Desafio profissinal
Por: karolinaadm • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.715 Palavras (15 Páginas) • 276 Visualizações
Faculdade de Ciências e Tecnologia - FACNET
Administração Financeira
Patrícia de Andrade Lopes RA 3815677481
Felipe Ruas Bandeira Costa RA 3830724125
Joseanne Ataíde de Queiroz RA 4337716387
Yan Anderson G. Dias RA 4346846790
Luciana Lunguinho Augustinho RA 3823692688
Tutor: Wagner Luiz Villalva
Taguatinga 09/2014
Introdução
Administrar as finanças de uma empresa é bem parecido com administrar as contas pessoais. Esta é uma tarefa que pode ser bastante simples e que nos leva a tomar decisões estratégicas. O objetivo é sempre promover o crescimento e construir a solidez de uma empresa. Fluxo de caixa é um controle financeiro onde são organizados e projetados os dados atuais e os futuros.
Hoje, nós podemos fazer um fluxo de caixa para um ano, informando tudo que vamos pagar e o que vamos receber. Daí, poderemos saber se teremos lucro, ou não, no final do ano. Fluxo de caixa é a fotografia financeira do nosso negócio, o fluxo de caixa e o movimento diário, são eficazes em nossa análise, mas ainda precisamos ter um bom controle bancário e um acompanhamento de estoques. Além disso, existe outra ferramenta, que chamamos de estrutura gerencial de resultados, que auxilia muito em nossas análises. Qualquer empresa existe para obter lucro. Porém, para chegar até esse objetivo, alguns pré-requisitos são necessários, é necessário conhecer o tripé da estruturação financeira como: caixa, lucro e patrimônio. Caixa - São os controles financeiros básicos, como: o registro de caixa das entradas e saídas, contas a pagar e contas a receber, controle bancário, controle de estoques e fluxo de caixa.
- Lucro- relação entre receitas e custos mais despesas, a margem de contribuição, a relação entre despesas e custos fixos e variáveis, é feita a avaliação do lucro ou do prejuízo, são definidas as estratégias para aumentar o lucro e, enfim, as decisões são tomadas.
- Patrimônio - É a estrutura patrimonial, os bens da empresa, a relação entre enriquecimento e empobrecimento, o capital de giro, as tendências de crescimento, endividamento e rentabilidade.
O lucro é um cálculo obtido depois que são contabilizadas todas as receitas, custos e despesas. Gasto com funcionários e fornecedores, além dos investimentos com as instalações e equipamentos da fábrica, são os custos e despesas. Já o patrimônio, por sua vez, é o conjunto de bens móveis ou imóveis que a empresa possui. Os principais objetivos da administração financeira são os seguintes: auxiliar na melhor utilização dos recursos disponíveis em investimentos, financiamentos e aplicação do lucro líquido, selecionar as melhores fontes de obtenção de recursos financeiros e analisar a correta utilização desses recursos. É fundamental tomar decisões bem fundamentadas sobre a questão do investimento, pois o investimento é um dos principais objetivos da administração financeira.
Interferência do tempo sobre a moeda
Modelos econômicos sempre empregam alguma unidade monetária como medida de valor. Nós que temos um passado de altas taxas de inflação, sabemos que padrões monetários como medida de valor têm que ser vistos com atenção. Um problema é a inflação que afeta todos os preços, Outro problema é que, mesmo em moeda estável, valores monetários em datas diferentes têm diferentes valores econômicos, deixar de receber uma quantia numa data para recebê-la mais tarde implica perda de oportunidade Esse fato é tão comum que, em quase todas as economias de hoje, existe um mercado financeiro de risco muito baixo cuja essência é o aluguel de dinheiro, portanto, que o valor de uma quantia monetária recebida, ou paga, varia no tempo e quando fazemos uma análise econômica, isso é o mais importante. o valor econômico associado a desembolsos ocorridos em épocas diferentes, geralmente têm valor econômico diferentes, ainda que correspondam à mesma quantia monetária e não haja inflação, isso é o valor do dinheiro no tempo .
O por que disso é que o conjunto de oportunidades de uso do dinheiro recebido mais cedo, geralmente, é maior. uma empresa trata seus problemas de decisão em diversos níveis ,em um nível considera projetos de longo prazo, financiados por capital próprio ou por empréstimos de longo prazo já em outros níveis trata de projetos financiados por empréstimos de curto prazo. O valor do dinheiro no tempo para cada empresa é expresso por um parâmetro denominado “Taxa Mínima de Atratividade” (TMA). Os métodos analíticos empregados em análise de investimentos são o Valor Presente Líquido (VPL)e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
O risco é uma característica iminente a toda e qualquer atividade, principalmente nas áreas que tratam diretamente com o patrimônio das empresas. Tudo o que é feito hoje, visando a um resultado no futuro, está sujeito a algum grau de risco. Um ponto básico em administração financeira é que há um confronto entre retorno (fluxo de caixa) e risco. Retorno e risco são determinantes-chaves das decisões do administrador financeiro, pois com a medição dos mesmos ressaltarão a necessidade ou não da concretização de certos investimentos. O retorno e o risco afetam as decisões de forma direta.
Quando o investidor define que a ação de uma aplicação deve ser descontada 6% e a outra 12 %, definimos que entre as duas rendas estimadas, aquela que possui a data de resgate antecipada deve ter a menor taxa de desconto e quanto maior for o risco percebido, maior devera ser a taxa de desconto. Se as taxas de juros do mercado subir, a taxa de desconto devera subir também. O risco pode diminuir por causa das perspectivas favoráveis como previsão de queda das taxas de juros e inflação ou por situações econômicas estáveis, mas os descontos de retornos futuro e aplicado devido incerteza no decorrer do prazo estipulado.
Etapa 1
Logo que pensamos em administração financeira, pensamos no controle das despesas, nas entradas e saídas e no lucro sempre preservado. Sendo assim a área financeira bem incorporada ao ciclo operacional da empresa. A administração de caixa é uma das tarefas mais importantes para empresa, o demonstrativo do fluxo de caixa é o instrumento financeiro que permite monitorar a evolução do equilíbrio e desiquilíbrio das entradas e saídas em determinado período. Com a grande e qualificada concorrência no mercado, se faz cada vez mais necessário exigir eficiência na gestão financeira .O desenvolvimento do planejamento financeiro possibilita ao gestor prevenção as necessidades ou excessos de caixa ,contribuindo para uma maior eficiência do gestor.
...