DESENVOLVER TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
Por: Antonio Carlos Jr. • 24/5/2018 • Projeto de pesquisa • 19.797 Palavras (80 Páginas) • 257 Visualizações
47 PROCESSOS PMBOK 5ª EDIÇÃO
[pic 1]
INICIAÇÃO
ÁREA: INTEGRAÇÃO
GRUPO DE PROCESSOS: INICIAÇÃO
DESENVOLVER TERMO DE ABERTURA DO PROJETO (TAP)
DOCUMENTO QUE OFICIALIZA O INÍCIO DO PROJETO FORMALMENTE, PREFERENCIALMENTE ESCRITO PELO PATROCINADOR COM O APOIO DA EQUIPE E SOB ORIENTAÇÕES DO GERENTE DE PROJETO. ESTE DOCUMENTO ESTABELECE ALÉM DE OUTRAS COISAS A RESPONSABILIDADE E O NÍVEL DE AUTORIDADE DO GERENTE DE PROJETOS.
ENTRADAS
ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO DO PROJETO: DESCREVE O PRODUTO RESULTADO DO PROJETO, NECESSIDADES EMPRESARIAIS, ESCOPO DO PROJETO E O PLANO ESTRATÉGICO, ALÉM DE REQUISITOS ALTO NÍVEL, PREMISSAS, RESTRIÇÕES, CUSTO ESTIMADO, RECURSOS NECESSÁRIOS E OUTROS DETALHAS QUE FOREM POSSÍVEIS NESTE PROCESSO.
BUSINESS CASE: INFORMAÇÕES DE NEGÓCIO PARA DETERMINAR SE O PROJETO JUSTIFICARÁ O INVESTIMENTO QUE SERÁ FEITO PARA QUE O MESMO POSSA SER EXECUTADO.
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA: FATORES EXTERNOS AO PROJETO, COMO POR EXEMPLO: CULTURA, ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, PADRÕES GOVERNAMENTAIS OU DO SETOR, INFRAESTRUTURA, RECUSOS HUMANOS, CONDIÇÕES DE MERCADO, SISTEMAS DE AUTORIZAÇÃO DO TRABALHO, TOLERÂNCIA A RISCOS, BANCOS DE DADOS COMERCIAIS E SISTEMAS INTEGRADOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (SIGP).
ATIVOS DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (APO): POLÍTICAS DA EMPRESA, INSTRUÇÕES, PROCEDIMENTOS, PLANOS, ABORDAGENS OU PADRÕES E INFORMAÇÕES HISTORICAS DE PROJETOS ANTERIORES.
FERRAMENTAS E TÉCNICAS
OPINIÕES ESPECIALIZADAS: OPINIÃO DE PESSOAS COM TREINAMENTO OU CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS OU AINDA COMPETÊNCIA NNA ÁREA DE INTERESSE QUE POSSAM FORNECER INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA A CRIAÇÃO DO TAP.
TÉCNICAS DE FACILITAÇÃO: SÃO TÉCNICAS PARA FACILITAR AS DECISÕES, COMO POR EXEMPLO: BRAINSTORM, RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REUNIÕES.
SAÍDAS
TERMO DE ABERTURA DO PROJETO (TAP): DESCREVE O PRODUTO OU SERVIÇO RESULTADO DO PROJETO, PODENDO SER ESCRITA PELO PATROCINADOR (SPONSOR), INCLUI, MAS NÃO SE LIMITA A: NECESSIDADES EMPRESARIAIS, DESCRIÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO, PLANO ESTRATÉGICO, EXPECTATIVAS DE PRAZO E CUSTO, PREMISSAS, RESTRIÇÕES, GERENTE DE PROJETOS NOMEADO, PESSOAS INTERESSADAS, REQUISITOS E RISCOS ALTO NÍVEL.
INICIAÇÃO
ÁREA: PARTES INTERESSADAS
GRUPO DE PROCESSOS: INICIAÇÃO
IDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS
IDENTIFICAR AS PESSOAS, GRUPOS ORGANIZACIONAIS QUE PODEM INFLUENCIAR OU SEREM INFLUENCIADOS OU AINDA ACREDITAR QUE POSSAM SER IMPACTADOS PELOS RESULTADOS OU EXISTENCIA DO PROJETO. ANALISAR, DOCUMENTAR OS INTERESSES, ENGAJAMENTO, INFLUÊNCIA E SEU IMPACTO POTENCIAL NO SUCESSO DO PROJETO. OS IMPACTOS CAUSADOS POR ESTAS PARTES INTERESSADAS (STAKEHOLDERS) PODEM SER POSITIVOS OU NEGATIVOS.
