Desenvolvimento Motor da criança de 6 a 11 anos
Por: rafaelabdo123 • 30/3/2016 • Relatório de pesquisa • 744 Palavras (3 Páginas) • 3.243 Visualizações
Desenvolvimento motor da criança de 6 a 11 anos
- Prazer em experimentar e testar suas possibilidades motoras;
- A coordenação dos movimentos aumenta;
- A força aumenta. Gosto por brincadeiras violentas e impetuosas que envolvem lutas, chutes, pega-pega, em 10% das crianças (PAPALIA et al., 2010).
- A rapidez, a precisão e a resistência desenvolvem-se de maneira muito marcada e manifestam-se em jogos de competição;
- Correr, saltar e lançar são 3 atividades correntes nos jogos e atividades motoras das crianças;
- A criança torna-se pouco a pouco capaz de inibir uma reação quando a excitação está presente, o que lhe permite brincar de esconde-esconde, estátua, participar de competições (a partir dos 9 anos aprox.), fazer planos e esperar pelas ocorrências. Ex: "Esta tarde, às 16:00, irei nadar".
- Estágio do Realismo Intelectual nos desenhos que faz: sente necessidade de expressar tudo o que sabe e não apenas tudo o que vê a respeito de algo.
Aspectos Físicos do desenvolvimento da criança em idade escolar (6 - 11 anos), conforme Papalia et al. (2010):
- Crescimento: crescem de 5 a 7,5 centímetros por ano, adquirindo aproximadamente o dobro do peso nesse mesmo período;
- Peso: a média de peso com 10 anos é cerca de 38,5 quilos para os meninos e 39,9 quilos para as meninas;
- Nutrição: necessitam de 2.400 calorias diárias; mais para crianças mais velhas e menos para as mais novas.
- Sono: a necessidade de dormir diminui de 11 horas aos 5 anos, para 10 horas aos 9 anos e cerca de 9 horas aos 13 anos. As crianças saudáveis deveriam ficar bem acordadas durante o dia. Contudo, problemas de sono como a resistência em ir para a cama, a insônia e a sonolência durante o dia são comuns nesta idade.
Problemas de saúde nesta fase da vida (idade escolar), conforme Papalia et al. (2010):
- Obesidade/Excesso de peso: cerca de 16% das crianças no mundo (entre 6 e 11 anos) têm excesso de peso, e, 15% estão quase chegando neste quadro;
- Causas do excesso de peso: tendência hereditária, agravada pela falta de exercícios físicos e pelo excesso de alimentação ou alimentação inadequada;
- Consequências do excesso de peso: risco aumentado de desenvolver problemas como hipertensão e cardíacos, bem como colesterol elevado e altos níveis de açúcar no sangue; problemas ortopédicos.
- Pesquisa realizada na Austrália com 1.456 alunos com idade de 10 anos e classificadas como excesso de peso ou como crianças obesas, apontou que sua qualidade de vida estava bastante prejudicada em relação às demais crianças. Correm o risco de sofrer problemas de comportamento, de depressão e baixa auto-estima.
Desenvolvimento Intelectual da criança escolar (6 - 11 anos):
- Passagem da intuição para a operação;
- Ao redor dos 7 anos aparece a fase das operações, das ações conceitualizadas, reversíveis e coordenadas a outras em um sistema de conjunto. Ex: seriação de alturas.
- O pensamento da criança nesta fase, liberta-se da percepção momentânea, corrige a intuição perceptiva e estabelece relações objetivas que permitem o aparecimento das noções de conservação e invariância. Ex: Apresentando-se 2 bolas de massa de modelagem idênticas e amassando-se uma delas, a criança de 5 anos nega que a quantidade de massa continue a mesma; ao contrário da criança de 7-8 anos, que afirma que a quantidade (a substância) foi conservada.
Estruturas de Agrupamento:
1) Transitividade
2) Inversão
...