ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO
Por: alan5338 • 8/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 856 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD- ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL
NOME DO ALUNO
ALAN GONZAGA DE OLIVEIRA SILVEIRA
Matrícula: 201201417821
Empresa : Marinha do Brasil
AMBIENTE DE ORIENTAÇÃO
Curso: ADMINISTRAÇÃO
Turma: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO (GST0558/1756314) 9002
Campus: Presidente Vargas
Data: 10-06-2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
- PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
5. PROJETO DE PESQUISA APLICADA
5.1 Tema Delimitado
5.2 Contextualização do Problema
5.3 O Problema
5.4 Identificação e Melhoria
5.5 Objetivos
5.6 Referencial Teórico
5.7 Metodologia
5.8 Bibliografia
6. COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO
- INTRODUÇÃO
Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de administração, e descrever as atividades desenvolvidas durante programa de estágio supervisionado.
- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Marinha do Brasil é uma das três Forças Armadas do Brasil, ao lado do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira , sendo responsável pela condução das operações navais em geral. Maior marinha da América Latina, é a mais antiga das Forças Armadas brasileiras e uma das dez marinhas do mundo a operar um porta-aviões. , o NAe São Paulo de 27 307 toneladas. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré. A origem da Arma remonta à Marinha Portuguesa, existente já desde o século XII. A transferência da sede do Reino de Portugal, para o Brasil, em 1808, levou a que, para aqui, também fosse transferida uma parte importante da estrutura, pessoal e navios da Marinha Portuguesa. Estes seriam o núcleo da futura Marinha do Brasil. A Armada Nacional (como foi chamada a Marinha de Guerra brasileira durante o regime monárquico) surgiu com a Independência do país. Era formada quase que em sua totalidade por embarcações, pessoal, organizações e doutrinas provenientes da transmigração da Família Real de Portugal em 1808. Os seus membros eram alguns poucos brasileiros natos (até então quase todos proibidos de servir), portugueses que optaram por aderir à causa da separação (e que consequentemente foram naturalizados brasileiros) e estrangeiros de vários países contratados como mercenários.
Missão: A missão primordial da Marinha é garantir a defesa da Pátria juntamente com as demais Forças Armadas. Para o cumprimento de sua missão constitucional a Marinha deve preparar e aplicar o Poder Naval. Cabe ainda à Marinha, como missão secundária, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República. Como o Brasil não possui um órgão exclusivo para organizar, fiscalizar e orientar a Marinha Mercante e policiar a costa brasileira e águas interiores, ela também exerce o papel de "Guarda Costeira”
Visão: Ser uma das maiores marinhas do mundo, podendo operar com diversos tipos de navios, de todas as classes, e poder fazer as missões aela designadas. assegurar crescimento e perenidade no mercado, através da excelência nos serviços, sendo respeitada e reconhecida, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social.
Valores: Disciplina, Hierarquia, Segurança, Comprometimento.
3. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Desenvolvi minhas atividades de estágio na área de Administração, no setor de Gestão de Pessoas, Financeiro e Logístico da “Empresa”, sendo supervisionado pelo Diretor Chefe do Departamento de maquinas, e do Imediato e Comandante do Navio.
4.1 Na área de Gestão de Pessoas, auxiliava o Supervisor na elaboração de rotinas administrativas, elaboração de ata de reunião, controle de presença e registros diversos de funcionários.
4.2 No setor Financeiro, auxiliava no controle de planilhas orçamentárias, controle de pagamentos, e elaboração de planilhas de compra de materiais.
4.3 Na área de Logística, auxiliava no controle de estoque, planejamento e distribuição de logística.
- PROJETO DE PESQUISA APLICADA
5.1 TEMA DELIMITADO
Capacitação e motivação dos militares dentro das organizações militares.
5.2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA
Diante do cenário atual, é de extrema importância que as organizações tenham uma preocupação em fidelizar e motivar seus clientes internos, pois isso gera um impacto muito grande na produtividade e rotatividade da empresa. O cliente que estiver fidelizado irá trabalhar muito mais motivado e contente de acordo com a visão da organização. (CHIAVENATO, 2006).
5.3 O PROBLEMA
Clientes internos capacitados, fidelizados e motivados, podem influenciar no aumento da produtividade?
5.4 IDENTIFICAÇÃO E MELHORIA
Alguns produtos que poderiam ser potencializados, são o sistema operacional utilizado pela MB em seus computadores, tendo em vista que nem todos funcionam perfeitamente bem com alguns programas que são de extrema necessidade para o andamento das atribuições gerais. Também pode ser lembrado que tanto na área de Gestão de Pessoas, quanto no setor Financeiro e de Logística, ainda são feitas muitas planilhas e documentos em papel, em meio físico, podendo ser substituído pelo meio eletrônico, assim diminuindo o custo, e também facilitando a estocagem, que deixaria de ser em paióis, ocupando muito espaço, e passaria a ser em emails, pendrives, HD, e etc.
...