Estudados nas matérias de Matemática Financeira e Comercial
Por: Kaslly • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.888 Palavras (8 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo nos mostrar e nos fazer compreender os assuntos estudados nas matérias de Matemática Financeira e Comercial, Planejamento Tributário, Contabilidade Aplicada á Administração e Seminário V. A aplicação da matemática financeira, por exemplo, não se restringe apenas as organizações, ela é uma importante ferramenta de cálculos do nosso dia a dia, como, a melhor maneira de efetuar o pagamento de um carro, ou até mesmo de uma casa.
A contabilidade, é utilizada diariamente pelas transações realizadas nas empresas, pode ser considerada um sistema de informação indispensável a gestão. Não é sempre que a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mais como uma certa obrigação exigida pela lei.
Se faz necessário para as empresas o planejamento tributário, considerando as diferentes taxas, impostos e contribuições existentes em nosso país, pois a alta carga tributaria , atualmente, tem representado um montante financeiro bem significativo, no qual tem interferido no resultado econômico das organizações. Para que possamos entender melhor esse assunto, foi feita uma pesquisa em uma empresa, para saber os tributos incidentes sobre o seu faturamento e lucro da empresa.
Os juros compostos, são praticas de juros sobre juros. São muito utilizados pelo sistema financeiro, porque oferecem maior rentabilidade, se comparados aos juros simples. O conceito de equivalência permite transformar as formas de pagamentos ou de recebimentos, em outras equivalentes.
Nesse estudo iremos nos concentrar nos sistemas de Amortizações mais difundidos pelo mercado.
- DESENVOLVIMENTO
É de extrema importância a Matemática financeira para a tomada de decisões nas organizações, a sua aplicação quando bem elaborada e desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados. A sua aplicação não se restringe apenas ás empresas, a matemática financeira é uma importante aliada para cálculos comuns, por exemplo, na forma de efetuar o pagamento de uma casa ou até mesmo de um eletrônico, ou de uma compra do mês, essas variáveis que são incluídas em toda a transação financeira, pode ser minimizada desde que seja empregado um método confiável.
A matemática financeira é de grande valor para esses administradores dentro de suas funções, mais é preciso ter amplo domínio da matemática, para se obter sucesso e ser bem sucedido no seu trabalho, pois ele proporciona ao profissional, descobrir aplicações realmente uteis para as áreas econômicas, financeiras e resoluções de problemas da organização.
O administrador, através destes conhecimentos terá um controle econômico e financeiro, uma visão ampla e apurada para as necessidades financeiras de seu patrimônio, podendo avaliar junto as empresas, seus lucros e suas perdas.
Já a contabilidade no contexto da gestão das organizações é de extrema importância, pois é uma ferramenta de apoio á gestão que cumpre o papel com muita qualidade, é valido ressaltar que quando falamos em Contabilidade, pensamos não apenas na contabilidade básica, societária, mais em toda a forma de estruturação de dados e informações que parte de uma visão sistêmica da organização, seja denominada contabilidade gerencial, estratégica ou de gestão.
Um sistema de contabilidade estratégica pode auxiliar uma organização, nos seguintes aspectos:
- Uma busca da eficiência operacional, que resulta de processos administrativos avaliados e controlados em tempo real;
- Em uma estratégia de criação de valor;
- Na geração e distribuição de informações que adicionem valor á organização, possibilitando a análise de resultado e desempenho;
Quando a contabilidade é tratada pela organização como um meio de informação estratégica, surge então a Contabilidade Estratégica, que utiliza recursos da tradicional para produzir e distribuir informações, na organização, visando o apoio na definição das premissas que serão consideradas na definição do planejamento estratégico. Esta ferramenta esta voltada para os ambientes interno e externo das organizações, focando os resultados a longo prazo.
Pelas suas características próprias, a contabilidade gerencial, serve para apoiar o seu usuário, e diversos gestores organizacionais a direção correta. A mesma não fica limitada ao uso de critérios padronizados de avaliação dos elementos patrimoniais e de resultado, por essa razão a contabilidade é considerada um modelo de avaliação muito eficaz. Sendo assim , cada empresa pode definir seguindo suas necessidades de informação, a estrutura de contabilidade gerencial que melhor se servir.
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, atuariais e Financeiras – FIPECAFI ( 2003, p. 48):
“... o objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.”
A situação tributária no Brasil é caótica, pois possui uma das mais altas cargas tributarias do mundo, pois a legislação tributaria do brasil é muito complexa e onerosa, e ainda composta por inúmeras leis e suas constantes alterações, que dificulta aos empresários se manterem sempre atualizados e dificulta a sua interpretação. Atualmente, o Planejamento Tributário constitui condição para a viabilização, ou sobrevivência, das empresas brasileiras e envolve tudo que é previamente levantado , antes de ocorrer o fato administrativo, pesquisando as alternativas legalmente validas para o calculo que será mais econômico para a empresa.
...