TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Global

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO


1 INTRODUÇÃO

        O presente Trabalho consiste em um diagnostico realizado na Oficina Mecânica Autoclin, localizada na cidade de Imbituva – PR, O objetivo é analisar e descrever os ambientes interno e externo, bem como os setores de atuação da empresa. Este trabalho tem por objetivo conhecer a atuação dos departamentos, também as políticas internas, normas externas, as estratégias usadas pela organização usa frente ao mercado altamente concorrido, ou seja, fazer uma análise geral da organização.

       O diagnóstico organizacional é uma ferramenta que gera informações estratégicas para auxiliar nas decisões administrativas, é a fase inicial do processo sequencial de uma série de atividades desenvolvidas pela consultoria nos ambientes da empresa com objetivo de identificar os problemas, para posteriormente tomar a providência no sentido de solucioná-los (OLIVEIRA, 1979). Para conhecer o significado do diagnostico organizacional é necessário o conhecimento do esquema lógico dentro do qual se insere bem como do modelo que lhe serve de sustentação. O Diagnostico consiste na primeira etapa do processo de consultoria e assistência técnica que visa proporcionar à organização as condições necessárias par ao seu desenvolvimento e aprimoramento de modo que o seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e de eficácia (HESKETH, 1978).

          O trabalho consiste em uma análise dos dados do ambiente externo, descrevendo o macro ambiente, as Políticas, As leis, Econômico, Social e Tecnológico, Também fazer uma analise relacionada a itens do ramo de atuação. Por meias visitas presenciais são coletados e analisados os dados á serem relacionados nos tópicos que dizem respeito ao ambiente interno  nos seguintes grupos de atividade, Administração Geral, Mercadologia, Recursos Humanos, Serviços e Finanças.

           O ambiente empresarial passa por uma analise de ‘’SWOT’’ que consiste nas buscas de pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades nos ambientes interno e externo da empresa. Com base nos dados coletados será feito o plano estratégico com objetivo de sugerir ajustes e implantações de novos métodos de desenvolvimento dos processos, com interesse em melhorar o potencial nas áreas estudadas.


2.1.2 Legal

Segundo Wright et al. (2000) as forças legais são resultantes de eleições, legislações e sentenças judiciais que podem interferir em uma organização, tanto no aspecto positivo quanto negativo. Tavares (2005, p.132) define legal como “um conjunto de leis, decretos e outros instrumentos legais que o país utiliza para regular as relações entre indivíduos e entre esses e as organizações”.

Todas as organizações possuem leis a serem seguidas, e estar de acordo com estas é mais um ponto positivo para a empresa. É preciso estar atento a cada alteração em leis já existentes e nas novas leis que venham a entrar em vigor para que seja possível a adequação a elas sem sofrer nenhum tipo de penalização.

Entre as leis que a empresa deve seguir estão a Lei n° 5452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, que criou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que protege à necessidade dos trabalhadores. Ao longo dos anos ela recebeu inúmeras alterações, mas ainda continua sendo a fonte regulamentadora das relações de trabalho. Na CLT estão descritas todos os direitos que os contratantes e os contratados têm diante um contrato de trabalho, por isso se faz necessário o conhecimento e cumprimento de todas as exigências descritas na lei, para evitar qualquer intervenção jurídica.

Por se tratar de uma empresa que atua no ramo de laticínios a empresa é sujeita a fiscalizações constantes de Órgãos Governamentais tais como o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), se faz necessário então possuir conhecimento sobre os produtos que estão sujeitos a fiscalização, esses produtos estão descritos na Lei 1.283/50 Art 1º onde é estabelecida a obrigatoriedade da prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.

A empresa também deve seguir as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o decreto-lei nº 986, de 21 de outubro de1969 que no seu art. 3º diz que todo alimento somente será exposto ao consumo ou entregue à venda depois de registrado no órgão competente do Ministério da Saúde.

Todo carregamento que é destinado à exportação passa por avaliação de um fiscal designado pelo Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA). Ele verifica uma série de itens 13


que envolvem o confronto do laudo de análise com as especificações de todas as matérias primas usadas para fabricação do produto acabado. É observada a temperatura do queijo através de amostras recolhidas durante o carregamento e a temperatura do caminhão que deve ser refrigerado. Estando todos esses itens de acordo é realizada a inspeção na documentação necessária para que o caminhão possa chegar a seu destino sem nenhum problema e se ela estiver de acordo então é liberada a carga pelo fiscal do MAPA.

Outro órgão que atua na empresa é o Serviço Social da Industria (SESI) que elabora auditorias sociais voltadas para o bem estar do empregado. Nessa auditoria verificam-se as condições de trabalho dos funcionários, se o ambiente em que estão inserido não traz riscos a sua saúde, se as condições de trabalho são adequadas. Verifica os equipamentos de proteção que são disponibilizados para os trabalhadores para a execução de suas tarefas, temos como exemplo o uso de fones para retrair o ruído. O SESI também acompanha a frequência em que os trabalhadores são submetidos a treinamentos e se estes são absorvidos por eles.

2.1.3 Economia

Para Wright et al. (2000) as forças econômicas têm um impacto significativo nos negócios, as mudanças constantes no produto interno bruto (PIB) nas taxas de juros, taxas de inflação e no valor do dólar podem mudar os rumos de uma organização, podendo significar tanto uma ameaça quanto uma oportunidade.

Por a empresa Alfa atuar com importações e exportações o acompanhamento do dólar é essencial, pois todas variações afetam na setor econômico da empresa. Para este ano presume-se que o dólar atingirá a marca de 2,80 podendo ser uma oportunidade para realizar vendas para o exterior, pois aumentará a margem de lucro e deixará os produtos mais competitivos no mercado externo aumentando assim o volume de vendas. Mas em contra partida é ruim para aquisição de matéria-prima, por isso se faz necessário uma busca para se ter opções de fornecedores em casos eventuais como esse citado acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com