Estudo de caso Farmácia do Povo
Por: Rubigaucha • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
Empresa 01 – FARMÁCIA DO POVO
Apresentação da empresa:
Após 15 anos trabalhando no segmento de farmácia, Leandro Ribeiro de Almeida percebeu que tinha um grande potencial e uma grande visão para ser empreendedor na área que já conhecia há muitos anos. Ele tinha um sonho, que era ter o seu próprio negócio. E assim, ele juntou com alguns amigos que trabalham na área de comunicação e administração e realizou um plano de negócio. Após uma pesquisa e um estudo bem detalhado, ele resolveu abrir o seu próprio negócio.
O nome do empreendimento é Farmácia do Povo. Como já tinha muito tempo trabalhando na área, ele precisava criar uma identidade própria. Assim, nasceu a ideia de se ter uma farmácia onde o povo participasse em tudo, inclusive na decisão de escolha do nome. Por isso surgiu o nome FARMÁCIA DO POVO. Leo da Farmácia, como é mais conhecido pela comunidade da cidade de Itapetinga, está com negócio desde Janeiro de 2012 e, graças a sua humildade, vem crescendo de maneira acentuada.
Por se tratar de uma empresa pequena, Leandro não tem divisão de setores. A farmácia tem apenas três funcionários. A vendedora Sabrina, o entregador Adriano e o próprio Leandro.
PESQUISA
Com intenção de se fazer um plano de ação para melhoria da Farmácia do Povo, foi realizada uma entrevista com Leandro para se obter mais informações relacionadas a empresa.
01- A empresa possui um banco de dados de clientes?
Sim. Um sistema simples e prático desenvolvido para atender as necessidade do estabelecimento e facilitar o fechamento de caixa, controle de estoque, entradas e saídas.
02 – Como a empresa determina os preços do produto?
Os medicamentos são todos tabelados e tem o mesmo critério para todas as farmácias no Brasil. No setor de perfumaria há um percentual que as normalmente varia entre 30 e 35% sobre o preço de custo.
03- Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?
A chamada propaganda “corpo a corpo”, onde uma pessoa vai passando boas informações a respeito da farmácia. É utilizado também as redes sócias para realizar divulgação de ofertas e promoções, assim como rádio e carro de som.
04- A empresa monitora seus concorrentes?
Não.
05- A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?
Ainda não existe trabalho de identificação quanto a satisfação dos clientes.
06- A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?
Nunca ouve trabalho relacionado a pesquisa. O único feedback que se tem, é através dos clientes que elogiam o trabalho realizado pelos funcionários e proprietários.
Sem dúvidas o maior problema que a empresa apresenta, é o fato de não estar acompanhando o desenvolvimento dos seus concorrentes. Caso esta questão não seja solucionada, os concorrentes de maior porte irão “engolir” o negócio que está nascendo agora. Os concorrentes podem ser classificados de acordo com a percepção da empresa. No caso da Farmácia do Povo, os principais concorrentes são as farmácias de pequeno porte, que são muitas espalhadas por toda a cidade.
Para que este problema possa ser solucionado, existem algumas formas, que são:
Primeira – Conhecer seus concorrentes. Saber qual o publico alvo da outra empresa, conhecer os planos de negócio, fornecedores, promoções, ofertas, enfim, colher o maior número de informações possíveis para que ele possa lutar contra a concorrência.
Segundo – Elaborar um plano de marketing e comunicação para trazer novos clientes para a empresa. Continuar usando a comunicação boca a boca e criar novas estratégias de comunicação que sejam eficazes e eficientes.
Terceiro – Criar um plano de fidelização para clientes antigos. É uma forma de premiar clientes antigos e segurar clientes novos.
Quarto – Elaborar uma pesquisa para saber o que é necessário para atrair novos clientes, conhecer o perfil destas pessoas, saber o que elas precisam e querem.
O maior processo de negociação que acontece dentro da empresa referida, é com fornecedor dos produtos. Saber conversar, entender do
...