ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Por: Bruna Imenes • 22/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.574 Palavras (7 Páginas) • 242 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Estruturas Organizacionais
Centralização e Descentralização de Poder nas Organizações
Data de entrega: 30/03/2017
Sumário
- Conceito de Centralização e Descentralização
- Vantagens x Desvantagens
- Como podemos implementar uma Centralização e Descentralização nas organizações
- Qual dos dois conceitos o grupo acredita ser mais eficaz e por que?
- Exemplo de uma Organização que adotou um dos conceitos
1 - Conceito de Centralização e Descentralização
O conceito sistema centralizado e descentralizado de uma empresa está relacionado às etapas de tomadas de decisões, o que também está relacionado aos níveis hierárquicos encontrados nestes sistemas.
São vários os fatores que afetam na escolha de estrutura empresarial, como por exemplo: distribuição de poder (níveis hierárquicos), complexidade do ambiente (como o grau de especialização e conhecimento daqueles que compõem uma equipe), metodologia, tamanho da empresa e projetos, estratégia na qual a empresa pretende utilizar para alcançar seus objetivos e até mesmo tecnologia.
A centralização do poder é um sistema no qual as estratégias e decisões são tomadas todas na cúpula, é um sistema de certa forma eficiente, pois cada etapa é minuciosamente planejada e regrada. No sistema centralizado, é mais garantido que as decisões do diretor sejam seguidas ao pé da letra. Geralmente esse tipo de sistema é encontrado em empresas mais conservadoras, apesar de o sigilo de informações ser maior (o que é fundamental independente do tipo de sistema), acaba sendo uma empresa com processos lentos, desde negociações, assuntos internos, execução de serviços, entregas, etc.
A descentralização de poder na cúpula, assim como no sistema anterior, possui seus prós e contras. O sistema descentralizado possibilita uma agilidade muito maior na resolução de processos, como por exemplo, uma tomada de decisão é muito lenta no sistema centralizado, pois todas as ordens partem somente da cúpula da organização. Já no sistema descentralizado, boa parte das tomadas de decisões, geralmente é aplicada por pessoas indicadas e subordinadas ao chefe.
Sistema Centralizado Sistema Descentralizado
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]
[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]
2 - Vantagens x Desvantagens
Centralização - Facilitar o trabalho de coordenação é a mais importante das vantagens que a centralização apresenta, pois o administrador da cúpula mantém todas as rédeas da empresa por ter o controle total da organização obtido através das informações diretas. Coordenar as atividades de cada departamento, de cada divisão da empresa, facilita a avaliação para a tomada de decisão.
Além do poder que o tomador de decisão tem para exercer essa função, o mesmo é bem treinado e mais preparado do que os indivíduos que estão nos níveis mais baixos, desta forma, as decisões estratégicas são mais rápidas e consistentes com os objetivos da organização, evitando duplicação de tarefas e desperdícios, resultando em redução de custos operacionais, uniformidade de diretrizes e normas nos procedimentos e decisões e boa comunicação vertical.
Acredita-se que esse modelo de direção se enquadra melhor em empresas de pequeno e médio porte, pois o administrador consegue ter o controle da direção de forma que possa alcançar o resultado esperado.
Em contrapartida, na alta cúpula, com a distância da realidade e dos fatos, podem ocorrer problemas de comunicação devido ao pouco contato com os colaboradores e as situações envolvidas. A demora entre as linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam maior custo operacional e, quando a mesma ocorre, pode haver distorções e erros pessoais no processo.
Likert e Likert (1980, P. 6) afirma que os mais altos níveis de criatividade são encontrados nas organizações que "estimulam a mentalidade criativa, pelo estimulo da diversidade e das diferenças entra as pessoas incumbidas de tarefas em que o pensamento criativo produz resultados valiosos". Sendo assim, devido à falta de autonomia na organização centralizadora, o colaborador pode se sentir desmotivado a inovar por estar fora do processo decisorial, desestimulando a sua criatividade.
Já no que se refere ao ambiente organizacional, estes fatores podem derivar de falhas na comunicação na inserção de uma novidade, gerando incompreensão dos indivíduos quanto importância da nova realidade.
Descentralização - Atualmente, quando se fala em reorganizar uma empresa, é comum pensar em descentralizá-la, reorganiza-se descentralizando. Se a organização não vai bem, uma hipótese para explicar suas dificuldades será, provavelmente, de que sua administração é excessivamente centralizada.
Os principais fatores que poderiam levar o administrador a optar por um sistema descentralizado é o interesse em racionalizar. A descentralização contribui para a elevação da moral da organização por atender melhor as necessidades de independência do administrador.
A maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios. As responsabilidades são concedidas de forma igualitária, distribuídas entre todos os níveis da organização gerando uma competição positiva entre as unidades e menor dependência da cúpula, resultando assim na otimização e na melhor utilização dos recursos.
Dando autoridade de decisão, contribui para atrair e reter talentos, além de proporcionar experiência para os colaboradores exercerem trabalhos na alta gerência. As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação dando possibilidades a colaboradores, considerados inferiores, a gerar maior especialização nas diferentes unidades organizacionais.
...