Desafios na tomada de decisões enfrentadas por gerentes de projetos
Por: Diniz Livio • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 193 Visualizações
Módulo: 5 Fórum
Título: Desafios na tomada de decisões enfrentadas por gerentes de projetos.
Aluno:
Disciplina: Gerenciamento de Projetos Múltiplos
Introdução
O mundo coorporativo tem passando por muitas mudanças, hoje, o que é chamado de gestão de pessoas, antes era chamado de recursos humanos; não que essa gestão não seja ainda sobre o “recurso humano”, mas, com o passar do tempo, passou-se a olhar para o individuo com um olhar mais humanizado. Há, ainda que timidamente, uma valorização do individuo enquanto colaborador de uma empresa.
Muitos gestores têm pensado “fora da caixa” do tradicionalismo, e sabem que qualquer pessoa é fundamental para o sucesso do projeto; antes disso, é necessária a formação de uma equipe.
A seguir, vamos discorrer sobre a formação de uma equipe.
Formação de equipe – pessoa certa ou pessoa talentosa?
Qualquer pessoa que esteja envolvida em um projeto é extremamente importante para o seu sucesso.
Com a equipe integrada, é possível atingir níveis de crescimento muito acima das metas, utilizando incentivo, comunicação adequada, respeito, amor e, antes de qualquer ação, escolhendo de forma correta quem faz o que e quando, certificando ao longo do projeto se cada um sabe o que tem de fazer, sabe como fazer, se tem as condições adequadas para fazer e se quer ou gosta de fazer. Todos têm de pensar em como fazer seu papel melhor e de forma mais eficiente e com menos recursos. Não existe uma grande equipe sem um grande líder, este é o grande harmonizador, que tem o dever de conduzir o seu time para vencer obstáculos, superar dificuldades e buscar resultados positivos.
(Silva, Carlos Henrique da. Gerenciamento de projetos - Como formar a equipe certa para seu projeto. Em:< http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/364> Acesso em: 26 de julho 2014.)
Em um projeto, a alocação de pessoas é um processo que demanda habilidades do gerente. Em reação a provocação: Formação de equipe – pessoa certa ou pessoa talentosa? Há talentos que, se alocados em determinadas funções, além de prejudicar seu próprio desempenho, podem, prejudicar, o andamento do projeto; para tanto, é muito importante que o líder tenha conhecimento sobre os membros de sua equipe; tenha uma comunicação ativa entre seus liderados e demais participantes do projeto, e, por fim, saiba se posicionar como líder.
Gerenciamento da equipe – pessoas são substituíveis ou insubstituíveis?
Aqui uma provocação muito bacana, e que abre uma discussão com vertentes para filosofia, sociologia, psicologia, e outras áreas de estudos do individuo. Mas que tem outra proposta, pensar, e olhar, do ponto de vista da gestão moderna, o papel de cada um desse individuo no ambiente coorporativo.
No texto “Ninguém é insubstituível” de Sandra Portugal, a provação do texto reforça uma ideia que muitos gestores conhecem, mas, que é desconhecida por muito lideres titulados de “chefe”, ninguém é substituível, por outro lado, em um projeto, pessoas podem ser substituídas, ou alocadas em outras atividades, cujo objetivo é o compromisso do gerente para entrega do projeto.
De acordo com Chiavenato (2004), as organizações dependem das pessoas para seu funcionamento. O sucesso do empreendimento e a continuidade no mercado estão ligados a elas.
O gerente de projetos – prioridades, consenso e responsabilidade.
As prioridades de um Gerente de projeto são claras: entregar o projeto dentro do prazo, do custo e com qualidade. Inserido em um contexto altamente exigente, e cada vez mais dinâmico, o Gerente de Projeto atua como um regente que orquestra sua banda.
O conhecimento de projetos em situações anteriores é extremamente relevante para o gerente em um processo de tomada de decisão; em muitos casos, o consenso para determinadas situações, tem sua sustentação em situações anteriores – atuar como mediador e facilitador entre stekaholders, clientes e ainda sua equipe, são de responsabilidade do gerente. Há, ainda, outras inúmeras outras responsabilidades do gerente dentro de um projeto, como, por exemplo, planejar ações do projeto gerenciando essas ações; gerenciar recursos financeiros;
...