Ementas de Administração: Planejamento estratégico
Por: 858790 • 8/3/2016 • Bibliografia • 701 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
Planejamento estratégico
O Planejamento estratégico deve fazer parte do dia a dia das organizações não importa seu porte, sua estrutura, nenhum empreendimento sobrevive sem um sem planejamento. Entretanto, o sucesso da empresa e pensar no seu futuro próximo ou distante, já que o planejamento diz respeito ao tomada de decisões futuras.
O planejamento estratégico facilita: avaliar as expectativas a curto, médio e longo prazo, conduzir a empresa a um determinado destino se o plano for bom a organização será bem sucedida, se for mal elaborado a organização não terá êxito, entender o que ocorre no mercado, prever possíveis quedas de mercado, racionalizar o processo na tomada de decisões, desenvolverem produtos e serviços adequados ao mercado.
A falta de planejamento leva a empresa a: ser mais facilmente surpreendida por alterações no mercado, tomar decisões não relacionadas aos objetivos empresariais, ser menos eficiente no processo de tomada de decisão, ficar desinformada sobre o seu setor e iniciativas da concorrência.
Definir o negócio da empresa é explicar seu âmbito de atuação. o empreendedor deve lembrar que os clientes não compram produtos ou serviços, mas a solução de problemas ou benefícios que os produtos ou serviços podem trazer.
é importante lembrar que a organização deve ter missão, princípios e visão: a missão é trazer um bem a sociedade. a missão da empresa é o papel que ela desempenha em seu negócio. a missão é a determinação de onde a organização quer ir, é a razão da existência do empreendimento. os princípios, credos, filosofia, crenças e valores da empresa são aquilo em que ela acredita e que servirão como orientadores para o processo decisório e para o comportamento da organização no cumprimento de sua missão. a visão da empresa deve representar um desafio de longo prazo a ser perseguido por todos, significando uma situação empresarial desejada como padrão.
Indicadores de desempenho
Os indicadores são elementos essenciais para a construção de objetivos ou metas. Metas são resultados quantificáveis e com prazos estabelecidos necessários para atingir os objetivos, permitindo melhor controle dos resultados em determinados períodos de tempo.
Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificarem avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.
Os indicadores possuem duas funções básicas: a primeira é descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento, a segunda é de caráter valorativo que consiste em analisar as informações presentes com base nas anteriores de forma a realizar proposições valorativas.
O indicador tem por objetivo: mensurar os resultados e gerir o desempenho, embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada decisão contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais, facilitarem o planejamento e o controle do desempenho e viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização.
Introdução
Neste trabalho vamos abordar os seguintes temas planejamentos estratégicos e indicadores de desempenho: O Planejamento estratégico deve fazer parte do dia a dia das organizações não importa seu porte, sua estrutura, avaliar as expectativas a curto, médio e longo prazo, conduzir a empresa a um determinado destino se o plano for bom a organização será bem sucedida, definir o negócio da empresa é explicar seu âmbito de atuação, Os indicadores são elementos essenciais para a construção de objetivos ou metas O indicador tem por objetivo: mensurar os resultados e gerir o desempenho, embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada decisão.
...