Desafio profissional a gravadora
Por: futuro • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.053 Palavras (13 Páginas) • 212 Visualizações
DESAFIO PROFICIONAL CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL
1 Introdução
2 Mapeamento do perfil das partes envolvidas na negociação. 2
2.1 Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro 2
2.2 Perfil do Negociador – Jorge Andrade 2
3 Habilidades dos negociadores segundo Modelo de Jung. 2
3.1 Modelo de Jung para Jorge Andrade, representante da gravadora na negociação: 3
3.2 Modelo de Jung para Carlos Henrique, representante da associação dos moradores: 3
4 Pontos Principais a serem negociados e estratégia a ser adotada na negociação 3
4.1 Análise da situação 3
4.2 Planejamento estratégico da negociação 4
5 Variáveis que poderão interferir no clima organizacional em caso de fracasso na
negociação 5
6 Resultado da primeira reunião de negociação 6
7 Planejamento das partes envolvidas e o resultado final da negociação 7
7.1 Planejamento da negociação 7
7.2 Resultado final da negociação 7
8 Considerações Finais 7
9 Referências Bibliográficas 8
Neste desafio profissional iremos apresentar uma proposta de negociação entre um bairro típico e uma gravadora de grande porte, levando em consideração o comportamento da organização perante as possíveis situações de dificuldade, e o comportamento do bairro frente as mudanças que serão propostas. Sendo que todas as partes envolvidas se beneficiem com as mudanças e melhorias.
2 Mapeamento do perfil das partes envolvidas na negociação.
2.1 Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do BairroA Associação de moradores é composta por pessoas conservadoras e questionadoras, que preza tranquilidade e tem em sua maioria pessoas da 3ª idade. Tem como líder o sr. Carlos Henrique que é formado em administração e é bastante conservador, ardiloso, introvertido, confiável, intuitivo, emocional, sensato, metódico e analítico
2.2 Perfil do Negociador – Jorge Andrade
Uma pessoa visionária, inovadora, racional, simpática, extrovertida, julgadora, decidida, perceptiva, controladora, é especialista em estratégias de negócios e tem experiência em negociar em meio a conflitos, tendo facilidade para negociar com pessoas confrontadoras.
3 Habilidades dos negociadores segundo Modelo de Jung.
O Modelo de Jung foi desenvolvido pelo psicólogo Carl Jung e tem como objetivo classificar os indivíduos de acordo com um conjunto de suposições, o estilo do negociador é dado pela combinação de quatro estilos primários, são eles: controle, desconsideração, deferência e confiança. Esses combinados passam a formar os quatro estilos básicos do modelo que são o Restritivo, Ardiloso, Amigável e Confrontador.Para iniciar o planejamento da negociação, foi aplicado o Modelo de Jung para as duas partes da negociação, como segue abaixo.
3.1 Modelo de Jung para Jorge Andrade, representante da gravadora.
Estilo Característica TáticaA negociação é sempre com base em regras e procedimentos Controlador, confiante e estrategista. Procura de qualquer maneira chegar a um acordo 3.2 Modelo de Jung para Carlos Henrique, representante da associação dos Estilo Características Táticas Não cooperativo. Visa a obtenção de ganhos independentemente do resultado para a outra parte. Procura a equidade e contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo sólido.
4 Pontos Principais a serem negociados e estratégia a ser adotada.
4.1 Análise da situação Os moradores do bairro apontam que o barulho será um dos incômodos que afetará a tranquilidade do bairro, devido à propagação do som que virá da gravadora.Outro fato que incomoda os moradores é em relação ao trânsito, tendo em vista que, alumentará consideravelmente o fluxo de veículos nas vias internas do bairro e também ocupará grande parte das vagas de estacionamento público, que, aliás, já são bastante escassas.Em relação a segurança do bairro, os moradores se preocupam com o possível surgimento de sequestros relâmpagos e assaltos, devido ao aumento do fluxo de pessoas estranhas e pessoas do meio artístico.
4.2 Planejamento estratégico da negociação.
A gravadora tem o objetivo de conseguir a regularização de todo o processo e documentos necessários para a liberação da obra e resolver o impasse envolvendo a associação de moradores do bairro, para que suas novas instalações sejam implantadas, gerando benefícios a todos envolvidos. Já o objetivo da associação é a proibição da construção da gravadora no bairro, fato que dificultará a negociação.Para iniciar a negociação com a associação, Jorge Andrade fará uma breve apresentação sobre a gravadora, mostrando o desenvolvimento histórico da mesma e algumas fotos de suas instalações. Logo em seguida, mostrará ao Sr. Carlos Henrique como funciona o sistema de isolamento acústico, citando os equipamentos e materiais de ultima geração para Após ouvir a réplica do representante da associação, Jorge fará um adendo, convidando Carlos, juntamente a outros moradores do bairro para fazerem uma visita na gravadora para provar como a tecnologia de isolamento acústico realmente funciona. Logo em seguida iniciará sua proposta em relação ao trânsito, mostrando a planta da futura construção, que segundo ele, ficará em local estratégico próximo a rodovia estadual. Jorge mostrará interesse em acionar as autoridades locais, utilizando-se da influência política da gravadora, para pressionar as obras no trânsito do local. Irá propor o retorno próximo à futura instalação da gravadora, assim, os colaboradores, clientes e visitantes da mesma não precisarão utilizar as vias internas do bairro, além do mais, em relação a estacionamento, provará que o estacionamento privativo da gravadora atenderá toda demanda. A gravadora cobrará também a instalação de semáforos, novas placas de sinalização, faixas de pedestres e redutores de velocidade.Após novamente ouvir a opinião de Carlos em relação ao assunto, Jorge explicará mais alguns detalhes do projeto que logo começará sua apresentação sobre as propostas em relação à segurança. Jorge irá mostrar que já tem uma minuta de ofício pronta para encaminhar para a Secretária de Segurança, pedindo aumento de ronda policial no local. Também tem o planejamento para instalação de várias câmeras por toda parte externa do complexo da gravadora, sendo que essas tem um grande alcance de gravação, o que intimidará possíveis assaltantes e sequestradores. Por último ainda tem a contratação de seguranças particulares que farão ronda nas proximidades da gravadora.
...