E Conhecendo Melhor o Fedback
Por: Adriana Alves • 13/5/2020 • Trabalho acadêmico • 323 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
“Conhecendo melhor o Fedback”
O Feedback tem sido essencial nas organizações para uma clareza de ideias e um ambiente agradável para os funcionários. Essa técnica de comunicação, tem como objetivo melhorias, entre o desempenho e performance, através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência. Para muitos, receber um feedback é um motivo de descontentamento. Mas a grande verdade é que, se bem executado, esse retorno pode contribuir significativamente para o aumento do bom desempenho de um colaborador ou equipe. Para que a prática resulte no efeito desejado, será necessário que a conversa seja construtiva. Além disso, é preciso mostrar quais são os pontos fracos, o que precisa ser mudado e o que a empresa espera daquele colaborador.
Na empresa em que trabalho (Indústria Automotiva) o Gestor dá feedback a cada 6 meses, pontuando seus pontos positivos e negativos, sendo eles; trabalho em equipe, conhecimento da sua função, melhorias após seu último feedback e etc. Um gestor anterior usou como prática o recurso Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), utilizando uma planilha para alimentarmos e pontuarmos, sobre os nossos dados. Exemplo: Nota de 0 a 5, sobre faltas e atrasos, entrega de metas e etc. Dessa forma, é um feedback baseado em números, o que infelizmente acabou não sendo muito satisfatório para os funcionários, devido as comparações de números entre eles, e gerando insatisfação.
O feedback acaba não sendo bem sucedido quando o emissor está em um estado de desequilíbrio, gritando ao ponto de outras pessoas escutarem, e fazendo comparações do seu comportamento com outras pessoas, e por fim ocasiona um conflito. O feedback é bem sucedido, quando o emissor pontua seus pontos positivos e negativos, de forma construtiva. O bom feedback é essencial para conhecermos nossos pontos fortes para se aperfeiçoar ainda mais e reconhecer pontos fracos para revertê-los em aprendizado.
Nome: Adriana da Silva Alves
RA: N572221
Curso: Recursos Humanos
...