Estudo de Caso: Criatividade versus Regulamentação na 3M
Por: lucascm2 • 20/11/2022 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ESTUDO DE CASO: Criatividade versus Regulamentação na 3M
JOÃO PEDRO KETELHUT GONZAGA
LUCAS COELHO MESQUITA
SANDRA REGINA NOIA MINA
TRÊS LAGOAS - MS
2022
1- De que forma a inovação encaixa-se nos planos do novo presidente para a empresa?
Por meio da inovação e definição de padrões uniformes de desempenho, o que desta forma, permitiu definir limites de gastos, por exemplo, em setores, como: pesquisa e desenvolvimento. Por fim, projetou o aumento da eficácia nos processos de criação e lançamento dos produtos.
2- Em sua opinião, qual modelo de organização o novo presidente encontrou ao chegar na 3M? Qual o modelo de organização o novo presidente estava pretendendo implantar? Até que ponto esse modelo era adequado para o tipo de ambiente em que a 3M atua?
Encontrou uma organização do tipo orgânico, em que os gastos eram descontrolados, tanto na área de recursos humanos quanto na área de pesquisas e compra de insumos. Suas intenções eram de implantar um sistema mais mecanicista, celebrando compras globais, baixando assim o custo dos materiais de consumo, cortando gasto excessivo com pessoal. Também impôs limites nos gastos com pesquisas, e passou a gerir processos de forma mais econômica. O que de um lado impedia a parte de criatividade de continuar, mas por outro operava com a implantação racional do sistema novo em relação ao antigo.
3- Gastar o dinheiro dedicado à inovação “nem sempre com sabedoria” pode ser o resultado de algum tipo de disfunção organizacional? Identifique a disfunção, se for o caso, ou indique outra possibilidade.
A falta de planejamento e controle sobre os gastos com dados, em que os funcionários tinham capital disponível, além de liberdade para usarem essa verba indiscriminadamente. Gerir esses recursos é função da administração. Assim, conclui-se que uma disfunção organizacional, pela falta de burocracia entendida nos modelos organizacionais orgânicos apresentados no texto.
4- Se você trabalhasse na área de inovação da 3M, como reagiria à política do novo presidente?
Sempre aberto a possibilidades e a adaptação de trabalho, tempo e orçamento envolvidos, seja na pesquisa ou projetos.
5-Se você trabalhasse em uma área como finanças, recursos humanos, produção ou tecnologia da informação da 3M, como reagiria à política do novo presidente?
Na gestão financeira, ficaria confortável, pois a nova gestão está preocupada com a redução de gastos, corte de supérfluos, trazendo segurança financeira para a empresa.
Todavia, na área de RH, a impressão não seria assim tão boa, pois para atingir as metas, McNerney reduziu drasticamente o número de funcionários da empresa, causando uma grande baixa nos recursos humanos da empresa, causando grande desconforto no setor. Menos funcionários, mais serviço, logo mais cobranças e talvez trabalhar diariamente com a sensação de corte, caso não cumpra com o que lhe é solicitado.
Tanto a área de produção quanto a de tecnologia da informação são comprometidas positivamente, visto que as reduções de gastos viabilizam um maior controle da qualidade dos produtos, e permitem investimentos em tecnologia, e neste aspecto, seria o divisor de águas para selecionar funcionários de gerações distintas e que querem crescer ou não na empresa.
...