Economia
Por: grasselli • 23/5/2015 • Bibliografia • 587 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
Etapa 2
Tema: Microeconomia: formação de preços
Muitas empresas têm como o principal objetivo maximizar os seus lucros, ou seja, aumentar seus ganhos financeiros. Existem várias formas para conseguir lucrar mais, abaixo vamos relatar dois exemplos reais de maximização de lucros.
TAM S.A
Entre os anos de 2005 e 2006 houve um crescimento de 30,02%, uma forte expansão na abertura de seis novas rotas internacionais. Uma delas é a área de transporte de cargas, a TAM Cargo.
Foi lançado também o programa Fidelidade TAM onde os passageiros podem acumular e resgatar pontos para viajar nos vôos domésticos ou internacionais da TAM e de suas parceiras, o programa de fidelização é uma forte ferramenta de relacionamento por não impor restrições aos associados que estejam resgatando pontos em vôos domésticos em número de assentos disponíveis ou vôos. Com isso estrategicamente irá fidelizando cada vez mais passageiros, o que permitirá aumentar as receitas com vendas de pontos.
No período do ano de 2006 e 2007 ocorreu um aumento de 10,98% pois foi desenvolvidas atividades para o mercado executivo, turismo, lazer e cargas, como objetivo de atender a demanda do mercado brasileiro, visando o melhor aproveitamento das aeronaves. No mercado doméstico a maior parte do aumento foi devido à renovação de frota substituindo as aeronaves F-100 por aeronaves de maior capacidade.
A TAM tem significantes reduções de custos através de um uso eficiente das aeronaves da companhia, frota flexível e moderna, utilização de tecnologia nos processos operacionais e manutenção própria. Foi implantado um plano de tarifas promocionais nos horários de baixa demanda na busca de oferta de serviços diferenciados a preços competitivos, privilegiando e atraindo passageiros de lazer que procuram por melhores preços e tendem a ser mais flexíveis na programação de suas viagens.
GOL LINHAS AEREAS INTELIGENTES S.A
No exercício do ano de 2005 e 2006 ocorreu um crescimento de 42,44%%, a GOL oferece opções aos seus passageiros, ofertas diferenciadas em diversos horários, com conexões para todos os destinos atendidos, gerando assim demanda nos novos mercados em que atua o chamado “Efeito GOL”.
A companhia mantém uma redução na estrutura de custos, o que possibilita ofertar mais assentos a preços acessíveis, a uma quantidade maior de passageiros para diversos destinos. A pontualidade e a regularidade dos vôos também ajudaram no crescimento fazendo com que os passageiros tenham confiança e fidelize a companhia.
Também podemos citar o programa Voe Fácil que possibilita dividir o pagamento das passagens aéreas em até 36 vezes, o mais extenso prazo de parcelamento do mercado, revolucionou o mercado brasileiro de vendas ao eliminar a emissão do tradicional bilhete, barateando os custos da companhia e simplificou o acesso dos passageiros aos serviços ofertados.
Entre os anos 2006 e 2007 o aumento foi de 30,64% através de algumas promoções como, Contramão do Carnaval, Brasil mais Perto, Preços Rasantes, Noite Cheias de Vantagens e Criança Não Paga, facilitava as condições para quem desejava viajar.
...