Economia - Inflação
Por: mazitaaa • 12/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 181 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
Av. José Olegário de Barros, 48/56, Vila Nossa Senhora das Graças
CEP: 12060-400 - TAUBATE (SP)
Telefone: 12-36247106
ADMINISTRAÇÃO
5º SEMESTRE - A
[pic 1]
MAYARA ALABARCE VIERA RODRIGUES RA: 1299894569
Prof. Rafael Starobole
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Atividade Prática Supervisionada e apresentada ao Prof. Maurício Lima na disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras referentes à 1ª etapa do desafio.
TAUBATÉ
2013
Introdução
Este trabalho tem como objetivo nos fazer compreender a necessidade da elaboração do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), nos mostrando as correlações existentes entre ambos, onde conseguiremos identificar e conceituar as diferentes contas que compõem essas demonstrações, dessa maneira iremos aprender a elaborar o Balanço Patrimonial e a DRE de forma estruturada e analítica.
ETAPA 1 – Estrutura das demonstrações Financeiras, Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.
Resumo sobre Demonstrações Financeiras
As demonstrações financeiras é uma representação estruturada onde o objetivo é demonstrar as informações confiáveis da posição financeira e do desempenho financeiro de uma empresa.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração Financeira que mostra os Bens e Direitos no Ativo Total que tem como subdivisão o Ativo Circulante e o Ativo Não Circulante, as Obrigações são demonstradas no Passivo Circulante e no Passivo Não Circulante, o Capital Próprio é demonstrado no Patrimônio Liquido que junto com os demais passivos formão o Passivo Total.
A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) tem como principal objetivo demonstrar os resultados e as deduções de vendas, a CMV, as despesas, as Provisões e etc., utilizando esta demonstração financeira pode-se saber como se obteve o valor do Resultado Liquido do Exercício.
A Demonstração das Alterações no Capital Próprio é uma das demonstrações financeiras, que mostram as alterações no capital próprio da empresa entre duas datas de balanço onde refletem o aumento ou a redução nos seus ativos líquidos durante o período.
Podemos concluir que as Demonstrações Financeiras ajudam na tomada de decisões administrativas mostrando claramente os resultados que a gestão obteve durante certo período com os recursos que lhes foram confiados e colocados à disposição.
Passo 3.1: Efetuar os cálculos da análise vertical e horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício da Natura Cosméticos S.A.
Passo 3.2: Criar uma planilha com os cálculos efetuados neste passo.
[pic 2]
Passo 4: Relatório sobre a situação da empresa, a partir dos cálculos efetuados.
RELATÓRIOS
Conclusões da Análise Vertical do Ativo
O Ativo Circulante teve uma baixa na sua representatividade sobre o total do Ativo de 81,42% em 2010, para 80,63% em 2011.
Pode-se observar que houve uma queda nas Aplicações Financeiras que em 2010 representava 44,82% do Total do Ativo e passou para 37,92% do total do Ativo em 2011.
Houve um aumento considerável na conta Valores a receber onde em 2010 representava 25,55% do Total do Ativo e passou a 29,48% em 2011.
Conclusões da Análise Horizontal do Ativo
Analisando os dados dos anos 2010 e 2011 verificamos que houve um aumento de 1,63% no Ativo Circulante, mesmo com a diminuição da conta Aplicações Financeiras de 13,15% e da conta Estoque de 3,30%, as contas que impactaram positivamente foram: Outros Ativos Circulantes que obteve o maior aumento percentual com 99%, seguido pela conta Disponibilidade que obteve o aumento de 30,07% e a conta Valores a Receber que teve o aumento de 18,42%.
Verificamos que o Ativo Não Circulante teve um aumento de 7,03% esta alta se justifica com o aumento da conta Investimento com 90,42%, seguido da conta Ativo Realizável a longo Prazo que obteve o aumento de 50,45%.
Com o aumento do Ativo Circulante e do Ativo Não Circulante consequentemente o Ativo Total também foi impactado positivamente em 2,63%.
Conclusões da Análise Vertical do Passivo
Pode-se verificar que houve uma redução na representatividade da conta Empréstimos e Financiamentos, que em 2010 representava 8,26% do total do Passivo e em 2011 caiu para 4,73%.
A conta Obrigações Sociais e Trabalhistas teve uma baixa na sua representatividade sobre o total do passivo de 2,65% e 2010 para 1,87% em 2011.
...