Filme Um novo homem
Por: Carolina Imbelloni • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 873 Palavras (4 Páginas) • 995 Visualizações
Análise do filme: UM NOVO HOMEM
Roteiro de Análise:
- Caracterize a Cultura Organizacional da instituição Exército, buscando identificar que comportamento humano o código de conduta estabelecido pela cultura deseja ver em seus militares:
A cultura do exército é caracterizada, principalmente, pela rigidez e autocracia, pois não dá espaço para que o soldado se expresse, somente acate ordens. O exército espera que os soldados estejam sempre prontos para enfrentar qualquer combate e que sejam disciplinados.
- Aponte e caracterize artefatos visíveis, valores compartilhados e o pressuposto básico que compõem a cultura organizacional do Exército:
Artefatos visíveis: É visível no exército a disciplina e a organização em relação às coisas e em todas as tarefas.
Valores compartilhados: Servir e assegurar a segurança do país a todo custo.
Pressupostos básicos: A concepção da sociedade em relação ao exército é que a partir dos conhecimentos adquiridos ali, eles conseguirão empregos melhores.
- Indique quais rituais existiam na organização e com que finalidade em relação a cultura organizacional do Exército?
Ritos de confirmação: a busca por reforçar à todo momento a cultura militar e o motivo pelos mesmos quererem fazer parte daquela instituição.
Ritos de reprodução: é representado pelas provas de resistência física e mental pelo qual os soldados são postos à prova durante todo o filme.
- Explique o papel das lideranças do Sargento Lou e do Prof. Bill em relação à gestão da cultura organizacional do Exército: Na sua opinião estes personagens estavam a serviço da manutenção ou da ruptura da cultura organizacional vigente?
O papel do Sargento Lou era manter a cultura da instituição, pois o mesmo era resistente a qualquer tipo de mudança nas regras e costumes da organização, pois acreditava que somente com as provas físicas, os voluntários conseguiriam alcançar o nível desejado pela instituição.
Já o Professor Bill, pelo fato de ser civil, não tinha o entendimento da cultura do exército e os achava loucos pelo fato de pensar que os mesmos só queriam matar as pessoas. No entanto, depois que teve um contato direto com os costumes e hábitos adotados pelo exército, começou a perceber que eles estavam ali para alcançar uma vida melhor e/ou servir o país, e por isso, tinha o papel de fazer com que eles se expressassem melhor e desenvolvessem o hábito de pensar e criticar.
- Analise o impacto no comportamento dos personagens (Prof. Bill, Sargento Lou, e os recrutas da turma de Duplos I(s), que compartilharam da cultura organizacional do Exército: Explique o que a cultura afetou o comportamento deles e como, a partir da abordagem teórica de Schein:
Schein diz que cada um tem a sua cultura, e quando entra na organização, que já tem a sua cultura, o funcionário deve se adaptar à ela, porém, a organização também é influenciada a todo momento, pois cada um traz uma nova forma de trabalho, e cabe à instituição gerir o que é bom para ela ou não.
O Sargento Lou teve que entender que o professor Bill tinha uma cultura diferente, pelo fato de ser civil, e estava ali para ensinar os recrutas, mesmo tendo a sua cultura completamente diferente. No final, ele conseguiu entender que o papel do Professor Bill também era importante no ensino daqueles jovens.
O Professor Bill teve muita dificuldade de se adaptar à cultura do exército, principalmente, pelo fato de o mesmo não querer estar ali fazendo o que foi designado. Ele começou a ver o quão importante era o papel dele ali a partir do momento que ouviu o que cada um deles estava fazendo ali e, então, resolveu melhorar e ajuda-los realmente.
...