Diretório Acadêmico
Por: Carlos Magno • 16/3/2016 • Projeto de pesquisa • 2.318 Palavras (10 Páginas) • 293 Visualizações
FACULDADE NOSSA CIDADE [pic 2]
Antônio Roberto Oliveira RA 6597
Bruno Santos Silva RA: 7001
Carlos Magno Ribeiro Francisco RA 6410
Edla Rodrigues RA: 6440
Raquel Freitas Rodrigues RA: 6457
Pesquisa de Marketing para tomadas de Decisões
Diretório Acadêmico
A Pesquisa apresentada no curso de administração de empresas da Faculdade Nossa Cidade apresenta a análise e pesquisas através de dados e elaboração de tabulações e gráficos a implantação de Diretório Acadêmico.
Prof. Orientador Renata Martins
Carapicuíba 2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .......................................................................3
- FUNDAMETAÇÃO TEORICA ............................................3
- OBJETIVO DA PESQUISA ..................................................5
- PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA......................5
- ITENS PARA SE DESCOBRIR ATRAVES DA PESQUISA..5
- HIPOTESES ............................................................................6
- CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA ......................................6
- METODOS DA PESQUISA ..................................................7
- ANÁLISE DOS DADOS.........................................................9
- PROPOSTA DE SOLUÇÃO ................................................10
- CONCLUSÃO ........................................................................11
- REFERÊNCIAS............................................................12
INTRODUÇÃO
Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído.
No Brasil um centro acadêmico representa os direitos dos estudantes de nível superior, de um determinado curso ou diversos cursos de uma mesma faculdade, as formas de organização de entidades estudantis nas universidades e faculdades, sendo as principais o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centro Acadêmico (CE), o Diretório Acadêmico (DA) e o Grêmio estudantil, essas organizações aproximam os jovens de participar de diversas atividades a acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão. O trabalho demostra pesquisas onde procuramos primeiro entender o que os jovens estudantes da Faculdade Nossa Cidade entendem referente ao assunto, realizamos também questionários e pedimos a opinião sobre a implantação, de um DA. Ao decorrer da pesquisa iremos demostrar através de tabulação e gráficos os resultados de nossa pesquisa. Portanto, pretendemos compreender de maneira mais aprofundada uma destas relações que ocorrem no ambiente escolar: a relação aluno-aluno. Mais especificamente, quanto a sua organização enquanto categoria específica do ambiente escolar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Esta pesquisa consiste na elaboração de um Plano de Marketing para implantação Diretório Acadêmico, que a principio foi nomenclatura do como “Grêmio Estudantil”, na Faculdade Nossa Cidade, verificando as necessidades de melhorias ou novas ideias.
A implantação do Diretório Acadêmico serve para representar os estudantes, promovendo sua organização e defesa de suas reivindicações, defender os interesses gerais dos estudantes e de cada um em particular, manter relações e promover atividades com associações semelhantes, a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros. e sempre que necessário e conveniente aos interesses e aspirações dos estudantes; relacionar-se e cooperar com as entidades representativas de estudantes, da população e dos trabalhadores; incentivar as relações amistosas entre as organizações estudantis democráticas e unitárias de todo o mundo, e participar ativamente nos seus movimentos, lutar em defesa do ensino público e gratuito e de qualidade em todos os níveis; lutar pelo livre acesso à educação, combater pela contínua adequação do ensino às reais necessidades científicas e do interesse da maioria do povo Combater pela democracia e pelo respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, sexo, convicção política ou religiosa, lutar para que todos os direitos dos estudantes sejam atendidos em seu ambiente de ensino (sua escola).
Os direitos dos estudantes de nível superior de se organizarem esta disposta na constituição, lei 7.395/85.
Art . 4º - Fica assegurado aos Estudantes de cada curso de nível superior o direito à organização de Centros Acadêmicos - CAs ou Diretórios Acadêmicos - DAs como suas entidades representativas. (BRASIL, 1988)
A lei 7.398/85 estabelece o direito ao grêmio aos estudantes de primeiro e segundo grau;
Art . 1º - Aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus fica assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais. (BRASIL, 1988)
Portanto as aspirações de ter uma voz ativa na instituição de ensino, esta assegurado por lei, e deve ser utilizado para uma melhor integração entre o corpo docente, discente, corpo administrativo e sociedade local.
A socialização intencional não é, porém, o único modo de socialização desempenhado pela escola. (SCHIMIDT, 2001), a citação do livro Juventude e política no Brasil: a Socialização Política dos Jovens na Virada do Milênio, traz uma reflexão para a importância das organizações estudantis, que além de estimular a participação do aluno/acadêmico, a diversas atividades, o faz interagir e integrar com corpo discente e a sociedade.
...