Economia
Por: Milene Bernardino • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 4.617 Palavras (19 Páginas) • 641 Visualizações
Economia
Questionário – Prova Presencial
1 – Defina Fluxo Circular da Renda e Moeda – Famílias/ Empresas:
As empresas precisam adquirir recursos para produzir seus bens e serviços e, assim, as famílias ofertam a mão de obra, em contrapartida, as famílias recebem a renda dos fatores. Para fechar o ciclo, existe o mercado de bens e serviços, onde as empresas vendem o que produziram e as famílias compram esses bens e serviços produzidos.
2 – O que são Fatores de Produção?
São elementos que contribuem para produção de bens materiais. Sendo eles: Terra, Trabalho, Capital, Tecnologia e Capacidade Empresarial.
3 – Defina Problemas Econômicos Fundamentais.
As sociedades enfrentam o problema de escassez de recursos para as ilimitadas necessidades humanas. A sociedade, ou um determinado segmento dela, deve decidir, a partir das escolhas coletivas, como empregar, os recursos existentes e escolher como irão se desenvolver.
4 – Para facilitar o estudo da Economia, os economistas costumam dividi-lo em quatro grandes áreas de especialização, quais são? Defina-os.
Microeconomia: estuda os fundamentos das escolhas dos agentes econômicos, ou seja, indivíduos e firmas, e suas interações nos mercados específicos, considerando os recursos escassos de que dispõem, através da Teoria do Consumidor e Teoria da Firma.
Macroeconomia: estuda a economia como um todo, incluindo as causas e os mecanismos corretivos das grandes flutuações das variáveis conjunturais. Sua estrutura é composta por 5 mercados: Bens de serviços, Mercado de trabalho, Mercado monetário (juros), Mercados de títulos (déficit e superávit) e Mercado de divisas: câmbio, dólar.
Economia Internacional: estuda as relações de troca entre um país e o resto do mundo através da balança comercial (exportação e importação de bens e serviços) e as relações comerciais e financeiras entre os residentes e os não residentes do país.
Desenvolvimento Econômico: apesar de possuir um caráter macroeconômico, o desenvolvimento econômico trata de questões de longo prazo, em busca de maneiras para melhorar o padrão da vida da população.
5 – Quais são os agentes econômicos? Explique-os.
As famílias: cumprem uma dupla função, pois são as donas dos fatores de produção, principalmente o capital e o trabalho, e demandam bens e serviços para a satisfação de suas necessidades.
As empresas: Elas se destinam exclusivamente a produzir bens e serviços. Para esta produção, as empresas necessitam dos fatores de produção, que lhes são ofertados pelas famílias.
Governo ou setor público: atua no mercado como demandante de bens e serviços, e também como ofertante de serviços à sociedade, em áreas onde a iniciativa privada não vê incentivos para atuar.
6 – Como podemos definir as necessidades humanas?
Podem ser definidas como exigências, carências ou falta de bens e serviços necessários para satisfazerem as necessidades de um único indivíduo, de um grupo, ou da sociedade como um todo.
7 – Como podemos classificar as necessidades humanas?
Primárias básicas ou biológicas: higiene, educação, alimentação, moradia, saneamento, etc.
Secundárias: Automóveis, telefone, celular, produtos de informática, etc.
Terciárias, coletivas ou sociais: Justiça, fiscalização, manutenção da ordem pública.
8 – Podemos classificar os bens em que tipos?
Bens econômicos: são os bens escassos, que demandam esforço humano para sua produção e possuem um preço de mercado.
Bens materiais: possuem forma física, podem ser tocados, são tangíveis e podem ser estocados para consumo posterior.
Bens não materiais: intangíveis, imateriais, que não podem ser estocados ou medidos.
Bens primários: utilizamos como matéria prima ou fonte de energia para produção de outros bens.
Bens intermediários: são consumidos no processo produtivo, mas que ainda precisam de transformação para atingir a sua forma definitiva.
Bens finais: são vendidos para o consumo ou para utilização final.
Bens de capital: são empregados no preparo ou na produção de outros bens.
Bens de consumo duráveis: se destinam ao atendimento imediato das necessidades humanas e possuem longa durabilidade.
Bens de consumo não duráveis: possuem pouca durabilidade, se esgotam logo no primeiro uso.
Bens públicos: bens gerais supridos pelo setor público.
9 – Como podemos explicar a relação entre Mercados e Concorrência?
Os termos oferta e demanda se referem ao comportamento das pessoas quando interagem nos mercados. Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço. Por um lado, os compradores, em conjunto, determinam a demanda pelo produto, e desejam maximizar a função utilidade. De outro lado, os vendedores, em conjunto, determinam a oferta dos bens e serviços, e desejam maximizar o lucro.
10 – Defina o Mercado Competitivo.
Um mercado competitivo é um mercado em que há um número elevado de compradores e também um número elevado de vendedores, de modo que cada um deles exerce um impacto insignificante sobre os preços de mercado. Cada vendedor tem um controle limitado sobre o preço pelo qual outros vendedores oferecem por um produto similar. Assim, um vendedor não tem muitos motivos para cobrar mais ou menos do que o preço de um concorrente, cobrando menos deixará de ganhar e cobrando mais, perderá clientes.
Algumas vezes são detectadas as chamadas falhas de mercado, e este ideal de igualdade de condições e de mercado justo para todos pode não acontecer. São casos de identificação de monopólios, oligopólios, cartéis, dente outras.
11 – Defina Demanda de Mercado.
A demanda por um bem ou por um serviço, também chamada de procura, pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado momento. A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, como o preço do produto, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor, os preços dos bens relacionados, as expectativas e a preferência individual.
12 – O que se entende sobre Lei Geral da Demanda?
Há uma relação inversa entre a quantidade demandada e o preço do bem, coeteris paribus, ou seja, se o preço do bem aumenta, a quantidade demandada diminui, mas se o preço diminui, a quantidade demandada aumenta. A relação inversa entre o preço e a quantidade demandada faz parte da chamada lei geral da demanda.
Quantidade demanda é um valor específico da quantidade de bens para um determinado nível de preços. E a curva de demanda é o conjunto de todos os pontos de pares ordenados que formam a função da demanda.
...