ENTRADAS
TERMO DE ABERTURA DO PROJETO (TAP): PODE FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE PARTES INTERESSADAS INTERNAS E EXTERNAS, ALÉM DE FORNECER INFORMAÇÕES QUE AUXILIARÃO NA IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS.
DOCUMENTOS DE AQUISIÇÕES: SE O PROJETO ENVOLVEU CONTRATAÇÕES AS DO CONTRATO SERÃO TAMBÉM CONSIDERADAS COMO PARTES INTERESSADAS.
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA: CULTURA, ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, RECUSOS HUMANOS, DENTRE OUTROS.
ATIVOS DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (APO): PROCESSOS E POLÍTICAS DE DESCRIÇÕES DE PAPÉIS, MODELOS DE ORGANOGRAMA E DESCRIÇÕES DOS CARGOS.
FERRAMENTAS E TÉCNICAS
ANÁLISE DE PARTES INTERESSADAS: INDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS, ANALISAR PODER DE INFLUÊNCIA E INTERESSE NO PROJETO DAS PARTES, AFIM DE IDENTIFICAR PARTES INTERESSADAS QUE TÊM OU TERÃO INTERESSE EM INFLUENCIAR NEGATIVA OU POSITIVAMENTE O PROJETO E QUAL O PODER QUE ELAS POSSUEM PARA PODEREM IMPOR SUAS VONTADES.
OPINIÕES ESPECIALIZADAS: PARA GARANTIR A IDENTIFICAÇÃO EFICIENTE DAS PARTES INTERESSADAS, DEVE SE CONSULTAR ESPECIALISTAS COMO: ALTA DIREÇÃO, GERENTES DE PROJETOS ANTERIORES, CONSULTORES, OUTRAS UNIDADES DA ORGANIZAÇÃO ENTRE OUTROS RECURSOS.
SAÍDAS
REGISTRO DAS PARTES INTERESSADAS: NOME, POSIÇÃO NA ORGANIZAÇÃO, EXPECTATIVAS E INFLUÊNCIA POTENCIAL NO PROJETO, SÃO DADOS IMPORTANTES PARA A IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS STAKEHOLDERS. DEVE SER MANTIDA E ATUALIZADA CONSTANTEMENTE AFIM DE GARANTIR QUE AS PARTES INTERESSADAS PARTICIPARÃO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO DO PROJETO.
PLANEJAMENTO
ÁREA: INTEGRAÇÃO
GRUPO DE PROCESSOS: PLANEJAMENTO
DESENVOLVER O PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO
PROCESSO QUE SE PREOCUPA COM A DEFINIÇÃO, COORDENAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TODOS OS PLANOS DO PROJETO. DEFINE E DOCUMENTA PROCESSOS A SEREM EMPREGADOS NO GERENCIAMENTO DO PROJETO, DEFINE A ESTRATÉGIA DE CONDUÇÃO DO PROJETO E CONTÉM AS LINHAS DE BASE, CRIADO PELO GERENTE DE PROJETO COM A AJUDA DA EQUIPE.
ENTRADAS
TERMO DE ABERTURA DO PROJETO (TAP): DESCREVE O PRODUTO, NECESSIDADE EMPRESARIAL, ESCOPO DO PROJETO E O PLANO ESTRATÉGICOD DA EMPRESA.
SAÍDA DE OUTROS PROCESSOS: AS SAÍDAS DE OUTROS PROCESSOS SÃO INCORPORADOS A ESTE, PLANOS AUXILIARES E LINHAS DE BASE, ENFIM, RESULTADOS DE PROCESSOS DE PLANEJAMENTO DEVEM SER INCORPORADOS A ESTE DOCUMENTO, DE FORMA QUE ELE FICARÁ CADA VEZ MAIS COMPLETO À MEDIDA QUE O PROJETO AVANÇA.
FATORES AMBIENTAIS DA EMPRESA: CULTURA, ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, PADRÕES GOVERNAMENTAIS OU DE SETOR, INFRAESTRUTURA, RECURSOS HUMANOS, CONDIÇÕES DE MERCADO, SISTEMA DE AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO, TOLERÂNCIA A RISCO, ENTRE OUTROS FATORES EXTERNOS AO PROJETO.
...