Filosofia
Por: vini.prado • 17/8/2015 • Projeto de pesquisa • 508 Palavras (3 Páginas) • 1.287 Visualizações
1ª QUESTÃO
Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as conseqüências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.
Resposta: O conceito socrático de filosofia é a busca de sabedoria, e é também, mais claramente, um modo de viver e não só de saber. Já o conceito platônico de filosofia é o encontro da sabedoria, tornando-se a filosofia uma verdade encontrada e conhecida.
O conceito socrático de filosofia na vida de um administrador público pode ser notado da forma que o mesmo interage com as demais pessoas, sempre buscando saber a verdade, compreendendo o que acontece em sua volta para tomar a decisão mais correta. O administrador público como na filosofia de Sócrates, tem que ter amor no que faz, tem que querer entender de tudo um pouco.
O conceito platônico de filosofia na vida de um administrador público pode ser notado da forma que esse administrador, em complemento a filosofia de Sócrates, busca saber a verdade, ele concretiza essa verdade, que deve ser objetiva e única, chegando assim ao seu objetivo final que é a resolução por definitivo de um determinado problema.
2ª QUESTÃO
O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?
Resposta: Segundo a tese platônica, hoje diríamos que o único bom governante é o cientista ou o técnico especializado, ou seja, o que estudou para ali governar. Continuando na tese de Platão em relação à verdade e o bem, saber a verdade é praticar o bem, mas na prática quem sabe a verdade pode fazer o mau também. Na teoria de Platão, quem sabe mais será necessariamente um governante melhor, mas na realidade não se desenvolve assim tão corretamente, pois temos e tivemos bons governantes sem um diploma universitário.
3ª QUESTÃO
Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. Quais são os argumentos de Platão a favor de hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?
Resposta: Platão defende que a hierarquia é ter tudo bem organizado, onde cada um tem sua função a qual deverão executar com competência para que tudo dê certo. Esses argumentos na administração pública devem ser vistos de forma clara e objetiva, onde cada um sabe seu devido lugar hierarquicamente, mas podemos perceber em algumas repartições públicas, servidores que pensam apenas em seu bem estar, deixando a atividade fim da repartição em segundo plano. A falta de organização e a demora para se alcançar um objetivo dentro da administração pública, são fatores que podemos notar para a quebra de uma hierarquia.
...