FRANQUIAS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Por: 901245 • 20/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 150 Visualizações
FRANQUIAS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Daniela Ramos¹
Fabiola de Oliveira¹
uyifduriytLeticia Berger¹
Vinicius Linhares Martins¹
Elias Sieves²
RESUMO
Palavras-chave:
1. INTRODUÇÃO
Investir em uma franquia está crescendo cada vez mais no mercado, sendo considerado um negócio que está em alta, ou seja, é um sistema de comércio conhecido e popular, pois permite à pessoa que deseja abrir um negócio, onde o mesmo seja rentável, com menos ricos de morte e com menor investimento.
A escolha de entrar no mercado de franquia ocorre em algumas situações onde as pessoas enxergam em outras empresas a ideia de que não consegue-se fazer aquilo tudo sozinho, pois não esta preparado para os desafios de empreender, caso queira abrir um negócio próprio,optando assim pela franquia que é um negócio que mostra pleno desenvolvimento e também proporciona várias vantagens que veremos mais adiante. Alem disso a franquia lhe da um excelente suporte onde você não está sozinho, existe uma franqueadora por traz lhe ajudando em todos os aspectos do seu negócio.
Analisando-se assim uma vasta oportunidade de entrar no mercado de negócios, pois a pessoa que compra a franquia conhecido como franqueado, ganha da franqueadora o direito de usar sua marca, onde recebe todo know-how e um suporte para atingir sucesso e adquirir sempre mais clientes. Isso tudo claro com muita responsabilidade do franqueado onde o mesmo também precisa atuar para que todo esse processo ocorra de maneira certa para lhe garantir lucro.
Para a escolha certa da franquia que depende do perfil do franqueado, ou seja, o modelo ideal de franquia. Cabe a ele saber informações úteis para empreender nesse modelo, conhecer o sistema também é importante, pois não se deve tomar tudo por impulso.
Através de pesquisas bibliográficas, buscamos entender inicialmente o conceito de franquia, compreender o motivo de empreender com franquias, como elas estão relacionadas em um contexto de oportunidade e expansão de negócios. Verificando toda a padronização e modelo formatado que a mesma sede ao franqueado possibilitando vantagens e também desvantagens tanto para a franqueadora quanto para o franqueado.
2. FRANQUIA
Conhecido também como franchising, franquia é um canal de distribuição de produtos e serviços, utilizados em muitos casos por empresas que querem expandir seu negócio. Para facilitar a compreensão, temos como exemplo:
Uma franquia é um sistema de negócio em que um franqueador cede ao franqueado o direito de utilização da marca, além do direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços, seguindo, no entanto, o padrão de gestão do primeiro (e mediante repasse de um determinado percentual de lucro). Por meio de contrato, o franqueado tem acesso também a todo o sistema de implementação de negócio do franqueador, além de receber seu apoio, o que garante a padronização dos processos, atendimento e produtos oferecidos. É este know-how que explica o segredo de muitas franquias de sucesso. (ENDEAVOR, 2015, grifo do autor).
Começar do zero isso tudo é bem pesado, e é nisso que as franquias amenizam um pouco as coisas, porque o negócio está pronto, a sua habilidade é em saber operar o dia a dia e se tornar um franqueado de sucesso dentro da rede.
2.1.CONHECENDO O FRANQUEADO E O FRANQUEADOR
3. OS MOTIVOS PARA EMPREENDER COM FRANQUIA
Segundo Guarida (2015), Criatividade, liderança, persistência, comprometimento, autoconfiança, flexibilidade, são apenas algumas das qualidades que fazem alguém ter sede por empreender. Muitas pessoas têm vontade de gerir o próprio negócio e decidem se aventurar no caminho nada linear do empreendedorismo. Para empreender é preciso muita coragem e determinação. Além de fundar a própria empresa, uma das grandes alternativas para quem tem o espírito empreendedor é abrir uma franquia. Talvez esta opção, a primeira vista, não parece ser a melhor ideia, porém existem boas razões para se optar por ela, principalmente para os empreendedores de primeira viagem ou aqueles que buscam investir em um negócio com mais segurança.
Ainda de acordo com Guarida (2015), são vários os motivos para se empreender com franquias, resolvemos destacar três delas:
- 1. Reduz os riscos de inexperiência
Para os empreendedores de primeira viagem, esse universo é bastante desconhecido. O que se sabe é a teoria, e na teoria parece tudo muito mais fácil. Mas e empreender na prática? Como é? Quem nunca viveu isso não vai saber como é na prática se não o fizer, porém empreender envolve muitos riscos e abrir uma franquia pode diminuir estes riscos consideravelmente, já que possivelmente você não está completamente preparado e não estará sozinho. Uma marca franqueadora possui, na maioria das vezes, processos de acompanhamento ao franqueado para ajudá-lo nos mais diversos aspectos, assim os riscos de cometer erros bobos ou erros importantíssimos são minimizados pela experiência que a franqueadora tem do seu próprio negócio.
Mesmo não fazendo parte do time de empreendedores de primeira viagem, os riscos de inexperiência em algum novo segmento que este deseja ingressar também é minimizado. Imagine que você trabalhou a vida inteira no setor de alimentação, empreende neste setor e entende muito sobre este tipo de negócio, mas agora deseja ingressar no setor de serviços, só que você não entende muito do segmento escolhido e como ele funciona. A franqueadora lhe dará todo o apoio e capacitação necessária para você aprender sobre o mercado e o negócio, te auxiliando e orientando sempre que for preciso, minimizando os riscos da sua falta de experiência no segmento.
...