Estrutura Organizacional Atividades Econômicas na Empresa
Por: aline_gramarin • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.697 Palavras (19 Páginas) • 810 Visualizações
Sumário
- Introdução 4
- Estrutura Organizacional da Empresa 5
- Estrutura Organizacional Atividades Econômicas na Empresa 7
- Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes 7
- Etapas do Processo 11
- O Processo De Melhoria Da Eficácia Gerencial 11
- Eficácia gerencial deve concentra-se em seus pontos fortes 12
- Liderar pelo exemplo 12
- Liderança Situacional 15
- Construção e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho 16
- Considerações Finas 19
- Referencias Bibliográficas 20
Introducao
Sabemos que para o bom desenvolvimento de uma empresa faz se necessário sua estrutura física,sua logística, seu mercado consumidor; mas que o ponto principal para o seu bom desempenho está centrado na capacidade dos recursos humanos que esta possui. Então baseando-se nessa necessidade é fundamental que sua empresa apresente uma estrutura organizacional para melhor gerir esse recurso .
O presente trabalho mostra que com o uso desta ferramenta se faz possivel crescer fazendo das diferenças individuais um aspecto bastante positivo,mostrando que estas individualidades podem ser aproveitadas para o crescimento pessoal e consequentemente para a coletividade de sua empresa.
Destacamos tambem a importancia do bom relacionamento de líderes e liderados, e que este se faz no respeito, na confiança e no exemplo do cotidiano de uma empresa. É nesse ambiente que se faz presente o trabalho de uma liderança que se aproveita das competencias individuais , valorizando-as , utilizando em favor de sua empresa e fortalecendo esse crescimento pessoal com motivação, formação de novas lideranças e principalmente com objetivos em comum.
- Estrutura Organizacional da Empresa
[pic 1]
A função de organização no nível institucional trata a empresa como um todo, isto é, como um sistema aberto e integrado. Recebe o nome de estrutura organizacional. A palavra desenho denota uma forma , um padrão, uma estrutura ou algo parecido que é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos. A estrutura organizacional de uma empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados. De um lado, a estrutura organizacional representa os órgãos e as unidades que compõem a empresa bem como suas relações de interpendência e, de outro, o seu funcionamento envolve as funções e atividades necessárias para levar ao alcance dos objetivos da empresa.
Embora os debates no meio acadêmico sobre o tema tenham sofrido algum declínio após as intensas discussões teóricas durante as décadas de 1960 e 1970, a abordagem sobre estrutura organizacional nunca perdeu a sua relevância e sempre se manteve na agenda dos pesquisadores (HALL, 2004). Ao abordá-la, em geral, discutem-se as relações entre pessoas, suas posições e as unidades organizacionais com as quais estão vinculadas (HATCH, 2006). Para Wagner III e Hollenbeck (2009) a importância dos estudos sobre estrutura organizacional está relacionada principalmente ao fato de que a estrutura organizacional influencia os agrupamentos e processos do comportamento organizacional, que afetam a eficiência, a flexibilidade e a interação com o ambiente circundante, bem como separa as partes da organização entre si e ajuda a mantê-las interligadas.
Ao se buscar por uma compreensão sobre a ideia de estrutura organizacional, encontra-se em Hatch (2006) uma definição bastante ampla, 3 sendo o conceito concebido de forma sistêmica, como o relacionamento entre as partes de um todo organizado. De modo mais específico, Stoner e Freeman (1999, p. 230) definem estrutura como a "forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas". Na mesma direção, Mintzberg (2003, p.10), afirma que a estrutura organizacional pode ser entendida como “a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é feita a coordenação entre essas tarefas". Por sua vez, Bowditch e Buono (2011, p.167) admitem que a estrutura organizacional pode ser definida como “padrões de trabalho e disposições hierárquicas que servem para controlar ou distinguir as partes que compõem uma organização".
Com o mesmo olhar, Daft (2008) define estrutura organizacional como o conjunto de tarefas formais designadas a indivíduos e departamentos ou de outro modo, o desenho dos sistemas para garantir a efetiva coordenação entre pessoas e departamentos. Por sua vez, Wagner III e Hollenbeck (2009, p.327),
- Estrutura Organizacional Das Atividades Econômicas Realizadas Na Empresa
[pic 2]
- Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes.
“Falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de vitalidade, ação e pró-ação. A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos, e (…) tem sido a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.” Idalberto Chiavenato, 2013.
Ante disso, podemos completar que grande parte da solução ou do problema de uma empresa está em seus funcionários, e avaliando o processo de como a empresa e os colaboradores se organizam, desvendamos algumas falhas. Para tanto, sabemos que essas pessoas precisam se desenvolver profissionalmente e contribuir para o crescimento da empresa e para ajudar nisso, elaboramos um plano de capacitação e
desenvolvimento para o nível estratégico da empresa (diretores e gerentes), pois é ali que são tomadas todas as decisões e que afeta toda a organização.
...