Estratégia de Empresas
Por: Andreycarvalho • 6/7/2015 • Ensaio • 2.009 Palavras (9 Páginas) • 150 Visualizações
RESUMO ESTRATÉGIA DE EMPRESAS
Como começar a pensar em estratégia: Pelas Diretrizes Estratégicas
O que tem nas Diretrizes Estratégicas: A Definição do Negócio e a Declaração do que ele é.
Definição do Negócio: É entender quais as necessidades dos nossos cliente e os benefícios que eles buscam para atender suas necessidades e desejos.
Então a primeira coisa que a gente faz para definir bem qual é o seu negócio é perguntar quem é o seu cliente para então saber quais necessidades ele tem, por que a empresa vai ser estruturada para atender essa necessidade e levar para ele uma proposta de valor.
O que é a proposta de valor: É atender a necessidade que ele tem, para isso eu monto todo um modelo de negócio.
E o que é Modelo de Negócio: É estrutura e a estratégia para conseguir desenvolver a proposta de valor e entregar aquilo que o cliente quer.
Porter: Procura neste modelo criar uma cadeia de valor. Mas ......
O que é Cadeia de Valor: É um conjunto de atividades que integradas vão levar valor pro cliente. (Atividades primárias: logística de entrada, operação, logística de saída, marketing de vendas, assistência técnica. Atividades de apoio: TI, RH, Controladoria, infraestrutura, suprimentos).
Porter fala..”Quer fazer estratégia¿ Desenvolva uma cadeia de valor que seja única, muito difícil de ser copiada, porque isto vai te dar uma vantagem competitiva de forma sustentável.
Ai a gente deve ir adequando este modelo de negócio as tendências do ambiente de negócio, já que este está m constantes mudanças. Um produto que faz sucesso agora pode não ter o mesmo desempenho daqui a pouco.
Vamos então analisar o ambiente de negócio….
Mas antes vamos declarar aos nossos empregados, fornecedores, clientes e para toda a sociedade o que é a minha empresa. Então eu declaro qual é a minha MISSÃO, VALORES e VISÂO. Ou seja pra que que eu existo, que princípios eu sigo e aonde eu quero estar nos próximos anos.
Voltamos ao ambiente de negócios:
No ambiente de negócios existe o ambiente externo e o ambiente interno.
AMBIENTE EXTERNO: Ambiente Geral (macro ambiente) e Ambiente Setorial (micro ambiente).
Macro ambiente - No ambiente geral é preciso acompanhar tudo o que está acontecendo, e um dos modelos propostos para racionalizar este acompanhamento, já que existem muitas informações, é o PEST. O que é o PEST São os fatores políticos, fatores sociais, fatores econômicos, fatores tecnológicos. Deve-se avaliar o que está acontecendo eu pode de alguma forma atingir a empresa pro bem ou pro mal.
Micro ambiente - Analisa o setor, “a indústria como Porter falou”. Todo mundo que faz a mesma coisa que eu. Ai eu quero saber: qual o tamanho do nosso mercado¿; como acontece a competição¿; o que que leva o cliente a comprar¿; tem tecnologias que podem vir a mudar este setor¿tem políticas que podem mudar este setor¿.
E mais ainda,... pensar nas cinco forças do PORTER, que agem em todas as forças do setor: Que cinco forças são estas:
- Competição Interna – Rivalidade entre os competidores.
- Ameaça de novos entrantes – Aumenta a competividade
- Produtos Substitutos – Limita a possibilidade de aumento de preço dentro do mercado
- Poder dos compradores - Quando a demanda é maior que a oferta, o comprador tem mais força e poder para decidir.
- Poder dos fornecedores – Quando há muitos compradores e poucos fornecedores. Mercado restrito de fornecedores.
Estas forças agem em todos que estão dentro do setor, e ai o Porter diz: “meu amigo, se você quer se sair bem, se posiciona bem em relação a estas forças. Como elas agem em todos, se você se posicionar bem elas irão trabalhar ao seu favor, porque você não vai sofrer tanto a pressão delas quanto os seus concorrentes.
......“a forma como a empresa se relaciona perante as forças que estão agindo no ambiente, é fazer estratégia”.....
Então como eu devo me posicionar perante estas forças¿ Existem três formas de pensar, três estratégias genéricas:
- Liderança de custo: Ter o menor custo entre as empresas do setor. Tendo o menor custo vou me defender perante as forças. Tendo a rivalidade interna-guerra de preços todo mundo vai abaixando os preços mas chega uma hora que esbarra nos custos, mas eu tendo o menor custo ai terei vantagens nesta guerra.
- Diferenciação – da mesma forma eu tendo um produto diferenciado.
- Enfoque –
Porque que se faz análise do ambiente externo. Para identificar oportunidades e ameaças.
- Oportunidades: são os fatores que vão te ajudar cumprir a sua missão e chegar na sua visão, observando os seus valores
- Ameaças: vão te impedir, te atrapalhar na realização da sua missão e chegar na sua visão.
Quanto você vai enxergando oportunidades e ameaças, você vai achando caminhos para dirigir a sua organização.
AMBIENTE INTERNO: Aqui vamos ver recursos, capacidades e também uma “competência essencial”.
O que é uma competência essencial: É aquela que gera valor, é rara, a imitação é custosa. E a organização precisa dela. Ela é fonte de vantagem competitiva sustentável, porque ela é rara e difícil de copiar então ela vai dar sustentabilidade a sua vantagem.
Prahalad diz: “fazer estratégia é procurar desenvolver competência essencial”.
Quando se analisa o ambiente interno, está na realidade procurando identificar as forças e as fraquezas, em relação aos seus concorrentes. Muitas vezes nestas horas acaba identificando “fatores críticos de sucesso”.
Fatores Críticos de Sucesso: São atividades que devem ser muito bem feitas para que o negócio tenha sucesso. Exemplo: TI para Banco é um fator crítico de sucesso. Já pensou no funcionamento de um Banco sem um TI de qualidade.
Juntando as oportunidades e ameaças, com forças e fraquezas isto nos dá a matriz SWOT.
S–Força W–Fraqueza O–Oportunidades T-Ameaças
Que possibilita a seguinte análise: (diagnóstico)
- Dada a minha força eu tenho uma capacidade ofensiva em relação as oportunidades.
- Dada a minha força eu tenho uma capacidade defensiva em relação as ameaças.
- Dada a minha fraqueza eu tenho uma debilidade em relação as oportunidades.
- Dada a minha fraqueza eu estou altamente vulnerável em relação as ameaças.
ENTENDEMOS AS ANÁLISES, NOS SITUAMOS E COMEÇAMOS A DIRIGIR. NESTA HORA MUITAS VEZES ACONTECE ISSO: DADA A ANÁLISE QUE FOI FEITA A GENTE É OBRIGADO A VOLTAR E REDISCUTIR O NEGÓCIO, PORQUE MUDOU TANTO QUE A GENTE COMEÇA A ENXERGAR QUE NÃO É MUITO BOM FAZER DO JEITO QUE A GENTE ESTA TRABALHANDO.
...