Diversos Planos De Desenvolvimento Já Foram Elaborados No Brasil
Por: Lucas Madeira • 22/11/2023 • Monografia • 376 Palavras (2 Páginas) • 48 Visualizações
Diversos planos de desenvolvimento foram elaborados no Brasil, todos eles com alguma finalidade específica, seja ela uma meta para a elevação econômica e social, melhoras na infraestrutura brasileira, um desenvolvimento dos setores de saúde, alimentação, transporte e energia. De maneira geral são uma série de políticas visando o desenvolvimento do país.
Dentre esses planos, podemos citar por exemplo o plano SALTE (1950), elaborado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia, sendo exatamente o significado da sigla. Por não conseguir cumprir com todas as propostas expressas no Plano o mesmo acabou sendo abandonado, visto que devido à sua inexequibilidade financeira e à inviabilidade técnica de muitos de seus projetos não foi possível continuar.
Outro plano interessante é o plano de metas (1958), desenvolvido durando o governo de Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era melhorar a infraestrutura brasileira. O projeto se baseava em diversas metas que deveriam ser alcançadas em cinco setores, energia, transporte, indústria, educação e alimentação. De maneira geral podemos dizer que o projeto foi um sucesso, houveram melhoras históricas na economia, infraestrutura e na indústria.
Com isso, uma década depois entramos em um período da história denominado milagre econômico brasileiro, ocorrido durante o governo de Emílio Garrastazu Médici no contexto da ditadura militar. O milagre econômico foi reflexo da intervenção estatal na economia e dentre suas características podemos citar o investimento em estatais a realização de obras públicas juntamente com a indústria pesada e o investimento em petroquímicas e hidrelétricas.
Neste período o brasil vivenciou um alto desenvolvimento econômico e altos índices de crescimento anual do PIB juntamente da queda da inflação. Entre os anos de 1969 e 1973 o PIB cresceu para 14% ao ano e a inflação desceu para 15,6%. Porém, em meio a tantos pontos positivos devemos citar também os negativos, dentre eles, o aumento da concentração de renda no país, o crescimento da divida externa e principalmente o período de ditatura, um período violento onde não existiam as liberdades individuais, direitos humanos ou o respeito a cidadania.
Em conclusão, podemos dizer que esses dois períodos foram marcantes e tiveram seus pontos positivos e negativos e que nunca devem ser esquecidos na história desse país, principalmente para não cometermos os mesmos erros novamente
...