve ser precisa deve ser capaz de descrever os modos sutis pelos quais uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com