GESTAO ESTRATEGICA
Por: Victor queiroz santiago de oliveira • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 852 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
PÓS GRADUAÇAO: GESTÃO DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
PROFESSOR: MÁRCIO MASCARENHAS
PÓS GRADUANDAS: GILVANIA SILVA DOS SANTOS E KEILA QUEIROZ SANTIAGO DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO
Elaborar um instrumento de Gestão Estratégica Organizacional. Siga os passos abaixo:
Identifique uma Organização (real ou hipotética). A mesma pode ser pública, privada ou de terceiro setor;
Interbahia Transporte LTDA
Defina a Visão
Aumentar continuamente nossos serviços garantindo qualidade e uma rentabilidade justa pelo capital investido, visando sempre ser a preferência e referência dos clientes no ramo de transporte rodoviário de cargas baseado na ética e transparência.
Defina a Missão
Superar as expectativas, fornecendo serviços que garantam os prazos estabelecidos, utilizando os meios mais modernos dos processos logísticos. Contando sempre com nossos colaboradores para formar parcerias corporativas, que acrescente valores e ótima percepção para nossa organização.
d) Defina os setores;
Administrativo, Financeiro e Operacional.
e) Defina os setores e seu objetivo geral;
Setor Administrativo tem como objetivo fornecer suporte aos clientes e parceiros, abrangendo controle de entrada e saída de mercadorias e documentos. Elaboração de relatórios, comunicação fiscal e soluções de pendências.
Visto que, é notório o crescimento do comercio eletrônico, essa atividade vem se tornando de extrema seriedade para as empresa. Por isso é importante incluir um sistema eficiente de recebimento de pedidos, sendo que dentro de uma visão moderna os canais de distribuição tem quatro funções básica: indução da demanda, satisfação da demanda, pós vendas que retrata “todo trabalho de relacionamento com o cliente, e troca de informação.
Setor financeiro é responsável pelo controle de custos e lucros da empresa, onde são calculados os fretes de matérias transportados pela organização, custos com combustível, diárias de motorista, custeio de avarias e pagamentos de funcionários o setor trabalha lado a lado com o setor administrativo.
Setor Operacional na organização consiste em reduzir o ciclo de pedidos, que é o tempo total entre o pedido e a entrega do mesmo. Tendo que trabalha com planejamento estratégico, baseado no espaço amplo para manter o estoque, ter controle do próprio, desde a conferencia, separando por rota até a entrega ao cliente. Sendo que a eficiência é de suma importância para a demanda de entregas de mercadorias no cumprimento dos prazos de forma ágil para manter a confiança do cliente na empresa selecionado.
f) Defina para o setor suas unidades funcionais;
Setor Administrativo:
• Expedição
• Prestação de Contas
Setor Financeiro
• Faturamento
• Recursos Humanos
Setor Operacional
• Distribuição
• Almoxarifado
g) Defina o perfil funcional do coordenador;
Um profissional que possui habilidade de lidar e liderar pessoas compreendendo suas atitudes e motivação, aplicando de forma eficaz facilitando o relacionamento interpessoal.
Que conheça e utilize os métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar as atividades organizacional de maneira específica relacionada ao desempenho do trabalho.
h) Realize um diagnóstico com base na metodologia FOFA;
- Força - Agilidade na entrega / Frota de caminhões própria
• Oportunidade - Localização estratégica/ Um mercado consumidor amplo (a comodidade da compra pela internet sem sai de casa)
• Fraqueza - Infraestrutura precária/ Cobrança de fretes maior que a concorrência
• Ameaça - as péssimas condições das estradas do país / e a privatização da mesma (pagamento de pedágio)
I) Descreva em linhas gerais o Clima Organizacional;
Por ser uma empresa de pequeno porte, a Interbahia Transporte batalhar para se impor num mercado competitivo de forma inteligente, onde existe uma liderança dinâmica que incentiva seus colaboradores com premiação relacionada às metas cumpridas, redução na carga horária na sexta-feira sem restringir a remuneração do funcionário, com uma comunicação aberta entre empregado e empregador. Despertando assim a criatividade e um comportamento criativo que impulsiona o trabalho em equipe.
...