Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Por: marianazanoti • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.022 Palavras (17 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
PASSO FUNDO
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
THAIS BLANK DA SILVA, RA: 9930001620.
ANDRÉ FILIPE S. HARLOS RA: 8490242442
Daniela Stefani RA: 6661412874
Luciele Da S. Ferreira RA: 6622354834
PASSO FUNDO, 2015
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Faculdade Anhanguera, apresentadas como requisito Parcial par aprovação na disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras.
ABRIL DE 2015
PASSO FUNDO
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO....................................................................................................
- ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS...................................
- Balanço Patrimonial.......................................................................................
- Demonstração de resultado do exercício (DRE)............................................
- Análise das Demonstrações Financeiras.......................................................
- Análise através de Índices.............................................................................
- Índices de Endividamento..............................................................................
- Índices Relativos à Liquidez.......................................................................
- Índice dos Prazos Médios...........................................................................
- Índices Relativos á Atividade.....................................................................
3.
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é referente à atividade prática supervisionada da disciplina de estrutura e análise de demonstrações contábeis, e será importante para adquirimos e aperfeiçoarmos nossos conhecimentos sobre o Balanço Patrimonial, Demonstrações de Resultado de Exercício e Financeiras, os relatórios sobre a realidade das empresas, a analise Vertical e Horizontal, os cálculos relativos à Liquidez, Rentabilidade, Estrutura, Dependência Bancária e o estudaremos o modelo de Stephen kanitz, além de fórmulas e métodos de entendermos a situação da empresa em determinado período, assim possibilitando comparações anual-mensais.
Teremos entendimento quanto ao ciclo operacional e ciclo de caixa que representam à rotação dos ativos na gestão da empresa e a utilização de seus resultados para auxiliar em uma melhor gestão da organização econômica.
- ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
As demonstrações contábeis aplicam-se com o intuito de fornecer informações da situação financeira, patrimonial e os fluxos de caixa. Estas subdividem se em Balanço Patrimonial, DRE, demonstração das mutações no PL, notas explicativas e explicação dos fluxos de caixa.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis define o objetivo das demonstrações contábeis como sendo:
O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisão econômica. (ESTRUTURA CONCEITUAL CPC 00, 2008, p.7).
- Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa, dentro de determinados critérios de avaliação, como se fosse uma foto da empresa em determinado período.
Ativos representam o conjunto de todos os bens e direito de uma instituição e que possam ser estimados em termos monetários. Estão distribuídos no balanço patrimonial em ordem decrescente de acordo com o grau de liquidez, representam os recursos financeiros comprometidos na entidade com o objetivo de gerar futuros recursos, ou seja, lucro. Os mesmos estão classificados em circulante, realizável em longo prazo e permanente.
O ativo circulante é representado por ativos que a empresa possui ou ira receber em curto prazo, que podem ser convertidos em dinheiro até o prazo de 365 dias, estes recursos financeiros encontra-se à disposição imediata da entidade, estão sempre em circulação, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, como caixa, os bancos, aplicações de liquidez imediata, depósitos bancários a vista.
No ativo realizável em longo prazo estão classificados contas da mesma natureza das do ativo circulante, porém realizáveis após o término do exercício seguinte e as contas que não foram determinadas prazo de vencimento, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro, que não constituíram negócios usuais na exploração do objeto da companhia. Permanente são os bens pertencentes à empresa e que são necessários para que a mesma cumpra seu objeto social, não estão para venda, destacam-se os investimentos, imobilizados e intangíveis. No grupo dos investimentos caracterizam-se as participações e aplicações financeiras de caráter permanente, com o objetivo de gerar rendimentos para a empresa de forma que esses bens e direitos não sejam destinados à manutenção das atividades normais da companhia, por outro lado no imobilizado estão classificados também bens e direitos de natureza permanente, mas estes irão ser utilizados para a manutenção das atividades normais da empresa, servindo a sua estrutura, porém não estão à venda, como exemplo poderá citar os veículos, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, entre outros. No intangível estão os bens incorpóreos, ou seja, que não podem ser vistos, nem tocados.
...