GLOBALIZAÇÃO AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA LOGÍSTICA
Por: DouglasFzO • 12/5/2015 • Monografia • 1.724 Palavras (7 Páginas) • 419 Visualizações
GLOBALIZAÇÃO
AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA LOGÍSTICA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador. Tutor de sala Eurico de Brito
Várzea Grande
2014
S. Alves, Douglas. Globalização: avanços tecnológicos na logística. 2014. Xxx. Trabalho Interdisciplinar do Curso Superior de Tecnologia em Logística - Universidade Norte do Paraná, Várzea Grande, 2014.
RESUMO
Neste trabalho veremos sobre a “Globalização” e sua complexidade, as estratégias para fidelização do cliente, os avanços da tecnologia da informação com uso do “sistema de gerenciamento de Armazéns (Warehouse management systems- WMS) suas funções e benefícios de apoio a decisão. A importância e utilização da tecnologia de informação e softwares na gestão de transporte. Veremos Globalização: “Origem e evolução”. Por fim veremos um contexto abordando seus aspectos históricos e aplicabilidades no ambiente empresarial dos dias atuais.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS DE FIDELIDADE 6
3 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEMS-WMS) 7
3.1.1 ADMINISTRAÇÃO DE POSIÇÕES NO DEPÓSITO 7
3.1.2 MOVIMENTOS DE MERCADORIAS 7
3.1.3 PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO 7
3.1.4 CONEXÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA 8
4 UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E SOFTWARES NA GESTÃO DE TRANSPORTES 9
4.1 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 9
5 GLOBALIZAÇÃO ORIGEM E EVOLUÇÃO 10
6 PRODUTIVIDADE E GESTÃO DE PROCESSOS 11
7 CONCLUSÃO 12
8 REFERENCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Atualmente estamos vivendo em um mundo globalizado, em que, mais do que nunca, conquistar e principalmente, manter os atuais clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Os produtos são, em sua maioria, facilmente copiáveis, e os serviços tendem a ser muito parecidos.
A realidade da globalização provocou profundas mudanças nas empresas. Qualidade e competitividade deixaram de ser apenas um diferencial entre as companhias para se tornarem fator de sobrevivência no mercado global. Colocar o produto certo, no local certo, na hora certa, pelo menor preço é a grande meta a ser alcançada. Mais do que nunca, encontramos na logística uma poderosa ferramenta, que nos ajudará a mudar conceitos, rever processos, quebrar paradigmas, ou seja, fazer mais com menos.
2 ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS DE FIDELIDADE.
Com o grande crescimento da globalização tornarão mais complexas as estratégias para que o cliente se torne fiel, isso acabou gerando uma demanda maior à procura de profissionais qualificados, multiplicação de produtos e serviços, o crescimento da entrega e a terceirização. A Evolução da tecnologia da informação fez com que tivéssemos na mão uma grande quantidade de dados e informações. Além disso, ajuda diminuir a distância de informações entre países que viajam entre si com muito mais velocidade.
O gestor logístico tem que estar atento a todas as mudanças de tecnologia da informação, garantindo a viabilidade no mercado, atento também a administração de custos, ofertas de serviços e gestão de riscos.
De acordo com a grande complexidade as estratégias não são poucas para sobrevivermos no mercado atualmente, quem tem maior presença no mercado e que mantém a maior lealdade do consumidor, neste caso o varejo, que esta atenta ao fabricante em seus serviços logísticos e preços, e administrando suas entregas na hora certa, sem nenhum tipo de danos ou erros.
3 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS (Warehouse Management Systems-WMS)
As principais funções do WMS esta ajudando em tudo desde a entrada dos pedidos fazendo sua programação de modo rápido melhorando o desempenho do sistema e planejamento do atendimento. Planeja automaticamente a mão de obra diária, a movimentação de material e os equipamentos a serem utilizados pelos operadores, na portaria controla a entrada e saída dos veículos de recebimento e expedição, gerencia o pátio, a fila de espera das docas, controlando também os dados do fornecedor.
3.1 ADMINISTRAÇÃO DE POSIÇÕES NO DEPÓSITO
Devem-se mapear todos os depósitos no Sistema de Administração de deposito. Ao fazer isso, pode configurar vários depósitos, como o depósito automático, depósitos de estantes altas, depósito em bloco ou posições fixas conforme a necessidade.
Devem-se administrar os estoques de material no nível de posição no depósito. É possível definir essas posições no depósito de acordo com as próprias necessidades. Toda posição no depósito é mapeada no sistema. Isso permite monitorizar todos os movimentos de depósito, o tempo todo. Pode-se rastrear onde um material específico se encontra no depósito.
3.2 Movimentos de mercadorias
Devem-se processar todos os movimentos de mercadorias que afetam o depósito, no WMS. Isso inclui entrada de mercadorias, saída de mercadorias, transferências de estoque, disponibilização de materiais para produção, reabastecimento automático, gerenciamento de materiais perigosos e processamento de diferenças de estoque no depósito.
O WMS otimiza as capacidades de armazenamento e fluxos de materiais, usando as estratégias de entrada em depósito e saída de depósito, que podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais, ou usando unidades de depósito.
3.3 Planejamento e Monitoramento
O WMS oferece uma síntese de todas as saídas
...