Economia
Por: Richam Hamze • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 269 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Página 1 de 2
- Liquidez quer dizer sua capacidade de se transformar em dinheiro vivo ou facilidade com que o bem pode ser convertido em meio de troca da economia. Minha riqueza é distribuída de forma equilibrada, aliando o necessário para sobrevivência a utensílios dispensáveis, no entanto, não possui liquidez.
- O que distingue a moeda das outras formas de riqueza é sua característica de ser o mais líquido dos ativos, ou seja, sua facilidade de ser convertido em meio de troca.
- Moeda-mercadoria: é aquela que toma a forma de uma mercadoria com valor em si. Mesmo não sendo moeda, teria valor, ou seja, seria aceita naturalmente. O exemplo clássico desse tipo de moeda é o ouro, mas existem outras mercadorias que podem ser consideradas moeda-mercadoria, como por exemplo, o cigarro nas prisões.
Moeda de curso forçado: é a moeda que não tem valor em si mesma. Isto quer dizer que o meio utilizado para garantir sua circulação é por decreto governamental. Note que a aceitação desse tipo de moeda depende tanto da força de um decreto governamental como das expectativas e das convenções de uma sociedade.
- O responsável por definir os rumos da política monetária no Brasil é o Banco Central.
- A política econômica afeta, e muito, a nossa vida. A redução dos juros básicos também muda a atratividade dos investimentos para a população. Aplicações atreladas a Selic, como os fundos de renda fixa, já estão rendendo menos que a poupança – é o caso de fundos com taxas de administração acima de 1%. Nesse cenário, a Bolsa de Valores tende a atrair um número maior de investidores dispostos a correr riscos maiores.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com