Fichamento do Filme: A Virada
Por: sousaguilherme25 • 26/8/2018 • Resenha • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 310 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS FINANÇAS PÚBLICAS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: MARCOS ELIANO TAVARES RIBEIRO
ESTUDANTE: GUILHERME SOUSA BRANDÃO
TRABALHO REFERENTE AO FILME A VIRADA
Ficha Técnica do filme A Virada
Lançamento: 25 de Julho de 2003
Dirigido por: Alex Kendrick
Gênero: Drama
Nacionalidade: Estados Unidos da América
Elenco | Produtores Associados | Musicas | Edição | Gerente de Produção | Produtores Executivos |
Alex Kendrick Lisa Arnold Roger Breland Walter Burnett Janet Lee Dapper Tracy Goode Treavor Lokey Richie Hunnewell Rutha Harris Steve Moore Marc Keenan Daniel Titus Mac George | Stephen Kendrick Tracy Goode Lisa Arnold | Alex Kendrick Mark Willand | Alex Kendrick Mark Mitcheel | Steve Dapper | Michael Catt John Hemken Alex Kendrick Jim Mc Bride Terry Hemmings Daniel Vancleave Barry Carr |
FILME: A VIRADA
O filme A virada retrata a história de um homem chamado Jan Austin, dono e também vendedor em uma concessionária. Era um homem desonesto que procurava vender os carros usados por preços muito altos, ganhando bem mais do que o estimado por eles. Sua ambição por dinheiro faz com que ele se distancie das pessoas, principalmente da sua família, deixando de ser um bom marido e um bom pai. E também representado pelo ato do não pagamento do dizimo, deixando de ajudar a igreja na qual frequentava.
Jan enganava vários clientes e ensinava aos seus funcionários a ser desonesto também, para que ambos pudessem lucrar com essa “exploração”. Um dos atos que demonstra essa desonestidade é na venda de um carro para a filha de um pastor. O carro custava RS 6.500, mas ele vende por RS 9.000. O pastor agradece pelo bom atendimento e reza por ele, pedindo que Deus o tratasse da maneira que ele o tratou. Ao chegar em casa, a esposa sempre perguntava como foi as vendas e se ele continuava sendo desonesto. E esse fato ocasionava sempre brigas entre eles, pois Jan não aceitava que a esposa ficasse sempre o jugando de ser desonesto. No dia seguinte, ele liga a televisão e assiste a uma palestra do pastor retratando que nossa vida é refletida nas nossas ações, na maneira como nos relacionamos com as pessoas. Ele reflete e observa que no outro dia no serviço, um dos seus empregados vende um carro a uma mulher por um preço altíssimo, lucrando RS 5.000 em cima da venda. Depois ele vai conversar com seu vendedor, mas suas palavras não tem “poder”, pois ele aprendeu a vender daquela forma com ele. Desta forma, ele para pra refletir e vai conversar com seu amigo, que também é funcionário (mecânico) da sua concessionaria. Ele reconhece seus erros, mas se sente perdido, sem saber como agir para conseguir mudar aquela situação na qual se encontrava. Seu amigo o aconselha que ele reze por si mesmo e que deixasse Deus guiar a sua vida, dando o exemplo de um carro no qual estava consertando. Relatando que o carro e o motor eram lindos, mas até encontrar uma peça que fizesse com que o motor funcionasse, o carro não sairia do lugar.
Após sua reflexão, Jan decide escutar seu amigo pedindo desculpas a Deus e pedindo que o ajudasse. Seus primeiros passos para mudar de vida são pedindo desculpas a sua esposa, reconhecendo seus erros, pedindo que rezasse por ele e que a partir daquele momento iria ser um homem honesto, entregando a sua loja nas mãos de Deus. E reunindo seus funcionários para pedir desculpa e informar das mudanças que iriam acontecer. Dois dos seus funcionários se demitem por achar que sairiam prejudicados tendo a probabilidade dos seus salários serem reduzidos pelo fato de terem que começar a vender de forma honesta. Entretanto, ele não desiste da sua mudança de recomeçar sua vida sendo uma pessoa honesta.
A esposa liga para o pai do marido e lhe conta tudo que estava acontecendo. O pai vai até a loja do filho e lhe diz o quanto se sente orgulhoso pela sua iniciativa de querer mudar e ora por ele. Jan emocionado chora, pois sua relação com o pai não era tão boa, por achar que ele gostasse mais do irmão do que dele. A partir desse momento se sente mais motivado e começa a colocar em pratica suas mudanças, principalmente ao reconhecer o valor do seu filho e da sua esposa, passando há dedicar mais tempos pros dois.
No serviço, um homem chega pedindo emprego por seis semanas e diz que é esforçado e trabalharia por apenas um salário mínimo. Jan, o contrata e passa a ensina-lo sobre os carros. Esse empregado observa que ele poderia vender os carros por preços mais altos e lhe pergunta por que não faz isso. Ele responde que deve ser honesto e vender pelo preço que ele realmente vale, sem enganar as pessoas. Outro ato que demonstra sua mudança é quando uma mulher vai ate à concessionária e diz que veio devolver o carro, pois seu marido estava desempregado, seu filho doente e não tinha mais condições de terminar de pagar o carro, mesmo faltando pouco para terminar as parcelas. Ele acredita nas palavras da mulher e quita a divida, lhe dando a documentação do carro afirmando que o carro é dela e não precisava mais pagar nada. A mulher fica muito feliz e o filho de Jan muito orgulhoso, pois estava no momento apreciando a cena. Entretanto, apesar das mudanças, Jan continuava endividado e poderia perder sua loja com todos os carros se não conseguisse pagar a divida ate o determinado prazo. Desta forma, conta a mulher e diz que entregou tudo a Deus e assim fosse feita a sua vontade.
...