Desafio Profissional Anhanguera
Por: Igor Júnior Marques • 29/4/2017 • Trabalho acadêmico • 5.842 Palavras (24 Páginas) • 573 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Tutora Presencial: Jainir Gonçalves
Tutora EaD: Claudecir Giroto
Gilmar Takeshi Vieira - 3068199484
Igor Junior Pereira Marques 3046946241
Jenifer Thais de Melo Silva -3087268812
Joyce Martins - 3047946855
Marcilia Alves de Gois – 3072215522
SOROCABA / SP
2016_1
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. REVISÃO TEÓRICA 5
1.1 Plano de Negócios 5
1.1.1 Planejamento Estratégico 5
1.1.1.1 Análise SWOT 5
1.1.1.2 As Cinco forças de Porter 6
1.1.1.3 Ciclo de Vida do Produto/ Serviço 6
1.1.1.4 Matriz BCG 7
1.1.2 Planejamento Tático 8
1.1.3 Planejamento Operacional 9
1.2 Comportamento Organizacional 9
1.2.1 Modelos de Gestão 10
1.2.2 Comunicação Organizacional 10
1.3 Técnicas de Negociação 11
1.3.1 O poder das variáveis 11
2. Análise da Empresa 17
2.1 Quadro de Mapeamento da Empresa 17
2.1.1 Análise SWOT 18
2.1.2 As forças de Porter 18
2.1.3 Ciclo de Vida do Empreendimento 19
2.1.4 Matriz BCG 19
2.2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA 19
2.3 PROCESSO OPERACIONAL DAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 20
2.4 DINÂMICA DE DISSEMINÇÃO DO CONHECIMENTO 21
2.5 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 24
INTRODUÇÃO
O intuito do nosso trabalho é basicamente se aprofundar nas questões administrativas e empresariais de uma pequena empresa.
A empresa escolhida chama-se A poderosa. Ela surgiu através de uma pequena loja de produtos diversos, e daquele pequeno lugar, a nossa empresaria já tinha uma visão empreendedora e foi aí que surgiu a nossa pequena grande empresa.
A nossa empresaria mesmo tendo uma grande visão de crescimento ainda tem muitas preferencias conservadoras, pois ainda usa métodos antigos de venda, onde o cliente compra o produto e anota numa caderneta para pagar depois.
Estas e outras questões, como, por exemplo, análise SWOT, Ciclo de vida e outras ferramentas de análise de mercado, serão abordadas neste trabalho acadêmico e inseridas no contexto da empresa estudada.
1. REVISÃO TEÓRICA
1.1 Plano de Negócios
O plano de negócios é uma ferramenta de gestão empresarial que auxilia os empreendedores na criação ou modificação de seu empreendimento. Por intermédio dele, é possível se fazer uma análise assertiva do cenário do mercado em que se pretende entrar, verificando a sua viabilidade, rentabilidade e lucratividade. Nesta análise de cenário, podem ser identificadas as forças integrantes do macroambiente (forças que a empresa não controla) e do microambiente (forças que a empresa pode controlar). O plano de negócios também envolve o planejamento em seus três níveis: estratégico, tático e operacional.
1.1.1 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, organizando as ações de uma empresa, seja qual for o seu tamanho, a fim de que suas atividades sejam executadas da maneira as quais foram arquitetadas.
O planejamento estratégico é o primeiro que deve ser feito, para que os outros sejam desenvolvidos em função deste, a fim de um bem comum, que é o sucesso da organização. Cabe ressaltar que o planejamento estratégico deve ser medido pelos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, afinal, ele é o equilíbrio entre estas três vertentes. Eficiência é fazer a atividade de forma correta, com destaque dentre as demais; eficácia é a capacidade de ser eficiente para o alcance do objetivo proposto; e, efetividade é a junção dos conceitos supracitados, ou seja, a partir disto, a atividade é trazida para a realidade/ existência.
Entretanto, para que estes conceitos sejam devidamente medidos, deve-se utilizar de outras ferramentas mercadológicas, dentre elas temos Análise SWOT, as Cinco forças de Porter, o Ciclo de Vida do Produto/ Serviço e Matriz BCG.
1.1.1.1 Análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises assertivas do cenário de determinado ambiente. Por permitir uma posterior avaliação dos cenários, ela é usada como base para o planejamento estratégico de uma organização. O objetivo da análise SWOT é encontrar fatores que neutralizam as ameaças e os fatores que auxiliam no aproveitamento das oportunidades do ponto de vista do negócio. Esta análise avalia 4 pontos básicos:
S = strength (força): quais são os pontos fortes do meu negócio que podem ser considerados como uma vantagem competitiva?
W = weakness (fraqueza): quais são os pontos fracos do meu negócio que resultam em baixo índice de vendas ou aumentarem os custos?
O = oppotunities (oportunidades): quais são as reais oportunidades do meu negócio que vêm de encontro com as estratégias pré-estabelecidas?
T = threats (ameaças): quais são as variáveis do PESTLEE (políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, legais, éticas e ecológicas) que afetam negativamente o meu negócio
...