Exemplo de criação de um franchising
Por: André Dias • 9/7/2015 • Ensaio • 15.579 Palavras (63 Páginas) • 381 Visualizações
Pré-diagnóstico do pessoal
- Nome: André Filipe Ribeiro Dias
Sou estudante do 3º ano de Economia e Gestão, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela.
Atualmente sou sócio-gerente da Padaria Tanangol Lda., e trabalho na gestão e contabilidade da empresa. A minha formação e conhecimentos adquiridos na Tanangol são um ponto forte para a criação desta nova empresa, pois um bom conhecimento do mercado é um ponto de partida para o sucesso.
O que me leva a arriscar neste novo projeto, é a vontade de expandir o nome da empresa para a qual trabalho, uma vez que não pretendo ficar num sítio só. E por outro lado será também uma boa oportunidade para por em prática os conhecimentos adquiridos.
Acho que esta é uma oportunidade para expandir os meus conhecimentos e começar um negócio próprio.
- Nome: Gizibela Itianete de Castro Ferreira
Sou estudante do 3º ano de Economia e Gestão, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela. Pretendo-me licenciar em economia e desenvolvimento, tenho curso de informática e contabilidade geral, o que será uma mais-valia para a empresa que pretendo apostar.
A vontade de crescer profissionalmente, de querer empreender algo desafiante e por em prática os conhecimentos adquiridos, são as razões principais que me levam a entrar e a apostar neste projeto.
No que concerne os meus sócios, penso que por sermos colegas, reconheço a capacidade que cada um tem e para além disso temos uma relação de amizade o que para mim é uma condição fundamental para o bom funcionamento da empresa. Temos competências diferentes e complementares porque alguns já têm experiências de trabalho e iremos licenciar-nos em áreas diferentes.
A minha família apoiou-me muito nesta decisão principalmente por, desde sempre, querer ser empresária.
- Nome: Isaac Edson Guri Enoque
Sou estudante do 3º ano de Economia e Gestão, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela. Pretendo-me especializar em contabilidade geral, o que será uma mais-valia para o negócio da família e naquele que posteriormente pretendo começar.
A vontade de aprender, mostrar tudo o que sei e querer aprender com pessoas inteligentes e com experiência, me leva a participar neste projeto que chega a ser muito interessante porque poderei de certa forma ganhar experiência profissional. Somos todos colegas no ensino superior e, apesar de estarmos no mesmo curso mais com objetivos distintos não interfere, até porque tenho confiança e já realizamos um projeto juntos e tivemos êxito.
- Nome: Juliana Samba Aurélio Miguel
Estudante do 3º ano de Economia e Gestão, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela.
Atualmente sou professora do 1 ciclo do ensino secundário na escola 1045 Dom Bosco-Benguela.
Com a formação profissional que exerço pretendo aplicar no ramo da educação e pessoal, visto que o ministério da educação tem como projeto implementar a disciplina de empreendedorismo no sistema curricular. Do lado pessoal pretendo criar uma micro empresa ligada a informática como formação e o snack-bar.
No entanto pretendo especializar-me em gestão empresarial, o que será promissor para empresa no qual pretendo apostar.
A vontade de trabalhar, de querer prosperar profissionalmente e contar com indivíduos capazes são motivos que me levam a participar neste projeto.
- Nome: Teresa de Jesus Neves Gabriel
Estudante do 3º ano de Economia e Gestão, no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget Angola, Polo de Benguela, tendo concluído o ensino medio no curso de Ciências Económicas e jurídicas no puniv província do kwanza-sul/Sumbe.
Pretendo especializar-me na área de economia e desenvolvimento, atualmente faço muitas investigações sobre a minha área de formação para que futuramente me torne em uma economista de renome.
O que leva-me a participar deste projeto é o forte desejo de tornar-me em uma empresária por outro lado será uma forma de realização pessoal e de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação.
Espero que este projeto sirva-me de pilar para começar o meu próprio negócio.
A minha família apoia-me neste projeto porque este faz parte da minha formação e todos esperamos êxitos profissionais.
Ideia do negócio
A ideia do negócio surgiu de um dos sócios que partilhou a ideia, discutimos e chegamos a conclusão que seria uma boa ideia a criação de um franchising. Nós vimos que o franchising é uma boa forma de investir, pois envolve menos riscos e custos mais reduzidos em relação á criação de uma empresa de raiz, ou seja, é um método de fazer negócio mais vantajoso quando se está a começar o seu próprio negócio.
Conceito de Franchising
O termo Franchising é utilizado para designar uma relação contratual entre o proprietário de uma determinada marca (o franchisador) e um ou mais retalhistas (os franchisados). Através deste contrato, o franchisado adquire o direito de utilização de uma marca já estabelecida e geralmente com uma sólida imagem de mercado. Por outro lado, recebe assistência técnica e know-how do franchisador, além de poder beneficiar de economias de escala associadas à existência de centrais de compras e à realização de campanhas de marketing conjuntas. Quanto ao franchisador, consegue, de uma forma mais barata, ampliar fortemente o seu crescimento, através da utilização de fórmulas de sucesso garantido, recebendo determinados valores do franchisado em troca da cedência do direito de utilização da sua marca, nomeadamente feeds de entrada, royalties e outras compensações eventualmente previstas, sem perder o controlo sobre as diversas variáveis do marketing tais como o preço praticado ao cliente final, a imagem global da marca e o serviço ao cliente.
Vantagens do Franchising
- Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado.
Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
- Contar com o apoio do franqueador
As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
...