EVOLUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA - ARRECADAÇÃO X CARGA TRIBUTÁRIA – UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS
Por: Werinton Pereira • 16/5/2016 • Resenha • 361 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
1. EVOLUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA - ARRECADAÇÃO X CARGA TRIBUTÁRIA – UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS.
Dados:
[pic 1]
Comentários: - Podemos perceber que houve uma pequena variação na carga tributária brasileira no período que compreendo os anos entre 2005 e 2014, onde a maior porcentagem da carga tributária se deu em 2007 (33,78%) e a menor em 2009 (32,41%). Podemos também que o período entre 2009 e 2010 houve uma queda na carga tributária, ocasionada pela crise global de 2008.
[pic 2]
Nestes quadros podemos ver que se deu uma diferente entre a arrecadação da união x carga tributaria da dos estados e municípios. A arrecadação de receitas tributárias da união manteve-se em algo em torno de 18% (maior porcentagem em 2007) e 16,3% (menor porcentagem em 2009), já a carga tributária dos municípios e estados vem aumentando ano após ano, atingindo seu maior patamar médio em 2014.
2. TOTAL DA RECEITA TRIBUTÁRIA E PARTICIPAÇÃO POR TRIBUTOS (IRRF, FGTS, IPI, ICMS E OUTROS) DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS.
[pic 3]
Comentário: Com base nos dados do quadro acima, vemos que houve uma leve queda no ttal da receita tributária entre os anos de 2013 e 2014, queda puxada pela baixa da participação dos tributos federais (notadamente CSLL, PIS e COFINS), olhando para os tributos estaduais e municipais, podemos ver uma tendência a manter-se na média entre os anos analisados no quadro, onde observa-se uma pequena queda dos tributos do governo estadual (-0,03 puxados pela queda do ICMS) e um leve aumento nos tributos do governo municipal (+0,11 puxados pelo aumento do ISS e outros tributos)
3. EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÃO DA UNIÃO, DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS NA CARGA TRIBUTARIA NACIONAL.
[pic 4]
COMENTARIO: Com base nos dados do quadro apresentado acima, podemos notar que a participação da união tem variado durante os anos analisados, mas com tendência a cair ao longo do período, o que indica que cada vez mais sua participação vem sofrendo decréscimo. Já com os estados e municípios ocorre o contrario, sua participação na arrecadação total vem tendo aumento entre os anos analisados, com tendência de forte aumento na arrecadação dos municípios em face aos estados.
...