EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA GESTÃO DE FLUXOS LOGÍSTICOS
Por: Nayane Franco • 24/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.796 Palavras (8 Páginas) • 103 Visualizações
EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA GESTÃO DE FLUXOS LOGÍSTICOS
CONTAGEM
2021
1 INTRODUÇÃO
Segundo Pires (1998), a logística é um processo de planejamento onde se controla a eficiência dos custos efetivos, estoque de matéria prima e também mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos do cliente.
Para Ballou (1993), A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo dos produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
Com a economia, as empresas acordaram e começaram a vê-la como uma ferramenta necessária à competitividade e à sobrevivência do negócio e começou a se desenvolver realmente na época da globalização e com o nascimento da Internet (época das aldeias globais).
A logística é composta por uma série de atividades de planejamento, organização, execução e controle envolvendo e exigindo tecnologia, conhecimento e informação, buscando através desta, reduzir custos e prazos em processos complexos de produção e distribuição. Para se fazer logística, são necessários softwares e conteúdos apropriados, assim como técnicos preparados e infraestrutura integrada, para que a eficácia pretendida ao processo seja alcançada
Atualmente, dentro das organizações precisa haver uma sincronização entre todos os departamentos, gerando, consequentemente, maior agilidade através deste processo. Todo o processo logístico deve estar atrelado a uma visão integrada, contribuindo, assim, para eliminar os desperdícios e melhorando o resultado final. As empresas estão encontrando na logística, respostas para melhorar o seu poder de competição, mesmo quando acham que já chegaram ao limite de sua capacidade ou qualidade, daí a justificativa para a presente pesquisa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A importância da Logística no contexto atual das empresas
A logística hoje ocupa um lugar de destaque na administração moderna e é atribuído com ela o sucesso ou insucesso de muitas organizações, com operações eficientes é possível se tornar competitiva num cenário onde a abertura do mercado elevou a concorrência a níveis antes inimagináveis e tem imposto enormes desafios a essas organizações. Uma logística eficiente possibilita a redução significativa de erros, retrabalhos, desperdícios contribuem para a maximização das receitas das empresas e agrada o principal elo da cadeia logística, que é o cliente final, possibilitando a fidelização do mesmo e a conquista de novos mercados.
2.1.1 Logística na economia
O crescimento e desenvolvimento econômicos dependem, significativamente, da execução de uma logística eficaz, pois o aumento das competitividades nacional e empresarial somente será obtido com eficiência operacional, diminuição de desperdícios, eliminação de ‘gastos desnecessários’ e diminuição dos custos envolvidos nos processos de abastecimento, transferência e distribuição.
2.1.2 O equilíbrio entre a oferta e a demanda
Quando há mais produtos à venda do que clientes interessados, o estoque fica parado nas prateleiras. Isso representa um investimento que não pode ser convertido em dinheiro e resulta em perdas. Um das soluções é realizar promoções e oferecer descontos elevados. Contudo, não há garantias de que os resultados serão positivos. Os clientes buscam transportadoras que são capazes de disponibilizar produtos e materiais na quantidade e condições exigidas, bem como no local estipulado e no momento certo. Tudo isso com a cobrança de preços justos e atrativos. Essa é a competição diária que os profissionais que atuam no setor enfrentam. Por isso, é preciso estabelecer estratégias que assegurem o cumprimento de todos os esses fatores, desde o abastecimento até a distribuição da produção para os consumidores.
2.1.3 A logística e a pandemia
Como é sabido, todos os setores enfrentam um desafio enquanto o vírus se espalha pelo globo. Com a logística e transportes não foi diferente. Essa área foi diretamente impactada, entretanto teve que se recuperar rapidamente. Afinal, os transportes representam uma atividade essencial para a sociedade toda.
Em um cenário de crise mundial, as indústrias e transportadoras estão tendo que se reinventar para não serem abaladas pela pandemia. Novos processos de prevenção e cuidados foram implementados dentro da atividade de transporte, tanto no despache quanto na entrega.
2.2 Principais desafios e riscos enfrentados para garantir a eficiência na gestão do fluxo logístico
O que estamos observando nos dias de hoje é uma mudança para o caráter estratégico da atividade de transportes e o seu impacto nos resultados. É papel do gestor, portanto, identificar e desenvolver formas de diminuir os riscos e obter melhores resultados para a empresa.
2.2.1 Infraestrutura das estradas
O transporte de cargas no Brasil utiliza, majoritariamente, o modal rodoviário, o que sujeita as empresas a lidar com os custos da falta de conservação da malha viária. Sua característica primária é a movimentação de cargas de diversos portes — desde produtos agrícolas até minério — para regiões distantes. Contudo, os obstáculos nas estradas aumentam na proporção de sua extensão.
Para lidar com esse problema, as empresas podem limitar seu raio de entrega, evitando, assim, trafegar por vias esburacadas e sem asfalto. As manutenções preventivas contribuem para deixar os veículos em condições de circular por mais tempo e preservá-los.
2.2.2 Terceirização dos serviços logísticos
A grande maioria das empresas já reconhece os benefícios da terceirização dos serviços logísticos, optando pela contratação de empresas especializadas para simplificar a rotina de tarefas, economizar recursos e aumentar a produtividade.
No entanto, para que a terceirização possa ser de fato, uma vantagem estratégica, é preciso contar com bons fornecedores logísticos, sendo que os critérios adotados pelos gestores durante a contratação dos parceiros nem sempre são os mais adequados.
...