Gestão de Agronegocio
Por: aloiziommedeiros • 4/4/2016 • Resenha • 1.856 Palavras (8 Páginas) • 323 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE VIÇOSA – FDV
CURSO ADMINISTRAÇÃO
SEXTO PERÍODO
Trabalho apresentado a
disciplina gestão de agronegócios
Aluno: Aloizio Marcolino matr: 02973
Lorena Lima matr: 03406
Guilherme Aquino matr: 03053
Gilmara matr:
Edna Ramos matr: 03117
Viçosa – Minas Gerais
Dezembro de 2015
O profissional a ser chamado será o engenheiro agrônomo, pois como administrador ficarei responsável pelas finanças, compras de insumos, compra de maquinário, contratação de mão de obra, treinamento, acompanhamento e atividades administrativas em geral, já o engenheiro agrônomo fara a analise do terreno, analise de solo, buscara alternativas de energia, irrigação, modo de colheita, sempre buscando um sistema economicamente viável e ecologicamente sustentável.
Feito os processos administrativos agora é a vez de identificar os componentes antes da porteira, dentro da porteira e após a porteira.
Antes da porteira para plantação de café.
Com o relatório em mãos do engenheiro agrônomo, será necessária a compra dos insumos como:
- Maquinas com seus complementos e equipamentos
- Identificar possíveis fontes de agua
- Identificar fontes de energia disponíveis
- Corretivos agrícolas
- Fertilizantes
- Agroquímicos
- Compostos orgânicos
- Materiais Genéticos
Maquina será necessário alugar um trator de maior potencia para o desmatamento e a construção das ruas aonde serão plantadas as mudas de café. Também será necessária a compra de um trator de menor potencia com arados para abertura de valas para o preparo dos solos.
O engenheiro agrônomo através de uma analise criteriosa com seus ajudantes ira identificar possíveis fontes de agua dentro da fazenda e ira desenvolver todo o plano de irrigamento das mudas de café.
O mesmo será feito com as fontes de energia disponível na fazenda, pois ele ira desenvolver um relatório com as principais fontes disponíveis levando em consideração o custo e a sustentabilidade, uma vez que a própria palha do café pode se transformar em uma fonte de energia.
Mais uma vez o papel do engenheiro agrônomo será necessário, pois ele terá que efetuar uma analise criteriosa do terreno a ser plantado e fazer as devidas intervenções caso necessário com os calcários agrícola, gesso agrícola ou adubos e fertilizantes.
Para combate a pragas, infestações e doenças das plantas será necessária a compra de herbicidas, inseticidas, formicidas e se necessário fugidas, sempre supervisionado pelo engenheiro agrônomo.
O composto orgânico poderá ser usado à própria palha do café uma vez que na implantação de uma lavoura de café a palha é muito rico em fontes de nutrientes, matéria orgânica e além de reter agua no solo.
O engenheiro agrônomo ira definir sobre o material genético ou as mudas a serem usados na plantação que serão obtidas através sementes de qualidade superior.
Outro papel do engenheiro é esta sempre em contato com os órgãos de pesquisa como Embrapa para contribuir com as pesquisas no setor e contribuir também na qualidade do café plantado
O administrador (eu), engenheiro agrônomo e o dono da fazenda ira ter reuniões constantes para elaboração dos projetos como elaboração de metas, objetivos, os processos, meios para a produção, definição dos mercados a serem atendidos e a comercialização do produto.
As analises de laboratórios com relação ao café plantado, bem como analise de solos, aguas e os adubos serem feitos periodicamente com o objetivo de sempre atender aos compradores com produtos de máxima qualidade.
Com o projeto em mãos e a fazenda como garantia será necessário buscar fontes de capital financeiro externos como os financiamentos bancários e os crediários fornecidos pelos fornecedores. Formas de incentivo do governo também serão buscados como forma de alavancagem do projeto em questão.
Forma de comunicação não será deixada de lado, pois com o auxilio da internet local ou por satélite, será feito todo o acompanhamento de preços dos insumos junto a fornecedores e preços de venda junto aos intermediários em questão.
O acesso à fazenda como as estradas para se chegar lá terão manutenção constante e intervenções caso necessário para que se consiga um escoamento rápido do produto vendido e a entrada de insumos.
Administração e o engenheiro terá um papel fundamental também com relação ao plano de treinamento de mão de obra como o objetivo claro que é maximizar lucros, minimizar custos, fazendo de sua mão de obra uma equipe treinada, buscando rapidez com qualidade e com segurança para todos.
No seguimento dentro da porteira
Na gestão agrícola como um todo dentro da porteira terá um papel fundamental para que todo o processo ocorra da melhor forma possível.
O ciclo vegetativo de o café ira ter acompanhamentos necessários afins de que os produtos colhidos estejam no ponto de colheita que é de meia maturação.
A concepção das mudas será através de grãos de excelente qualidade genética e serão desenvolvidas através de viveiros tomando todo o cuidado com a luz, temperatura e umidade para o desenvolvimento de mudas sadias.
Com o solo preparado e adubado e as mudas no tempo de plantação será feito todo o processo que demandara o processo de plantio.
Tratos culturais terá que ser feitos constantemente para que a cultura não tenha praga, plantas concorrentes ou doenças, sempre que necessário e com mão de obra treinada ter que ser feitas às pulverizações sempre que possível. Irrigações terá controle para que a agua escassa não seja utilizada de forma desnecessária e que corrija as deficiências hídricas.
Já a colheita terá de ser feita de modo manual pelo método de catação uma vez que se busquem grãos de qualidade e maduros este método é o mais viável.
...