Economia Brasuleura
Por: Henro15 • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
UNIFAVIP/DEVRY
EXERCÍCIO 2
ECONOMIA CONTEMPORÂNEA
Profª. MSc. Angélica Trindade
Com relação ao período pós 1930 para a economia brasileira responda:
- A crise de 1929 gerou um longo período de depressão em nível mundial ao longo dos anos 30. Face à retração mundial da demanda de café decorrente dessa crise, o governo mudou a estratégia de desenvolvimento do país criando o Processo de Substituição de Importações (PSI).
- No que consiste esse modelo e qual sua lógica?
- Explique de que forma a política cambial adotada contribuiu para o desenvolvimento do setor industrial.
- Apresente as características e dificuldades do PSI.
- "A economia brasileira teve condições relativamente favoráveis para reagir positivamente ao estímulo da substituição de importações". Diga se concorda ou não com essa afirmativa, justificando sua posição.
- Discorra em linhas gerais sobre o Plano de Metas, apresentando sua opinião sobre o cumprimento das metas.
- Com relação ao período pós 1930 para a economia brasileira responda V ou F nas questões a seguir:
- Sobre o crescimento industrial brasileiro na primeira metade do século XX, é correto enunciar (que):
( ) inexistiam iniciativas oficiais para conceder crédito ao setor industrial, que precisava recorrer ao setor financeiro privado como única alternativa para obtenção de financiamento de longo prazo.
( ) o governo criou empresas estatais e estimulou certos ramos industriais, o que permite que autores interpretem que já houve nesse período interesse governamental pela indústria.
( ) foi criada uma carteira especializada do Banco do Brasil destinada ao financiamento dos investimentos privados, mas não exclusiva nem prioritariamente na indústria de transformação.
( ) a primeira empresa a produzir aço foi de propriedade estatal.
( ) a demanda interna por vários bens de consumo leves, como alimentos, bebidas e têxteis, já era atendida prioritariamente por produção local em 1919.
- Os acontecimentos econômicos e políticos de 1930, internacionais e domésticos, permitem que vários autores considerem este ano um marco na periodização da História Econômica do Brasil. Caracteriza (m) a década de 1930:
( ) o deslocamento do centro dinâmico da economia, à medida que o crescimento industrial do setor de bens de consumo foi induzido pelos investimentos no setor de bens de produção, como cimento e aço.
( ) o déficit público crescente nos primeiros anos da década de 1930, que contribui para explicar a forte aceleração da inflação no período.
( ) o crescimento industrial com baixas taxas nos três primeiros anos da década, mas que posteriormente acelerou-se, registrando-se taxas superiores a 10% em vários anos da mesma década.
( ) a queda da participação percentual de produtos tradicionais no valor das exportações do país, como o café e o algodão, que realizaram estudos e apresentaram propostas para a economia do país.
...