GESTÃO DE PROCESSOS
Por: mecfontes • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.043 Palavras (9 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1] DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFESSOR (A): MARA RÚBIA ATIVIDADE ESTRUTURADA OBJETO DE ESTUDO:
ORGANIZAÇÃO ESCOLHIDA: TELEVISÃO CIDADE S/A. (SIM TV). CNPJ: 01.673.744/0005-63 INSC. EST.: 270858970 AV. MÁRIO JORGE MENEZES VIEIRA, 1455 – COROA DO MEIO. CEP 49035-660 – ARACAJU/SE. RAMO DE ATIVIDADE: TV POR ASSINATURA – INTERNET BANDA LARGA – TELECOM. |
Katiene Souza Sales Emerson Fontes Santos Caroline M. Matos dos Anjos.
Nayara de Souza Santos Guilherme T. Costa Nery Maydan Pereira de Souza
Processo 1 - Envio de Equipamentos para Reparos Externos
Entrevistado: José Carlos da Silva Neto (Aux. De Almoxarifado).
Um dos processos a ser estudado e escolhido na referida organização que tem um fluxo recorrente e rotativo no setor do Almoxarifado é o Envio de Equipamentos para Reparos Externos. Que consiste tão somente em receber das equipes técnicas amplificadores de sinal, decodificadores de TV, controles remoto e cable modem para internet com defeitos e avarias diversificados que por hora tiveram seus desgastes naturais e ou por mau uso dos assinantes.
Quando isto acontece a SIM TV dispõe de um fornecedor chamado HTC Reparos em Equipamentos de TV a Cabo que se localiza na cidade de Londrina no Paraná que quinzenalmente recolhe por meio de transportadoras estes equipamentos e em um período de 20 a 30 dias, a depender dos defeitos apresentados devolve tais equipamentos consertados ou não.
Primeiro, as equipes devolvem os equipamentos retirados dos postes ou da casa dos assinantes o qual denominamos com o status “Com Defeito”, daí o Almoxarifado recebe, confere se os mesmos estão completos e os separam em local específico dos demais que estão em perfeitas condições. Logo em seguida separa-se por modelo e marca, reveste-se em plástico bolha ou isopor e os colocam em caixas de papelão resistente do tipo triplex.
Depois de anotado a quantidade, tipo de itens e feito todo o processo de embalamento, agora é vez da cubagem das caixas. Isto é feito com fita métrica e balança, é feito toda medição das caixas em Comprimento, Largura e Altura, e em seguida a pesagem na balança.
Com todos estes dados anotados e conferidos, chega à vez do preenchimento de um formulário em forma de uma planilha de Excel onde nela devem constar todos os dados pertinentes a uma “Cotação de frete”. Neste formulário devem estar bem claros, concisos e completos estes dados citados anteriormente: empresa de origem, empresa destino, descrição dos produtos, valor unitário, cubagem e quantidade de volumes (caixas). Em seguida enviado via e-mail para o setor interno e centralizado na matriz em Niterói-RJ denominado Suprimentos, lá o Comprador Sênior Jamyle Soares analisa os dados e começa o seu processo de reenvio deste formulário para diversas transportadoras que trabalham com a organização com o intuito em primeiro momento de fechar com o mais barato.
Após definido a transportadora, a área de Suprimentos responde o e-mail com todos os dados da transportadora definida. Desta feita, se deve preencher um novo formulário, desta vez o denominado SENFE – Solicitação de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Neste formulário mais completo além de constar todos os dados do formulário de cotação de frete, deverá também constar também os dados completos da transportadora definida. Este SENFE também é enviado via e-mail para a matriz em Niterói só que agora para o setor Fiscal na pessoa da Auxiliar Tributária Isabela Barbosa. Esta leva algo em torno de um turno para responder este e-mail já com a Nota Fiscal emitida, recebida a nota, imprime-se a mesma em duas vias (uma via com a transportadora e outra assinada pelo motorista fica no Almoxarifado para acompanhamento) e sinalizamos novamente via e-mail à área de Suprimentos que a partir daí aciona a transportadora para o recolhimento da mercadoria em questão, e que normalmente é feito em 24 h. (FLUXOGRAMA 1)
Processo 2 – Atendimento Técnico a Assinantes
Entrevistado: Hallysson Freitas Alves (Técnico de Rede Interna).
Neste processo pudemos observar toda a estratificação de dados e caminhos que são percorridos desde que o problema é identificado na residência do assinante até a finalização do trabalho pelo técnico especializado.
O corpo técnico da SIM TV hoje conta com 04 equipes técnicas de campo, 01 Técnico de Rede Interna e 01 Coordenador Técnico.
A área técnica dispõe de dois sistemas integralizados, um é o SIGA – Sistema Integrado de Gerenciamento de Assinantes que é um Banco de Dados onde constam todos os dados do assinante, como nome completo, documentos, endereço, pacote contratado e etc... O outro é uma moderna ferramenta denominada Field Service que a coordenação fica sabendo de imediato de todas as ordens de serviço pendentes de atendimento, e a partir daí iniciam-se o trabalho de atendimento técnico nas residências e estabelecimentos dos assinantes. O Field Service é um software que é instalado nos computadores da Rede Interna que permite saber onde se encontram os técnicos em qualquer hora do dia, qual ordem foi executada e quais ainda estão por executar, tudo é controlado pelo GPS e pelo sistema que é instalado nos aparelhos celulares dos técnicos. Desta maneira a técnica interna consegue mapear com agilidade todos os atendimentos diários e pontuando as falhas e atrasos dos atendimentos.
...