Desafio profissional gravadora
Por: rodrigoerayssa • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.922 Palavras (8 Páginas) • 312 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
1º Semestre
DESAFIO PROFISSIONAL
GRUPO DE TRABALHO
Tutores(as) a Distância: Mônica Satolani e Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
15 de abril de 2015
Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional
Trabalho apresentado às Disciplinas de Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional do Curso de Graduação em Tecnologia em de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera/Uniderp.
Desafio Profissional
Introdução
Uma gravadora de música depois de longos estudos decidiu que queria se instalar no Bairro Bom Jardim no interior de São Paulo porém os moradores do bairro através da associação de moradores entraram com um manifesto junto à prefeitura com o objetivo de impedir a instalação da gravadora. A prefeitura comunicou a gravadora sobre a reivindicação dos moradores, foi escolhido um porta voz por cada um dos lados para então iniciar a negociação e logo começaram a apresentar suas necessidades e seus pontos de vista de forma clara e objetiva. Só então depois de entendido e estudado todos os pontos necessários foi possível chegar a um acordo.
Mapeamento do Perfil dos Oponentes
A associação dos moradores do Bairro Bom Jardim escolheu como líder para defesa de seus objetivos, ponto de vista e da alegação de perturbação da ordem pública Carlos Henrique que é formado em Administração. Carlos que é o porta voz da associação afirma que a vinda da gravadora para o bairro traria muito barulho, falta de segurança por causa do grande número de pessoas circulando no local e declara que o bairro não tem uma infraestrutura suficiente para comportar um aumento no trânsito de veículos. Os moradores do Bairro que são conservadores, questionadores, prezam pela tranquilidade e que são em sua maioria pessoas da 3ª idade, têm a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos gerados a partir da construção da gravadora.
A gravadora tem como negociador Jorge Andrade que é Estrategista de Negócios e tem experiência em negociar em meio a conflitos ele tem como objetivo principal obter a liberação do empreendimento para poder instalar a gravadora no bairro. Jorge tem como argumento que o progresso é inevitável, e que a construção da gravadora pode sim contribuir para melhorias no bairro, e afirma que não só a gravadora terá benefícios com essa mudança, pois na negociação ambas as partes devem sair satisfeitas.
Mapeamento das Habilidade Essenciais
dos Negociadores Segundo Jung
Segundo Jung, existem quatro estilos primários de personalidade, sendo cada estilo baseado em suposições sobre outra parte e na capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação aos outros.
Através do modelo Jung, serão feitos os mapeamentos das habilidades essenciais dos negociadores das duas partes.
Associação dos Moradores
O representante da Associação dos Moradores, Senhor Carlos Henrique, é prudente e sabe bem quais são suas alegações, sendo característica do estilo ardiloso, segundo Jung. Por defender uma Associação formada por pessoas mais conservadoras ele precisa que suas reivindicações sejam ouvidas e atendias.
Gravadora
O Senhor Jorge Andrade, no qual representa a gravadora, tem o perfil controlador, confia no outro lado por conhecer bem os objetivos a serem alcançados e por já ter experiência na negociação diante conflitos. Pode ser caracterizado pelo estilo confrontador de acordo com Jung. Jorge precisa obter um acordo que satisfaça ambas as partes, já que seu maior interesse é na construção da gravadora no bairro Bom Jardim.
Pontos de Negociação
Ao se fazer uma negociação é necessário estudar e entender a visão de cada uma das partes envolvidas na questão. Levando-se em consideração o perfil de cada uma das partes e a sua visão sobre a situação, deve-se levantar os pontos fortes e fracos das considerações de cada um.
O representante do bairro, Carlos Henrique, alega que ocorrerão mudanças drásticas no bairro com a construção da gravadora e que essas mudanças não serão benéficas, trazendo mais desconforto e insegurança do que o progresso.
O representante da gravadora, Jorge Andrade, almeja a expansão da gravadora e acha que através dessa expansão, haverá progressos para o bairro e ainda para as cidades vizinhas.
A gravadora tem por objetivo que ambas as partes fiquem satisfeitas, tanto eles para que consigam se instalar no bairro com tranquilidade, quanto os moradores que terão melhorias no bairro sem serem incomodados. E para que isso aconteça a gravadora pretende investir na infraestrutura do bairro, realizando melhorias nas ruas e rodovias. Haverá um estacionamento que não será privativo da gravadora, com câmera de vigilância, podendo o estacionamento ser utilizado por todos os moradores do bairro.
O representante da gravadora informa que os sons provenientes da gravadora não incomodará os moradores, tendo em vista que toda a gravadora terá um sistema de isolamento acústico de ótima
...