Exemplos de Tendências a Salvaguarda do Filme: Benjamim Carson.
Por: julianacn06 • 19/7/2021 • Trabalho acadêmico • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 175 Visualizações
- QUETSÃO 1
2. Exemplos de tendências a salvaguarda.
Agressividade – Depreciação
A professora de Bem Carson faz uso desta tendência à salvaguarda, pois subestima a conquista do Bem Carson ao receber o certificado de melhor aproveitamento acadêmico. Ela diminui a conquista do Bem, e diz que todos os outros alunos deveriam fazer o mesmo, comparando assim, coloca os outros em uma situação favorável.
Trecho da cena:
– Apresentador dos prêmios: O certificado para o estudante com melhor aproveitamento da 8ª serie vai para: Benjamim Carson.
– Professora: Antes de Benjamim sentar-se gostaria de dizer algumas palavras: “Benjamim é um garoto de cor. Ele não tem pai. Chegou aqui com enormes desvantagens. Não há motivos para não se saírem melhor do que ele! O que há com vocês? Deveriam se envergonhar! ”
Agressividade – Autoacusação:
Essa forma de agressão neurótica é marcada pela autotortura e culpa. A mãe de Carson, Sonya Carson adota essa tendência. Em sua vista ao Hospital psiquiatra ela faz alguns relatos: Ela que abandonou a escola na terceira série, casou-se com Robert Solomon Carson, quando tinha apenas treze anos. Os pais de Ben se divorciaram a Senhora Carson, quando ela soube de uma traição. Ela ficou responsável por Benjamin e seu irmão mais velho. Ela trabalhava como faxineira e babá para sustentar seus filhos ela ainda faz o relato sobre não saber ler. Onde com a autoacusação, sofrimento apresentado por ela desvalorizando a si mesma, traz uma compaixão, simpatia por parte das outras pessoas, no caso da cena o Médico Psiquiatra.
Trecho da cena no Hospital Psiquiátrico:
– Mãe de Ben: Ninguém sabe disso. (Triste e chorando). Eu sou muito burra, eu nem sei ler. E tenho medo que meus garotos acabem do mesmo jeito, mas nada está dando certo. Eu luto contra esses sentimentos. Não mostro para o Ben e Curtis, mas ultimamente, eu não consigo evitar. Já cheguei a pensar em me matar.
– Médico Psiquiátrico: Senhora Carson, o que acha de ser internada nesse hospital?
– Mãe de Ben: Não! Eu não posso pagar o tratamento.
– Médico Psiquiátrico: Não pensei em dinheiro. Nós damos um jeito.
Desculpas
As desculpas protegem um senso de autoestima fraca – mas artificialmente inflamada. São as tentativas de evitar a culpa pelos fracassos da vida. A mãe de Bem, Sonya Carson, que abandonou a escola na terceira série, era analfabeta e em algumas cenas apresenta dando desculpas para não fazer leitura quando seus filhotes pedem sua ajuda para resolver a tarefa escolar.
Trecho da cena: A mãe chega do trabalho e pede para seus filhotes fazerem o dever. O Ben pede ajuda para resolver sua tarefa escolar.
– Bem Carson: Mãe, preciso de ajuda!
– Mãe do Bem: Precisa de ajuda com o quê?
– Bem Carson: Nessa história, eu não entendi bem.
– Mãe do Bem: Bem, o que você não entendeu?
– Bem Carson: Todas as palavras. Você pode ler aqui para mim?
– Mãe do Bem: Eu preciso de óculos de leitura. Por que você não me diz do que se trata?
– Bem Carson: É sobre Thomas Jefferson e a Declaração de Independência. Que palavra é essa?
– Mãe do Bem: Leiam em voz alta.
Em outro momento que o Curtis pede ajuda para entender uma palavra, a mãe dá a mesma desculpa dizendo para ele ler em voz alta.
Retraimento – Hesitação
Algumas pessoas hesitam quando se defrontam com problemas difíceis. A cena apresenta Ben na faculdade com medo de perder sua bolsa de estudos de Medicina, por conta de problemas em química. Ele relata que a Universidade Yale é muito, e chega a se questionar: “ O que estou fazendo aqui? ”. Diante da dificuldade em química ele pensa que é melhor abandonar o que está fazendo. Sua namorada tenta ajudá-lo mostrando que ele deve estudar a partir do que ele tem maior habilidade: a leitura. A partir de então ele produz fichas de leitura para o estudo do conteúdo.
Retraimento – Construção De Obstáculos
A construção de obstáculos impende as pessoas de se superarem, de tentarem crescer na vida. Muitas vezes por medo, para fugir das dificuldades. Uma cena apresenta a mãe de Ben dizendo que ele melhorou na escola, e estimulando eles a se esforçarem e que podem melhoras mais, porem os filhos criam obstáculos para não se empenharem mais.
– Mãe do Bem: Mas vocês podem fazer melhor!
– Curtis: Eu faço o que posso, mãe.
- Bem Carson: Como? Não sei como.
– Mãe do Bem: Vamos ter que usar a imaginação.
...