Economia
Por: tiagoeinsfeld • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 970 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
Aluno: Tiago Einsfeld
1 - Distingua os conceitos de bem econômico e bem livre. Dê ao menos um exemplo de cada um.
Bens livres são aqueles que não podemos nos apropriar, são ilimitados e não possuem valor, exemplo: ar, calor, sol, chuva.
Bens econômicos são apropriáveis, são limitados devido a sua procura e possuem valor monetário, exemplo: roupas, carros, alimentos.
2 - Explique os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, quanto produzir, como e para quem). Por que a ideia de escassez dos recursos de produção é vital para responder os problemas econômicos fundamentais?
O que e quanto produzir- Considerando a escassez dos recursos de produção, terá de se escolher, dentre as possibilidades de produção, quais produtos deverão ser produzidos e em que quantidade deverão ser.
Como produzir- deve-se levar em conta a tecnologia disponível, pela concorrência, utilizar os métodos mais eficientes e de menores custos de produção
Para quem produzir - os membros da sociedade como um todo, deverão participar da distribuição dos resultados do que foi produzido. Os produtos serão consumidos por quem tenha renda para participar do mercado de bens. Através da renda de cada um, será atribuída sua capacidade de participar dos resultados da produção.
3 - Do sistema do fluxo real e monetário forma-se o fluxo circular da renda de uma economia. Explique como esses dois fluxos funcionam separadamente de acordo com os exemplos abaixo:
a) José para R$ 1,50 pelo litro de leite comprado na mercearia.
b) Ao trabalhar na fábrica de móveis, José recebe R$ 500,00 de salário mensal.
Utilize as imagens dos fluxos do arquivo postado no módulo 1 ou desenhe à mão e digitalize no Paint.
No fluxo real as famílias oferecem tudo que as empresas necessitam para existir, como recursos naturais e mão de obra. Por sua vez as empresas oferecem as famílias auilo que elas precisam para se manterem.
No exemplo A, as famílias retiram o leite da vaca e fornecem para a mercearia, que por sua vez fornece o leite para José e sua família se alimentarem.
Fluxo Real:
[pic 1]
No fluxo monetário, as empresas pagam as famílias pelos serviços e mão-de-obra prestados, que por sua vez pagam as empresas pelos bens e serviços adquiridos.
No exemplo B, o José recebe o salário da fábrica de móveis, e com esse dinheiro ele paga por produtos e serviços adquiridos.
Fluxo Monetário:
[pic 2]
4 - Classifique os tópicos abaixo segundo a área de estudo da economia: MI para microeconomia e MA para macroeconomia.
a) A decisão de uma família sobre quanto investir no mercado de ações (MI)
b) Os impactos das taxas de juros definidas pelo Governo Federal na reunião do Comitê de Política Monetária (MA)
c) Os investimentos de uma empresa em contratação de colaboradores qualificados (MI)
d) A decisão de um jovem sobre ingressar em uma Universidade (MI)
e) A relação entre a taxa de inflação e variações na quantidade demandada (MA)
5 - Pesquisa na Internet: escreva um parágrafo (em torno de 5 linhas) sobre cada área de estudo das Ciências Econômicas, fazendo também uma breve reflexão com exemplos:
a) Microeconomia - A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores. Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa. Por exemplo, o Estado ministrando preços dos remédios.
b) Macroeconomia - Macroeconomia trata do sistema econômico como um todo e não das unidades econômicas individuais de que se compõe. O valor global do fluxo de bens (produto nacional líquido) e o valor global do fluxo de recursos (renda nacional) constituem exemplos de gerenciamento de modelos macroeconômicos. Um exemplo prático são as políticas de desenvolvimento do Estado incentivando, via subsídios diretos ou indiretos, uma maior produção da indústria, possibilitando maior crescimento do PIB.
...