Documentário Carne e Osso
Por: Fê Garcia • 5/12/2018 • Resenha • 319 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Luis Eduardo Magalhães 07 de novembro de 2018.
Fernanda Luiza Garcia.
CARNE E OSSO
O documentário Carne e Osso foi realizado no ano de 2011 e apresenta a real situação da vida de quem trabalha dentro de abatedouros por toda a região brasileira, aspectos psicológicos e físicos que afetam a vida dentro e fora do ambiente de trabalho. No documentário fica evidente o desrespeito pela vida humana e o descaso com funcionários que chegam a exercer uma carga laboral superior ao suportando e/ou orientado pelas legislações, em um abatedouro de aves um funcionário chega a realizar até 18 movimentos por cada 15 segundos, foi mencionado que a soma desses movimentos por minuto é muito superior ao que é saudável a uma pessoa realizar.
Em diversos relatos ficou evidente o descaso das empresas e dos profissionais de saúde com relação a problemas médicos decorrentes da atividade exercida pelo funcionário, chegando o mesmo a ter problemas irreversíveis, fincando inapto a qualquer outro tipo de trabalho remunerado. Os problemas acarretados nesses locais de trabalho vão além da dificuldade física, pois, para obter maior lucro e atender as enormes demandas, os funcionários são colocados sob tensão, gerando estresse e causando problemas psicológicos como depressão, ansiedade e até doenças neurológicas.
O documentário retratou que algumas empresas realizam atividades laborais antes do expediente iniciar e em dois intervalos de 15 minutos por jornada de trabalho, o que nem sempre supre a necessidade do corpo humano de descanso e pausa na rotina do trabalho.
Sob meu ponto de vista é necessário que o sistema que regulamenta os abatedouros e frigoríficos seja mais eficaz em sua fiscalização, tenho consciência que nem sempre é possível observar atitudes, uma vez que quando o órgão fiscalizador chega na empresa as mesmas voltam suas atenções e afazeres para dentro das normas. As empresas precisam ter consciência que o bem estar de um funcionário o torna mais produtivo e menos ausente em seu ambiente de trabalho.
...