FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PINDAMONHANGABA
Por: Janiny Thielli Policarpo • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.263 Palavras (6 Páginas) • 593 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PINDAMONHANGABA
FATEC PINDAMONHANGABA
PROJETO INTEGRADOR
2º SEMESTRE
Projeto apresentado como Projeto Integrador do 2º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Profa. Dra. do Projeto Interdisciplinar IV Daniela Terenzi Stuchi.
PINDAMONHANGABA /SP
2018
QUADRO RESUMO
Tema Geral A convivência entre velhos e novos modelos de negócios na economia globalizada – obstáculos, desafios e perspectivas para os processos de gestão
da sustentabilidade
Questão específica da pesquisa Há possibilidade de desenvolver e aplicar valores de sustentabilidade nos modelos tradicionais de empresas?
Os novos modelos de organização estão sempre orientados para as várias dimensões da sustentabilidade?
Justificativa
Compreender o conceito de sustentabilidade em sua dimensão estrita (relacionada ao ambiente físico-natural) e sua dimensão ampla (relacionada ao contexto das relações interpessoais, das relações pessoa-ambiente no contexto da sociedade e da natureza e das relações de responsabilidade da empresa para o bem-estar coletivo);
Compreender o contexto sócio-histórico-econômico (i.e., por volta da década de 70 do século XX) em que a reflexão sobre a produção e mercado sustentáveis ganha destaque na condução dos processos gerenciais;
Identificar e compreender as contradições e as dificuldades para a implementação de processos gerenciais sustentáveis.
Textos que embasaram a pesquisa 1. Filme: Lunchbox (2013)
2. Filme: The Intern (Um senhor estagiário - 2013)
3. Artigo da Revista Exame – “Os marmiteiros de Harvard” - https://exame.abril.com.br/revista-exame/os-marmiteiros-de-harvard-m0166230/
1 INTRODUÇÃO
É inevitável as mudanças nos modelos de negócios. A cada dia as empresas encontram novas possibilidades de como realizar seu trabalho seguindo a evolução nos sistemas de gerenciamento, organizacional, logístico, administrativo, etc. Há ainda quem resista as transformações do mercado, mantendo seu padrão de trabalho: como sapateiros, alfaiates, pedreiros. Profissões que hoje correm risco de extinguir, por falta de aperfeiçoamento ou por serem profissões que muitos nem se quer ouviram falar.
No princípio da industrialização houve o uso exacerbado dos recursos naturais, provocando as consequências que vemos hoje, desmatamento, poluição, extinção. As empresas procuram compreender como inovar sem prejudicar o que resta, para que as futuras gerações não sejam prejudicadas com a escassez de tais recursos. Muito se fala em sustentabilidade. As novas organizações se baseiam no conceito de poder inovar sem prejudicar o meio ambiente, pois são empresas que entendem que os recursos estão limitados que a necessidades de inovar é evidente. Mas como fazer com que isso se propague para outras organizações? Como fazer com que organizações que possuem padrão próprio e especifico de trabalho consiga atribuir o conceito de sustentabilidade a sua linha de produção ou ao seu processo logístico?
É o que vamos desenvolver aqui. Com pesquisa e averiguação de fatos, procurar compreender como adaptar velhos a novos conceitos, e antigos métodos de trabalho nas novas organizações.
Desenvolvimento
Atualmente, no mundo empresarial, estão surgindo várias empresas com ideias inovadoras e sustentáveis, novos e melhorados jeitos de atender ao comércio mais variado e exigente com qualidade. Um exemplo dessa mudança é bem retratado no filme “Um senhor estagiário”, onde um profissional acostumado com o jeito “antigo” de gestão e modelo de trabalho consegue um estágio em uma empresa que segue um padrão completamente diferente do que ele estava acostumado.
Com o aumento e a diversidade dos modelos de negócios as pessoas estão cada vez mais empenhadas em aprimorar o mercado como um todo. Velhos modelos de negócios estão se atualizando para acompanhar a evolução do mercado ao mesmo tempo em que novos modelos de negócios vão surgindo a toda hora. O grande desafio é conseguirem se encaixar no mercado onde a evolução é acelerada e contínua. Nesse caso, um ótimo exemplo dessa diversidade empresarial é o que se retrata no filme “Lunch Box” e na matéria feita pela revista Exame nomeada “Os marmiteiros de Harvard” onde um grupo de empreendedores tiveram que se reinventar completamente para sobreviver a essa era de transformação da indústria e do comércio.
As gestões de antigamente estão se aprimorando e se adaptando para se encaixarem na concorrência e não ficarem para traz em um mercado onde novos empreendedores com pensamentos inovadores surgem a todo tempo com modelos de negócios cada vez mais eficiente, sustentável e capaz de se adaptar e suprir as necessidades do consumidor.
A grande questão é como fazer o encaixe das duas realidades. A convivência entre os dois modelos de gestão, a antiga com uma hierarquia verticalizada e um padrão mais formal de trabalho e a mais nova modalidade de gestão onde a hierarquia é horizontal e quase inexistente e os padrões de trabalhos são cada vez mais flexíveis.
O famoso “pensar fora da caixa” nunca foi tão precioso como nos tempos atuais.
Modelos tradicionais de gestão estão desenvolvendo e aplicando valores de sustentabilidade em seus negócios e, consequentemente, estão ampliando sua rede de atuação e de clientela. Por outro lado, temos os novos modelos de organização, aqueles com a hierarquia horizontal e estilos diferentes de relação com seus funcionários, se orientando
...