TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA - ARRECADAÇÃO X CARGA TRIBUTÁRIA – UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

1. EVOLUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA - ARRECADAÇÃO X CARGA TRIBUTÁRIA – UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS.

Dados:

[pic 1]

Comentários: - Podemos perceber que houve uma pequena variação na carga tributária brasileira no período que compreendo os anos entre 2005 e 2014, onde a maior porcentagem da carga tributária se deu em 2007 (33,78%) e a menor em 2009 (32,41%). Podemos também que o período entre 2009 e 2010 houve uma queda na carga tributária, ocasionada pela crise global de 2008.

[pic 2]

Nestes quadros podemos ver que se deu uma diferente entre a arrecadação da união  x carga tributaria da  dos estados e municípios. A arrecadação de receitas tributárias da união manteve-se em algo em torno de 18% (maior porcentagem em 2007) e 16,3% (menor porcentagem em 2009), já a carga tributária dos municípios e estados vem aumentando ano após ano, atingindo seu maior patamar médio em 2014.

2. TOTAL DA RECEITA TRIBUTÁRIA E PARTICIPAÇÃO POR TRIBUTOS (IRRF, FGTS, IPI, ICMS E OUTROS) DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS.

[pic 3]

Comentário: Com base nos dados do quadro acima, vemos que houve uma leve queda no ttal da receita tributária entre os anos de 2013 e 2014, queda puxada pela baixa da participação dos tributos federais (notadamente CSLL, PIS e COFINS), olhando para os tributos estaduais e municipais, podemos ver uma tendência a manter-se na média entre os anos analisados no quadro, onde observa-se uma pequena queda dos tributos do governo estadual (-0,03 puxados pela queda do ICMS) e um leve aumento nos tributos do governo municipal (+0,11 puxados pelo aumento do ISS e outros tributos)

3. EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÃO DA UNIÃO, DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS NA CARGA TRIBUTARIA NACIONAL.

[pic 4]

COMENTARIO:         Com base nos dados do quadro apresentado acima, podemos notar que a participação da união tem variado durante os anos analisados, mas com tendência a cair ao longo do período, o que indica que cada vez mais sua participação vem sofrendo decréscimo. Já com os estados e municípios ocorre o contrario, sua participação na arrecadação total vem tendo aumento entre os anos analisados, com tendência de forte aumento na arrecadação dos municípios em face aos estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (134.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com