Empilhadeira
Por: hioagaone • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.152 Palavras (9 Páginas) • 432 Visualizações
RESUMO
O presente trabalho busca mostrar a importância do treinamento no uso de empilhadeira e os cuidados que se deve ter no seu manejo, pois a maioria dos acidentes pode ser evitado com adoção de boas praticas e hábitos de trabalho seguros por pessoas habilitadas.
Palavras-chave: Empilhadeira, Segurança e Treinamento.
ABSTRACT
This study aims to show the importance of training in forklift use and care must be taken in its use, since most accidents can be avoided by adopting good practices and safe work habits by authorized persons.
Keywords: Forklift, Segurity and Training.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
NR Norma regulamentadora
EPI Equipamentos de Proteção Individual
FATEC Faculdade de Tecnologia
OSHA Occupational Safety and Health Administration
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
1 Normas a serem seguidas em edifícios públicos 10
1.1 LEIS A SEREM CUMPRIDAS 11
2 Guia sobre acessibilidade em incêdio ou pânico 15
2.1 NECESSIDADES PREVISTAS EM LEI 16
2.2 COMUNICAÇÃO E SINALIZAÇÃO 18
2.3 TREINAMENTO DE BRIGADISTAS EM CASOS ESPECIAIS 19
3 CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 20
3.1 CIPEIRO 21
3.2 TREINAMENTO 22
4 Casos de Incêndio 25
4.1 EDIFÍCIO ANDRAUS 26
4.2 EDIFÍCIO JOELMA 27
4.3 BOATE KISS 28
Referencias 31
INTRODUÇÃO
A empilhadeira é um veiculo autopropelido, com três rodas pelo menos, projetado para levantar, transportar e posicionar materiais. São equipamentos muito versáteis para transportes interno podendo se adaptar a qualquer ambiente de trabalho. Destina-se tanto à movimentação vertical como horizontal de materiais de praticamente todos os tipos, substituindo com vantagens, monovias, pontes rolantes, talhas e também o próprio homem em tarefas que ocupariam varias pessoas.
Elas são usadas em diferentes situações como em linhas de produção movimentação de produtos de processo, alimentação de maquinas, produtos acabados e matéria prima. Na armazenagem seu uso esta associado a carga e descarga, colocação em estoque seleção de itens para expedição podem ser utilizadas para movimentação de paletes, containers, fardos, bobinas,sacaria tubos ou toras, materiais quentes ou corrosivos, caçambas, tambores peças volumosas, caçambas, tendo como vantagem permitem elevadas alturas de armazenagem.
Para desenvolver todo este trabalho é necessário ser feito um treinamento de segurança pois seu eixo de estabilidade é o que determina o equilíbrio básico e o nao comprimento das regras de segurança pode levar a acidentes graves tanto para os operadores como para os pedestres.
O treinamento se torna importante também para preservar o patrimônio da empresa bem como a integridade física de seus funcionários.
1 NORMAS A SEREM SEGUIDAS NO MANUSEIO DE EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO
A fim de normatizar e reduzir o numero de acidentes, o Estado de São Paulo em junho de 1978 publicou a portaria GM Nº 3.214 em Diário Oficial da União.
Nesta publicação a portaria, deixa claro como utilizar a empilhadeira no transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, como relata a NR 11.
Segundo JUNIOR (2011) esta norma reguladora tem como referencia para qualquer atividade preventiva na utilização de veículos industriais, assim como as outras normas que regulamentam ressalta o assunto que ha necessidade de atuação de um profissional especializado para o detalhamento e desenvolvimento de programa especifico.
11.1.5. Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.
11.1.6. Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.
11.1.6.1. O cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.
11.1.8. Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.
Como citado acima, as normas ajudam a dar um norte de como se ter os cuidados básicos tanto para a prevenção como também para a segurança, regulamentando e deixando uniforme a atuação nos possíveis locais seja de forma que possa minimizar as conseqüências no ambiente de trabalho e o mais importante salvar vidas.
2 TREIANAMENTO DE SEGURANÇA PARA O USO DE EMPILHADEIRAS
Conforme a NR 11.1.5 relata o treinamento de operador deve ser oferecido pela empresa e realizado com correção, para tanto ha necessidade de projeção lógica de eventos que resultem em operadores experientes e bem formados com praticas seguras em seu trabalho diário.
No treinamento inicial de operador, além das regras gerais de movimentação de materiais do local de trabalho e como operar os equipamentos, as pessoas envolvidas no mesmo ambiente de movimentação
...