Estudo de Caso TOTVS
Por: Priscila de Moura • 9/9/2016 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 742 Visualizações
Universidade de Caxias do Sul
1 – De que forma fatores ambientais serviram de estímulo para a internacionalização da TOTVS?
Conclui-se que os fatores que serviram de estimulo para o processo de internacionalização da Totvs foi o que ocorreu em países com menor distância psíquica, iniciando-se na Argentina, e posteriormente este processo foi escalonado para outros países de língua espanhola, e com o aumento do conhecimento em internacionalização buscou mercados mais relevantes, utilizando a aquisição como estratégia de rápido crescimento e conquista de produtos complementares ao portfólio da organização, eliminando etapas de entrada com assimilação do conhecimento do mercado.
2 – Por que as iniciativas nos EUA e na Espanha não podem ser consideradas como parte do processo de internacionalização da empresa?
A TOTVS localizava seus softwares para o mercado desses países, fazia a manutenção dos mesmos, mas não tinha operação comercial de entrega, a empresa fazia atividades somente para manter seus clientes com operações no exterior.
3 – Qual a influência da imagem do Brasil para a internacionalização da TOTVS? Essa Influência seria a mesma no caso de uma empresa brasileira exportadora de suco de laranja? Por Quê?
A influência da imagem do Brasil para internacionalização da TOTVS foi extremamente importante, mudando totalmente o rumo da empresa no mercado internacional. O Brasil não é visto como um país com capacidade tecnológica elevada em países de primeiro mundo, da Europa e América do Norte, ao de contrário da América Latina, onde o Brasil é reconhecido pelos seus vizinhos como país com capacidade tecnológica elevada. A mesma coisa não aconteceria com uma empresa exportadora de suco de laranja, pois o Brasil já apresenta um reconhecimento nessa área internacionalmente, com produtos bons e de qualidade.
4 – Como o modelo de internacionalização proposto na Escola de Uppsala explica o processo de internacionalização da TOVTS? De acordo com esse modelo, quais seriam os próximos passos na internacionalização da empresa?
O modelo de uppsala considera o aumento gradual do nível de internacionalização de uma empresa, através da obtenção de conhecimento sobre novos mercados e comprometimento de recursos, fator que foi usado na TOTVS em relação a expansão para os países do Mercosul , pois foi identificada uma grande concorrência no Brasil devido a vinda de produtos de empresas maiores para o mercado, como a Oracle e a SAP.
Os próximos passos da empresa seria continuar expandindo para novos mercados e acompanhar o crescimento de empresas brasileiras no cenário mundial.
5- O ultimo paragrafo do texto manciona dúvidas estratégicas da empresa ao final de 2011. Procure no site da TOTVS quais foram as respostas dadas pela direção da empresa a essas perguntas e os resultados obtidos.
A TOTVS continua se expandindo cada vez mais, devido a demanda no mercado de T.I. a solução apresentada pela empresa é baseada na inovação da tecnologia de seus softwares resultando na otimização dos lucros e controles das empresas contratantes do serviço.
...