Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Por: Emca123 • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 646 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Erika Mirene Costa Aida RA: 1306586
CURSO: Administração
BIMESTRE: 4º bimestre
PROFESSOR: Maurício Manzalli
POLO
Ribeirão Preto
2015
Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)
Profº Maurício Manzalli
Leia o texto abaixo, disponível em
Responda o solicitado.
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
[pic 2]
A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
A Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamou a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2005-2014. A proposta foi aprovada em dezembro de 2002, durante sua 57ª Sessão. A UNESCO é a agência líder da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) para promover a décadas e para estabelecer padrões de qualidade para a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é o de integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem.
A educação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, por exemplo, mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empolgar alunos a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.
Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e deuma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão daeducação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do inter-relacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.
Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
A definição clássica de sustentabilidade dada pela ONU é que: “desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações”. Ou seja, é a capacidade de conservar os recursos naturais e permitir que esses se recomponham, visando a continuidade desta e das gerações futuras.
O descuido com o meio ambiente é uma das questões sociais mais preocupantes para a humanidade, por isso se tornou um dos fatores mais importante a ser estudado nas escolas, uma vez que tem haver com o futuro da humanidade e a existência do planeta.
A compreensão do desenvolvimento sustentável como condição essencial para o bem-estar da geração contemporânea, sem deixar de lado o direito à vida das gerações futuras, deve ser vista através de uma nova forma de aprendizagem, ou seja, através da Educação.
A reorientação da Educação existente é de suma importância para o desenvolvimento sustentável. Repensar e revisar a educação a partir dos níveis mais baixos através da inclusão de princípios, habilidades, perspectivas e valores relacionados à sustentabilidade nas esferas social, ambiental e econômica é essencial para a sociedade atual e futura.
Há a necessidade crescente de a questão ambiental ser trabalhada com toda a sociedade e primordialmente nas escolas, principalmente com crianças, uma vez que estas ao serem bem orientadas na infância se tornarão adultos mais preocupados com o meio ambiente, além de serem transmissoras do conhecimento em seu meio social (em sua casa, família, vizinhança).
...