Diferença da Logística Tradicional e 4.0
Por: Lucas Wanderley • 19/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
CENTRO DE PAULA SOUZA ETEC CARAPICUÍBA
Diferença da Logística: Tradicional e 4.0
Quais seus Impactos
Carapicuíba - SP
2021
Diferença da Logística: Tradicional e 4.0
Quais seus impactos
Relatório final, apresentado a Escola Técnica Estadual de Carapicuíba, como parte das exigências para do curso de Administração.
Orientador (a): Lilian de Oliveira Torres.
Carapicuíba - SP
2021
Sumário
Resumo 4
Introdução5
Desenvolvimento 6
Conclusão9
Referencia10
Resumo
Neste breve trabalho, tive o objetivo de repassar algumas informações sobre a nova fase da logística, mais conhecida pela expressão atual logística 4.0, que nada mais é do que uma nova fase da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostos pela indústria 4.0.
Obtive também contato com algumas diferenças com a logística tradicional, com relação a: Estoque, Perdas de inventário, Lead time (tempo decorrido), e Relações internas. E também foi focado algum dos benefícios que a logística 4.0 traz para as empresas e consumidores. Bem vamos lá...
Introdução
A fim de manter competitividade frente ao mercado, é necessário que os gestores estejam atentos aos avanços tecnológicos, pois cada tendência lançada visa proporcionar mais agilidade, eficiência e redução de custos ao processo logístico, gerando benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes.
É nesse contexto tecnológico que surge a Logística 4.0, que lança mão de recursos como automatização de processos, digitalização de atividades e agilidade no compartilhamento de informações e até mesmo da robótica para aperfeiçoar o serviço de logística. Resumido e cruamente dizendo, trata-se do uso de novos recursos e tecnologias para otimizar as operações empresariais.
Agora vamos de fato entrar falar sobre como a Logística 4.0, colo ela impacta o mercado, quais os seus benefícios e o que a diferencia da logística tradicional.
Desenvolvimento
Qual a diferença da Logística: Tradicional e 4.0. Quais os seus impactos
A logística 4.0 é a evolução da logística tradicional. Processos automatizados com ajuda das novas tecnologias garantirão um pool de novas oportunidades, não só para fábrica, mas a tudo relacionado aos negócios.
A logística 4.0 apresenta algumas diferenças da logística tradicional, abaixo na figura está colocada as principais:
[pic 1]
A Logística 4.0 Faz uso de uma grande variedade de oportunidades de negócios concedidas pelas novidades tecnológicas. Desta forma, ambas (Tradicional e 4.0) se distinguem em diversos pontos, como os já citados na figura:
Estoque:
Na logística tradicional costuma haver o acúmulo de estoque para que as mercadorias não faltem. Em sua contraparte tecnológica, os estoques são otimizados por meio da produção de bens personalizados, fabricando apenas o necessário para comercialização em um curto período de tempo.
Perdas de inventário:
A falta de conectividade na logística tradicional faz com que produtos possam ser facilmente perdidos por vencimento, avarias, roubos e furtos. As melhorias trazidas pela Logística 4.0, como o monitoramento 24/7 e o acompanhamento de processos em tempo real, permitem que a incidência desses problemas seja consideravelmente reduzida, evitando gastos com a reposição de produtos perdidos.
Lead time:
O conceito de lead time na logística pode ser resumido como o tempo decorrido desde o momento em que um cliente faz um pedido até sua entrega no destino. Por conta de diversos problemas na logística tradicional, esse tempo é muito maior que em sua versão 4.0, onde os aprimoramentos tecnológicos reduzem significativamente esse tempo.
Relações internas:
Na Logística 4.0, a integração da cadeia de suprimentos com outras áreas da empresa permite a redução da incidência de erros operacionais ligados às entregas no transporte e ao carregamento, evitando perdas de inventário por avaria e o ampliamento do lead time.
Alguns benefícios da logística 4.0
Redução de perdas e custos
Com um controle melhor sobre o estoque, diretamente as perdas são reduzidas por problemas evitados, como compras excessivas, deterioração de insumos e armazenamento incorreto de matérias-primas e demais itens. E isso por si só já representa uma redução de custos.
Porém, custos também são reduzidos pelo fato de menos pessoas serem necessárias para operar os mesmos procedimentos, e não somente no setor logístico, pois vimos que a logística 4.0 leva benefícios próprios da área para outros departamentos. Além disso, as despesas operacionais ainda podem ser enxugadas adicionalmente pela eliminação de etapas em processos que passam a ser automatizados e integrados com demais práticas internas ou externas da área logística.
Mais valorização do setor logístico no cenário geral
Um dos grandes impactos da logística inteligente e conectada, como vimos, é a elevação do valor entregue pelo setor para a empresa. Logo, ela passa a ser mais estratégica globalmente e valorizada pela diretoria, sócios e administradores.
Dessa forma, tanto o gestor logístico quanto sua equipe conseguem mais facilmente serem recompensados pelo trabalho e pela influência que geram para a alcance dos objetivos da organização. Também, com essa valorização do departamento, conseguir investimentos para melhoria em processos logísticos se torna tarefa menos difícil.
...